Imobiliária Ibagy

Já pensou em alugar uma casa ou apartamento na praia? Além de ter uma vista maravilhosa todos os dias, você também pode aproveitar o local para fazer caminhadas e outras atividades físicas, que vão proporcionar a você mais saúde e qualidade de vida. Porém, é preciso ter alguns cuidados com imóveis em cidades litorâneas. Quando você aluga uma casa ou apartamento, precisa devolvê-lo em perfeitas condições para a imobiliária ou o proprietário ao final do contrato, e a maresia, a umidade e outros fatores podem contribuir para que o imóvel se deteriore mais rápido. Por isso, separamos 5 dicas que vão ajudar você a conservar o seu imóvel na praia.

 

Sem tempo para ler? Ouça o post:

 

1 – Proteja seus móveis contra a maresia

 

A maresia é uma das principais responsáveis por diminuir a vida útil de imóveis em cidades litorâneas, pois causa enferrujamento de portas, janelas, eletrodomésticos e outros tipos de móveis. Por isso, se você quer conservar sua mobília e os utensílios da casa, precisa tomar alguns cuidados. Manter os móveis sempre limpos e passar produtos como lustra móveis ou óleo de peroba em peças de madeira ajuda a protegê-los contra a maresia e a conservar seus bens por mais tempo. Em casos de oxidação, comum em geladeiras e fogões, por exemplo, o ideal é levar os eletrodomésticos em um profissional especializado para que ele faça a devida manutenção.  Aqui no blog, temos um conteúdo completo com mais dicas para proteger a sua casa contra a maresia. Clique aqui e saiba como fazer isso.

 

2 – Combata o mofo das paredes

 

A umidade e o calor são típicos de cidades localizadas no litoral, e também são um prato cheio para o surgimento de mofo e bolor nas paredes. Além de prejudicar a aparência do imóvel, eles fazem mal para a saúde, pois os fungos presentes neles podem se propagar pelo ar e agravar casos de asma, causar alergias respiratórias e transmitir bactérias.

 

Para manter o seu imóvel livre desse problema, crie uma rotina de limpeza com produtos específicos, que sejam à base de alvejante. Além disso, algumas soluções caseiras podem ajudar você a se livrar do mofo. Uma delas é o vinagre branco, que tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Basta misturar uma colher de chá de bicarbonato de sódio com um copo de vinagre branco e borrifar sobre as paredes manchadas. Deixe agir por 10 minutos e depois limpe com um pano úmido. Repita o processo até que todo o mofo tenha sido removido. Quanto antes você eliminar, menores são as chances de o mofo se espalhar. Atenção: ao utilizar fórmulas caseiras como essa, sempre teste a solução em uma pequena área para ter certeza de que ela não vai danificar a pintura ou o material da sua parede, afinal, o objetivo é conservar o imóvel, e não prejudicá-lo.

 

3 – Mantenha os cômodos ventilados

 

Uma boa limpeza ajuda a deixar o mofo e os bolores longe da sua casa ou apartamento, mas a ventilação também é essencial nesse caso, já que a falta dela torna o ambiente propício para o surgimento desses fungos. Por isso, procure manter os cômodos do seu imóvel sempre arejados. Se você trabalha o dia todo, é natural que sua casa fique mais tempo fechada, mas, ao chegar, lembre-se sempre de abrir as portas e as janelas para que entre ar fresco nos cômodos. Assim, você evita o mofo e o seu cheiro desagradável.

 

4 – Preste bastante atenção nos armários e nas roupas

 

Da mesma forma que a maresia e a umidade prejudicam as paredes e os móveis, os armários e as roupas também podem sofrer com o mofo. Isso acontece porque eles costumam ficar fechados por muito tempo. O problema dos armários pode ser resolvido com uma limpeza no interior, usando um paninho banhado em vinagre branco. Deixar as portas do armário abertas de vez em quando também é importante para que o ar circule e ajude a prevenir o mofo, não só no móvel, mas nas roupas. Além disso, lembre-se de colocar as roupas de cama e os cobertores no sol com frequência, pois isso também evita o cheiro de mofo.

 

5 – Cubra os estofados

 

Outro item que pode ser danificado rapidamente nos imóveis em cidades litorâneas são os estofados. Se você alugou um imóvel mobiliado ou quer manter o seu próprio sofá conservado por mais tempo, cobri-lo pode ser uma boa opção. Para isso, compre capas protetoras, pois elas funcionam como uma barreira contra o mofo e protegem os seus estofados.

 

Como você viu, os imóveis na praia necessitam de mais atenção para questões que não estão presentes quando você mora longe do litoral, mas mantendo essa rotina de cuidados, não há com o que se preocupar.

 

Se você ainda não encontrou o seu imóvel na praia, acesse nosso site e conheça nossos imóveis disponíveis para alugar na Grande Florianópolis. Se preferir, fale com um dos nossos consultores. 

 

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!