Como andam os cuidados com o imóvel que você anunciou ou vai anunciar para locação? Realizar uma manutenção residencial com frequência é a melhor forma de garantir que o seu imóvel fique sempre bonito, em bom estado e, claro, mais atrativo para os possíveis inquilinos.
Além disso, a manutenção residencial evita a desvalorização do imóvel e prejuízos para o proprietário. Um imóvel que não recebe manutenções preventivas regularmente pode ter o valor do aluguel reduzido, demorar mais para ser alugado ou, nos piores casos, pode ter sua estrutura danificada, o que gera ainda mais gastos e dores de cabeça.
Não consegue ler agora? Ouça:
Para ajudar você a manter seu patrimônio protegido e bem cuidado, separamos aqui algumas dicas de conservação e manutenção residencial.
1 – Conserve o local limpo e organizado
O imóvel precisa estar bem cuidado e limpo para receber a visita de quem pretende alugar, afinal, a primeira impressão é a que fica. Por isso, você pode fazer um planejamento para ir até o local uma vez por mês, conferir se está tudo em ordem, abrir as janelas e portas para ventilar e verificar se precisa de alguma limpeza ou manutenção residencial.
Além disso, dê uma atenção especial aos ambientes que possuem rejuntamento. Presente principalmente em áreas molhadas, como banheiros, lavanderias e cozinhas, o rejuntamento pode se tornar um grande inimigo do visual da casa. O motivo disso é que, quando descuidado, causa a impressão de que o ambiente está sujo.
Então, inclua sempre esses ambientes na sua manutenção residencial para que as pessoas que visitam seu imóvel não tenham uma imagem negativa do local. A limpeza dos espaços com rejuntamento pode ser feita com uma pequena escova e um abrasivo, cuidando para não afetar as peças ao redor.
2 – Elimine o mofo dos cômodos durante a manutenção residencial
Seja por infiltrações nas paredes ou pela umidade presente nos cômodos, em especial no interior de móveis (armários e guarda-roupas), não é difícil encontrar imóveis com mofo. Esse problema é ainda mais comum em cidades litorâneas, como as da Grande Florianópolis.
A maresia, que é a mistura de sais com gotas microscópicas de água, pode aumentar as chances de formação de mofo em móveis e revestimentos, além de acelerar a ferrugem em eletrodomésticos, portões e janelas, por exemplo. No entanto, não se preocupe: se notar mofo no seu imóvel, é possível se livrar dessa inconveniência sem grandes dificuldades.
Para isso, aplique sobre as áreas com mofo uma mistura caseira de 250 ml de vinagre branco e uma colher de bicarbonato de sódio. Além disso, veja alguns cuidados para evitar que a maresia danifique seu imóvel e que o mofo apareça novamente:
- sempre que for possível, abra portas e janelas do imóvel para garantir a circulação de ar e a entrada da luz solar;
- se o piso for de madeira, aplique uma camada de verniz para protegê-lo do desgaste e das manchas provocadas pela maresia;
- use tinta acrílica ou epóxi para pintar as paredes, pois são mais resistentes e reduzem o surgimento de manchas de bolor;
- se for mobiliar seu imóvel, prefira eletrodomésticos de aço inoxidável, que são mais resistentes ao efeito da salinidade.
3 – Retoque a pintura das paredes
Com o tempo, a pintura das paredes pode ficar desgastada, e esse é um ponto que influencia a percepção que os inquilinos interessados terão do seu imóvel. Por isso, alguns retoques na pintura também são importantes durante a manutenção residencial.
Na hora de pintar, lembre-se de escolher o tipo adequado de tinta para cada ambiente. Isso ajuda a evitar desbotamentos precoces, manchas e outros problemas, como o mofo, que mencionamos no item anterior.
Uma dica é escolher tintas em cores claras, que deixam o ambiente mais leve, o fazem parecer maior e são neutras, ou seja, será mais fácil agradar os interessados em alugar. Outra opção para substituir a pintura é utilizar papel de parede.
Além disso, se você é proprietário de uma casa, não esqueça da pintura externa: essa tem um papel importante na aparência do seu imóvel e na atração de possíveis inquilinos. Para completar, uma nova camada de tinta ajuda a proteger contra danos causados pela exposição prolongada ao sol e às intempéries.
