alugar um imóvel
Imobiliária Ibagy

Se você está pensando em alugar um imóvel, é importante saber algumas coisas antes de partir para a escolha da casa ou do apartamento que mais se encaixa no que você busca.

 

 

Para ajudar você nesse momento, te manter informado e garantir um aluguel mais seguro e tranquilo, separamos neste artigo três coisas importantes em que você deve prestar atenção na hora de alugar.

 

1 – Saiba quais são seus direitos e deveres como inquilino

alugar um imóvel

 

Conhecer os seus direitos e deveres como inquilino é essencial para que você não tenha nenhum inconveniente e evite problemas ao alugar um imóvel. Veja quais são abaixo.

 

Direitos do inquilino

 

  • Receber o imóvel em boas condições

Um dos principais direitos do inquilino é receber o imóvel em boas condições de uso. E para que isso seja garantido e respeitado, é importante realizar a vistoria de entrada ao alugar um imóvel, antes da assinatura do contrato. 

 

Nessa vistoria, que será anexada ao contrato, devem estar descritos todos os detalhes do imóvel, acompanhados de fotos. Se houver algum problema, o inquilino pode entrar em contato com o proprietário e pedir as melhorias antes da mudança. 

 

  • Não pagar despesas extras do condomínio

A lei garante que o inquilino é obrigado a arcar com a taxa de condomínio. Esse valor inclui as despesas fundamentais para administração do condomínio, como o salário dos funcionários do prédio e a limpeza e conservação dos ambientes. 

 

Porém, não é responsabilidade do inquilino arcar com as despesas extraordinárias do condomínio (obras e reformas estruturais, indenizações trabalhistas dos funcionários do condomínio etc.). Essas devem ser pagas pelo proprietário.

 

  • Preferência de compra

O proprietário pode, a qualquer momento, durante a vigência do contrato de aluguel, decidir que quer vender o imóvel. Nesse caso, a lei garante que o inquilino tem direito à preferência de compra. 

 

Assim, o locador deve informar ao locatário que tem a intenção de vender. Depois disso, o inquilino tem o prazo de 30 dias para decidir se quer ou não comprar o imóvel.

 

Deveres do inquilino

 

  • Realizar o pagamento do aluguel em dia

Um dos principais deveres do inquilino é realizar o pagamento do aluguel em dia, de acordo com o valor definido no contrato com o proprietário. Além disso, ele deve pagar todas as despesas referentes ao imóvel, como água, luz, telefone, gás, esgoto e taxa de condomínio, se houver.

 

  • Devolver o imóvel no mesmo estado em que foi recebido

Assim como receber o imóvel em boas condições é um direito, também é um dever do inquilino devolver o imóvel do mesmo jeito que estava quando assinou o contrato de aluguel. Aqui, a única exceção são os desgastes naturais do imóvel causados pelo uso e pelo tempo. 

 

O inquilino também não deve modificar o imóvel se o locador não estiver de acordo. Por isso, se alguma mudança for aceita pelo proprietário, o ideal é registrar em contrato, para não causar desentendimentos no futuro.

 

  • Avisar previamente a saída do imóvel

De acordo com a Lei do Inquilinato, o inquilino deve avisar com 30 dias de antecedência a sua saída do imóvel. Aqui na Ibagy, o aviso de desocupação deve ser formalizado neste link.

 

Se o motivo da desocupação for transferência de trabalho, o inquilino deve anexar a carta de transferência emitida pelo empregador em papel timbrado, acompanhada de documento que comprove o vínculo empregatício entre a empresa e o locatário (cópia da carteira de trabalho digital) e enviar para o endereço de e-mail desocupacao@ibagy.com.br.

Porém, mesmo se for esse o motivo, a exigência de 30 dias de antecedência para o aviso permanece.

 

2 – Conheça as principais garantias locatícias

alugar um imóvel

 

Outra questão importante na qual você deve se atentar na hora de alugar um imóvel é a garantia locatícia que será utilizada no contrato. Entre as opções mais conhecidas (também mais burocráticas) está o fiador, mas existem alternativas.

 

Abaixo, destacamos as duas principais garantias locatícias que você pode optar ao alugar um imóvel com a Ibagy.

 

Seguro fiança

Na garantia locatícia seguro fiança, o inquilino contrata uma apólice cujo beneficiário será o proprietário do imóvel. Ao alugar com a Ibagy, nós mesmos oferecemos esse seguro e realizamos a cotação para o inquilino. 

 

Se houver inadimplência ou algum atraso no pagamento mensal, o ressarcimento das despesas é feito por meio do seguro. Essa garantia pode ser utilizada tanto ao alugar um imóvel comercial quanto residencial, agilizando o processo. Entre as suas vantagens estão:

 

  • segurança: o proprietário tem a garantia de que irá receber o aluguel todos os meses, mesmo se o inquilino não realizar o pagamento;
  • aluguel sem fiador: evita desgastes e demora no aluguel;
  • pagamento parcelado: em geral, o seguro fiança permite o parcelamento do valor ao longo do contrato de locação, o que costuma atrair mais pessoas para alugar o imóvel.

 

CredPago

Quem não possui um fiador e quer facilitar o processo de aluguel de um imóvel, também pode optar pela garantia CredPago. De acordo com Jardel Cardoso, CEO da CredPago, a ideia dessa garantia locatícia é simplificar e tornar ainda mais ágil o processo, sem renunciar à segurança do proprietário. As principais vantagens dessa garantia locatícia são:

 

  • economia de tempo: a análise de crédito ao alugar um imóvel é rápida;
  • redução de gastos com burocracia: não é necessário fazer cópias nem autenticações de documentos;
  • sem comprovação de renda: é possível escolher entre diversas opções de pagamento, como cartão de crédito, boleto, TED e Pix.

 

Clique aqui para saber mais detalhes sobre o aluguel com CredPago.

 

3 – Saiba qual é a documentação necessária para alugar um imóvel

alugar um imóvel

 

Para alugar um imóvel, é necessária a apresentação de alguns documentos. A lista de documentos solicitados pode variar de acordo com a imobiliária e com a modalidade de garantia locatícia escolhida. 

 

Por exemplo, se você alugar com fiador, a documentação será enorme; já se você optar por utilizar uma garantia paga por cartão de crédito, os documentos solicitados diminuem consideravelmente. Entretanto, alguns documentos são básicos e essenciais para confirmar as suas informações pessoais, que constarão no contrato de locação, e para possibilitar a análise de crédito. 

 

Os principais documentos solicitados ao inquilino ao alugar um imóvel são:

 

  • CPF;
  • RG;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda.

 

alugar um imóvel

 

Agora que você já está bem informado e pronto para alugar um imóvel, garanta ainda mais segurança e tranquilidade no processo alugando com a Ibagy.

Temos mais de 50 anos de experiência e credibilidade no mercado imobiliário da Grande Florianópolis, a maior carteira de imóveis da região e consultores de locação prontos para ajudar você em cada etapa do processo, desde a busca do imóvel até a assinatura do contrato. 

 

Clique aqui e entre em contato com a gente.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

  • Por que morar nos Ingleses?
  • Ibagy, desde sempre o lugar certo
  • Ibagy com você desde sempre