tipos de tintas
Imobiliária Ibagy

Na hora de renovar um imóvel, a pintura das paredes desempenha um papel fundamental, e isso vale para quem é proprietário e quer valorizar a casa ou o apartamento antes de anunciar para locação e para quem é inquilino e quer deixar o imóvel alugado com a sua cara. A pintura traz cor para a decoração, deixa os ambientes mais dinâmicos e alegres, amplia os espaços, favorece a iluminação e dá um toque de personalidade a cada canto do imóvel. Porém, não é só na cor que é preciso pensar na hora de pintar as paredes. Existem diversos tipos de tintas de parede, e é preciso escolher a mais indicada para cada ambiente da casa e, principalmente, para cada superfície. 

 

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

 

Para ajudar você nesse momento, reunimos neste post os principais tipos de tintas de parede e a finalidade de cada um deles. Assim, você evita enganos, faz um planejamento adequado da quantidade de galões por área e, é claro, otimiza a mudança da aparência dos cômodos, deixando-os com a sua cara ou prontinhos para atrair inquilinos.  

 

Acompanhe nossas dicas e mãos à obra! 

 

1 – Tinta látex PVA

 

A tinta látex PVA é a mais usada para a pintura das paredes de ambientes internos, como quartos, salas, corredores, home office etc. Por ser solúvel em água, ela rende mais, além de proporcionar um acabamento uniforme e de qualidade.  

 

Esse tipo de tinta possibilita uma aplicação fácil, com bom alastramento na superfície, secagem rápida, resistência ao calor e ao mofo, boa retenção de cor e durabilidade. A limpeza das paredes com tinta látex também pode ser feita de forma simples, usando apenas água e sabão neutro. 

 

Já para as áreas externas do imóvel, esse tipo de tinta deve ser evitado, por não ter uma boa resistência às intempéries, como os raios solares e as chuvas. Caso contrário, as superfícies podem perder a cor, ficar desgastadas ou com manchas. 

 

2 – Tinta látex acrílica

 

A tinta acrílica tem aspectos muito parecidos com a tinta látex PVA e também é solúvel em água. A diferença está na sua formulação: ela é feita com resinas acrílicas e metil metacrílicas, o que a torna impermeável, resistente à abrasão de agentes químicos e da radiação solar, e ainda favorece sua durabilidade. Com isso, além de servir para os ambientes internos do imóvel, ela também pode ser aplicada nas paredes externas e nas áreas da casa com mais umidade, como a cozinha, o banheiro e o lavabo. 

 

Existem três modelos de tinta acrílica para diferentes acabamentos: acetinado, semibrilho e fosco. Veja as características de cada um deles: 

 

  • Acetinado: 

Com brilho intermediário, esse tipo de tinta de parede tem a capacidade de disfarçar imperfeições das superfícies, além de garantir uma boa resistência à umidade e ao mofo. 

 

  • Semibrilho: 

Já esse tipo de tinta de parede proporciona maior brilho e reflexos, sendo o mais indicado para superfícies sem imperfeições. É muito utilizado em portas, batentes e janelas; 

 

  • Fosco: 

Por último, a tinta fosca, que não tem brilho e ajuda a disfarçar defeitos e irregularidades de paredes e tetos, proporcionando uma aparência uniforme em grandes áreas. O lado ruim desse tipo de tinta de parede é a maior propensão a acumular sujeiras e manchas. 

 

Além desses tipos que citamos, as grandes marcas de tintas do mercado contam com uma versão extra: a tinta acrílica lavável, que nada mais é do que o mesmo produto com uma película protetora que permite uma limpeza mais rápida e prática. Com um pano de microfibra úmido, você remove manchas e sujeiras sem esforço. 

 

3 – Tinta a óleo

 

A tinta a óleo é uma mistura de partículas de pigmentos em óleo e possui secagem lenta. Ela é ideal para ser aplicada sobre superfícies de madeira e metal, como portões, janelas, portas, cercas ou ambientes externos da sua casa, já que ela protege esses materiais da ação de agentes externos, como a maresia, a chuva e o sol. Para reforçar ainda mais a resistência e a proteção e favorecer o brilho da tinta, uma dica é passar uma demão de verniz. 

 

Uma dúvida frequente sobre a tinta óleo é se ela é indicada para a pintura de paredes internas de um imóvel. A resposta é sim, mas o rendimento dessa tinta é inferior às alternativas que apresentamos anteriormente e o resultado demora mais a aparecer, já que a sua secagem é mais demorada. Além disso, a diluição da tinta a óleo precisa ser feita com solvente, não com água. 

 

4 – Tinta Epóxi

 

A tinta epóxi é a escolha perfeita para quando você quer renovar o visual de revestimentos que já estão desgastados, como azulejos, porcelanatos e cerâmicas, sem ter gastos ou estresse com reformas. Por causa da sua fácil aplicação, é a tinta mais escolhida para quem faz reparos em casa por conta própria: a maioria delas já vêm pronta para uso, e as que não vêm só precisam do acréscimo de 10% de água.  

 

A tinta epóxi funciona como uma camada que reveste diferentes tipos de materiais, tanto nos pisos como nas paredes, funcionando como um agente impermeável e resistente à abrasão. Não é à toa que ela é tão usada em áreas molhadas, como banheiro, cozinha e área de serviço. Para completar, esse tipo de tinta é fácil de higienizar, sem necessidade de utilizar produtos específicos, e conta com uma excelente cartela de cores. 

 

Dica extra da Ibagy 

 

Todos os tipos de tintas para parede citadas acima apresentam diferentes versões que podem ser mais adequadas à sua necessidade. Para aqueles sensíveis ao cheiro forte da tinta, ou que precisam pintar áreas internas da casa e conviver no ambiente antes de o cheiro suavizar, existem as tintas inodoras. As grandes marcas de tintas acrílicas do mercado já oferecem produtos com cheiro reduzido ou prometem a diminuição total do cheiro em até três horas. 

 

Além disso, para todas as superfícies úmidas e sem alcance do sol que apresentam mofo, como nas paredes do banheiro, da cozinha e até mesmo do porão, existem as tintas antimofo. Ela apresenta duas versões: acrílica acetinada e fosca, e é feita com substâncias antibacterianas e antifúngicas. A aplicação desse tipo de tinta de parede garante uma proteção extra nas superfícies, principalmente no teto.   

 

Agora que você já conhece os principais tipos de tintas de parede, fique atento na hora de escolher a opção correta para a transformação que você deseja fazer na sua casa. E não se esqueça que a Ibagy conta com o aluguel garantido. Após a locação, nós garantimos que o imóvel será devolvido com a pintura em dia. 

 

Quer anunciar seu imóvel com a Ibagy? Então clique aqui e preencha seus dados! 

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!