4 – Não esqueça do telhado na manutenção residencial
Essa dica também é para você que é proprietário de uma casa: o procedimento de limpeza do telhado deve ser incluído na manutenção residencial, em média, a cada três meses. Isso evita infiltrações, mofo e até goteiras.
Ao limpar, remova folhas e sujeiras com muito cuidado e com o uso de uma boa escada para prevenir quedas. Além disso, evite subir com a cobertura molhada ou úmida e, se preferir, contrate um serviço especializado.
Aproveite para checar se não há nenhuma telha solta, quebrada ou danificada, que também pode provocar infiltrações. Por último, verifique se as calhas estão em bom estado. Uma manutenção adequada do telhado prolonga sua vida útil e evita vazamentos indesejados.
5 – Faça reparos na parte elétrica
Problemas elétricos podem representar riscos significativos para a segurança. Por isso, faça uma revisão periódica dos interruptores, das tomadas e da fiação do seu imóvel. Fique atento a qualquer sinal de superaquecimento e à presença de faíscas ou cheiros estranhos. Caso encontre algum problema, não hesite em chamar um eletricista profissional.
Os reparos elétricos são importantes e, ao fazer essa vistoria ou notar algum problema, o ideal é contar com a ajuda de um eletricista ou outro profissional da área que possa orientar você de forma mais segura. Além disso, se o seu imóvel está aguardando um novo inquilino para morar, lembre-se que é mais seguro deixar a energia do local desligada.
6 – Inclua também o sistema hidráulico na sua manutenção residencial
Na parte hidráulica, você pode começar verificando o sistema geral: teste as torneiras dos cômodos e verifique se não há vazamento, confira os registros, a pressão da água e o funcionamento das descargas. Essa lista de cuidados pode ser realizada por você e, se encontrar algum problema, você pode contratar o serviço de um profissional que entenda de hidráulica.
Lembre-se: fazer essa vistoria no sistema hidráulico regularmente e incluir os reparos necessários na sua manutenção residencial pode prevenir problemas mais sérios no seu imóvel.
7 – Invista em materiais duradouros
Investir em materiais de boa qualidade é uma forma de trazer tranquilidade para você e para o inquilino que vai alugar o seu imóvel. Materiais de boa qualidade podem ter um custo mais alto, porém, duram mais tempo.
Por isso, na hora de comprar os materiais necessários para sua manutenção residencial, faça uma boa pesquisa de mercado e não leve em conta somente o preço. O dinheiro investido nesses materiais vai garantir mais segurança e valorizar sua propriedade.
8 – Controle de pragas: mantenha invasores indesejados à distância
Pequenas pragas podem se tornar grandes problemas se não forem controladas a tempo. Por isso, mantenha sua casa limpa, elimine áreas de água parada e armazene alimentos adequadamente. Caso identifique sinais de infestação, consulte um profissional para um controle eficaz.
9 – Cuide da área externa do seu imóvel
Além da pintura externa que já mencionamos, se a sua casa possui um jardim, dedique um tempo da manutenção residencial aos cuidados com essa área. Remova folhas caídas, apare arbustos e regue as plantas regularmente.
Além de manter a estética, a jardinagem adequada contribui para a saúde do solo ao redor da sua casa. E nem precisamos dizer que um jardim bonito tem mais chances de conquistar os inquilinos interessados em alugar, não é? Então, invista nesses cuidados.
Bônus: anuncie o seu imóvel na Ibagy
Além de seguir nossas dicas para conservar seu imóvel, nada melhor do que contar com uma imobiliária que ajuda você nessa etapa, não é? A Ibagy tem uma equipe de manutenção preparada, que fica à disposição para cuidar do seu imóvel e agilizar reparos e serviços necessários.
Assim, você fica tranquilo durante a manutenção residencial, pois pode contar com profissionais que entendem do assunto. E, claro, além da equipe de manutenção, você conta com o auxílio dos nossos consultores de locação e com nossa experiência desde 1970 no mercado imobiliário da região.
Aqui, você aluga seu imóvel mais rápido, com segurança e tranquilidade. Então, não perca tempo: clique aqui e anuncie seu imóvel com a Ibagy.
- Artigo Anterior 5 razões para morar no Norte da Ilha de Florianópolis