Imobiliária Ibagy

Sair da casa dos pais, ir trabalhar em outra cidade ou estudar em outro estado são algumas das situações que exigem que uma pessoa procure um imóvel para alugar. Nesse momento, podem surgir algumas dúvidas sobre o que é necessário para fechar o contrato. Uma das dúvidas que mais surgem é em relação aos documentos exigidos na locação de imóveis pelas imobiliárias, afinal, é normal não ter conhecimento sobre o assunto ao alugar um imóvel pela primeira vez.

 

Sem tempo para ler? Ouça o post:

Acontece que o desconhecimento pode gerar grandes dores de cabeça para uma pessoa que possui pressa para se mudar ou que não dispõe de tempo para conseguir os documentos necessários. Por isso, estar bem informado é a solução para evitar problemas futuros. Aqui neste artigo, listamos os documentos exigidos na locação de imóveis em Florianópolis, sem os quais você não poderá se mudar. Vamos conhecê-los?

 

Documentos exigidos do locatário na locação de um imóvel

 

Para o locatário, são exigidos os seguintes documentos:

 

  • cópia autenticada em cartório do RG e CPF;
  • cópia autenticada em cartório do RG e CPF do cônjuge, se houver;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda atualizado do locatário e de seu cônjuge, se houver.

 

Normalmente, a renda mínima exigida para alugar um imóvel precisa ser equivalente a três vezes o valor do aluguel mais encargos, podendo ser utilizada renda composta considerando todos os futuros moradores do imóvel.

 

Modalidades de garantia

 

Além dos documentos principais para alugar um imóvel, as imobiliárias também exigem uma modalidade de garantia na hora de fechar o contrato. Conheça as mais comuns e saiba o que é necessário apresentar para cada uma delas.

 

Fiador

 

Uma das modalidades de garantia locatícia mais comuns é a apresentação de um fiador, que deve ter um imóvel quitado e sem irregularidades, localizado em qualquer cidade do território brasileiro. O fiador deverá preencher uma ficha de cadastro e anexar a esse documento os seguintes itens:

 

  • cópia do RG e CPF do fiador;
  • cópia do RG e CPF do cônjuge, se houver;
  • comprovante de residência;
  • cópia atualizada do registro de imóvel;
  • certidão atualizada de estado civil;
  • comprovante de renda na forma de holerite ou Imposto de Renda do fiador e seu cônjuge. Assim como no caso do locatário, a receita mínima deve ser equivalente a três vezes o valor do aluguel.

 

Seguro Fiança

 

Caso você não possua fiador, outra modalidade de garantia disponível é o Seguro Fiança. Nesse caso, você deve procurar uma instituição financeira que ofereça o serviço. O valor do Seguro Fiança é variável, mas, normalmente, seu valor não equivale a cerca de três aluguéis. Além disso, o valor total pode ser dividido em até 12 vezes. Para fazer a contratação do Seguro Fiança, é preciso apresentar alguns documentos, que variam de acordo com o tipo de locatário. Feita a contratação, o locatário deverá apresentar os documentos referentes ao Seguro Fiança à imobiliária.

 

Carta Fiança

 

Nesta modalidade, instituições especializadas no ramo financeiro ou imobiliário ou que simplesmente desejam facilitar o crédito a seus colaboradores oferecem a Carta Fiança Locatícia. Por meio desse documento, a empresa se responsabiliza pela quitação dos débitos referentes ao aluguel do imóvel. O valor da Carta Fiança corresponde a cerca de 150% do valor do aluguel, mais encargos de condomínio e IPTU, e pode ser parcelado em até 12 vezes. Depois da aprovação do documento, basta apresentá-lo à imobiliária.

 

Título de capitalização

 

Se você tiver investido  ou pretende investir em títulos de capitalização, também poderá oferecê-los como garantia de pagamento. O título de capitalização é um produto vendido por uma seguradora e o valor gasto nele ficará parado por um prazo predeterminado em uma conta da seguradora. O valor vai depender do custo do aluguel e outros encargos, como IPTU e condomínio. Caso o inquilino não cometa nenhuma infração e cumpra com suas obrigações de aluguel, ele poderá resgatar todo o valor do título de capitalização no término do contrato de locação.

 

Cessão Fiduciária

 

Nessa modalidade, parecida com os títulos de capitalização, o inquilino deve depositar um valor de garantia a partir de 12 meses de aluguel, mais encargos. O valor pode ser recuperado de forma integral ao final do contrato, caso não haja inadimplência.

 

Caução Hipotecária

 

Nesse caso, a garantia é dada por meio da hipoteca de um imóvel, que fica atrelado ao contrato de locação. Se houver inadimplência por parte do inquilino, o bem pode ser penhorado. Para optar por essa modalidade, o inquilino deve apresentar a escritura pública do imóvel quitado, para a realização da hipoteca diretamente no cartório. Se não restar nenhum débito relativo à locação, na rescisão do contrato deve haver a emissão de uma carta, com o intuito de dar baixa na hipoteca e liberar o imóvel da restrição.

 

CredPago

 

Na contratação da CredPago, o inquilino aluga sem fiador e sem necessidade de optar por outra modalidade de garantia, utilizando apenas o limite do seu cartão de crédito. O cadastro do inquilino é analisado em até 60 segundos, o que facilita e otimiza o tempo de quem tem pressa para alugar. Se quiser saber mais sobre essa modalidade, veja todos os detalhes aqui.

 

 A escolha da modalidade de garantia e a documentação referente devem ser verificadas com cuidado e antecedência, afinal, pode variar de acordo com a imobiliária e nem todas essas opções estão disponíveis a todos os candidatos a locatário.

 

Alugar um imóvel não precisa ser uma tarefa difícil, basta que você procure a ajuda de profissionais imobiliários experientes. Além de orientar você sobre os documentos necessários para o contrato, eles também vão auxiliar na busca pelo imóvel que atenda às suas necessidades.

 

Agora que você já sabe quais documentos são exigidos na locação de uma casa ou apartamento, não há razões para deixar tudo para a última hora, não é mesmo? Basta um pouco de planejamento. Se quiser mais orientações e informações, fale com um dos nossos consultores e aproveite para ver nossos imóveis disponíveis para alugar na Grande Florianópolis.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!