Como proteger a casa da maresia? Essa é uma pergunta que, cedo ou tarde, quem mora (ou pretende morar) perto da praia vai fazer.
Afinal, a mistura de sais com microscópicas gotas de água é capaz de provocar o aparecimento de mofo em móveis e revestimentos, bem como o aceleramento da ferrugem em eletrodomésticos, portões, janelas etc.
São problemas que dão muita dor de cabeça e principalmente prejuízo para os mais desavisados. Por essa razão, reunimos 5 dicas simples que vão ajudá-lo a se precaver quanto a esse assunto e manter a integridade do seu lar. Confira!
1. Aplique verniz naval no piso
Para começar, é importante que você aplique uma camada de verniz sobre o piso da residência, especialmente se ele for de madeira (taco, parquet, deck etc.). Isso porque a salinidade não só acelera o desgaste natural desse tipo de material, como também ocasiona manchas e proporciona o espaço perfeito para o desenvolvimento de fungos.
Uma boa sugestão é o verniz naval (também chamado de marítimo), que valoriza a estética da madeira, conta com uma boa gama de cores e tem secagem rápida.
2. Use tinta impermeabilizante nas paredes
Uma segunda dica bastante útil sobre como proteger a casa da maresia é usar tinta acrílica ou epóxi, por exemplo, na hora de pintar as paredes externas e internas do imóvel. Afinal de contas, ambas têm fórmulas específicas que as tornam impermeáveis e mais resistentes aos raios solares.
Ou seja, além de evitarem que a cor fique desgastada ou amarelada com o tempo, esses produtos minimizam (e muito) o surgimento de manchas de bolor nas superfícies.
3. Opte por eletrodomésticos de aço inoxidável
Só compre eletrodomésticos fabricados com aço inoxidável. Embora sejam mais caros, o custo-benefício vale a pena, já que esse tipo de material evita o efeito da salinidade responsável por oxidar os aparelhos comuns — causando a ferrugem que deteriora as superfícies.
Essa sugestão também é válida na hora de instalar portões, janelas e grades no seu lar, uma vez que estarão igualmente expostos à maresia. No entanto, caso prefira uma alternativa mais econômica ao aço inoxidável, você pode adotar o alumínio.
4. Invista em estofados e acessórios decorativos com tecidos impermeáveis
Ao adquirir sofás, poltronas, cortinas, tapetes, almofadas, futons e afins, dê preferência a modelos que são feitos com tecidos impermeáveis, como lona, poliéster ou couro.
Essa medida simples impede que a umidade estrague as peças com manchas de bolor que, além de causar odores indesejados, pode provocar dermatites e alergias respiratórias em você, em sua família e visitas.
5. Aposte em bloqueadores para barrar a maresia
Por fim, nossa última sugestão sobre como proteger a casa da maresia é apostar em bloqueadores para barrá-la de chegar ao interior do imóvel. Por exemplo: se na sua residência há varanda/sacada, é uma excelente ideia investir no envidraçamento do local.
Agora, se esse espaço é integrado a outro cômodo, como a sala ou quarto, instale portas de vidro que limitam a salinidade nos ambientes e, de quebra, reduzem o barulho externo e a entrada de correntes de ar.
Viu como está longe de ser uma missão impossível saber como proteger a casa da maresia? Por isso, não perca tempo e trate de seguir nossas dicas para preservar sua moradia. Assim, você fica livre de problemas e despesas desnecessárias com reparos, consertos ou compra de itens novos!
E agora que você já sabe como proteger a casa da maresia, aproveite para entender como aproveitar a iluminação natural dos ambientes!
Equipe Ibagy.
- Artigo Anterior 5 motivos para morar em Biguaçu
- Próximo Artigo 5 razões para morar no Norte da Ilha de Florianópolis