seguro fiança

O aluguel de um imóvel costuma gerar algumas dúvidas, principalmente em relação às garantias locatícias, ou seja, as garantias que protegem o proprietário da inadimplência e de outros riscos de um contrato de locação. E uma das opções de garantia para alugar um imóvel é o seguro fiança, que oferece segurança tanto para o locador quanto para o locatário.

 

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

 

Mas afinal, o que é e como funciona o seguro fiança? 

 

O que é o seguro fiança?

seguro fiança

 

Na garantia locatícia seguro fiança, o inquilino contrata uma apólice cujo beneficiário será o proprietário do imóvel. Ao alugar com a Ibagy, nós mesmos oferecemos esse seguro e realizamos a cotação para o inquilino. 

 

Se houver inadimplência ou algum atraso no pagamento mensal, o ressarcimento das despesas é feito por meio do seguro. Essa garantia pode ser utilizada tanto no aluguel de imóveis comerciais quanto residenciais, agilizando o processo. Entre as suas vantagens estão:

  • segurança: o proprietário tem a garantia de que irá receber o aluguel todos os meses, mesmo se o inquilino não realizar o pagamento;
  • aluguel sem fiador: evita desgastes e demora no aluguel;
  • pagamento parcelado: em geral, o seguro fiança permite o parcelamento do valor ao longo do contrato de locação, o que costuma atrair mais pessoas para alugar o imóvel.

 

Como funciona o seguro-fiança?

seguro fiança

 

Essa modalidade de garantia locatícia pode oferecer diferentes tipos de cobertura. A mais básica diz respeito apenas à cobertura de inadimplência por parte do inquilino, ou seja, o não pagamento do aluguel. Mas, além do aluguel, o proprietário pode exigir a inclusão de outras despesas na apólice do seguro fiança, como:

  • IPTU;
  • taxa de condomínio;
  • contas de consumo, como luz, água e gás;
  • danos ao imóvel;
  • multa por quebra de contrato.

 

As apólices do seguro fiança têm validade pelo prazo total do contrato de aluguel do imóvel, e o pagamento é feito pelo locatário no momento em que o contrato é fechado. Como mencionamos, também há a opção de pagamento parcelado: algumas seguradoras oferecem a opção de pagamento em até 12 vezes.

 

Como é feito o contrato e qual o valor do seguro fiança?

seguro fiança

 

Para fazer um seguro fiança, o inquilino precisa apresentar os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de endereço;
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • extratos bancários dos últimos três meses ou holerites e cópia da Carteira de Trabalho, em caso de empregado registrado.

 

Em média, o valor do seguro fiança é de um aluguel e meio. Ou seja, se o inquilino vai pagar R$ 2 mil pelo aluguel do imóvel, a contratação de um seguro fiança ficaria em torno de R$ 3 mil. Mas esse valor também pode variar de acordo com os itens que estarão inclusos no plano, como mencionamos no item anterior. 

 

Conte com a Ibagy para alugar seu imóvel com segurança

Agora que você já sabe o que é e como funciona o seguro fiança, pode decidir se essa é a garantia locatícia mais adequada para o seu caso. Lembrando que as informações deste artigo são para que você compreenda como essa garantia funciona, já que, ao anunciar seu imóvel com a Ibagy, a gente cuida de tudo para você.

 

Aqui, você encontra as melhores e mais seguras opções de garantias para anunciar o seu imóvel para locação. Além do seguro fiança, outra garantia locatícia muito utilizada pelos nossos clientes é a CredPago, devido à rapidez e facilidade na análise de crédito e à segurança que proporciona a ambas as partes envolvidas no contrato de aluguel.

 

Então, você já sabe qual é o próximo passo, não é? Clique aqui e anuncie seu imóvel com segurança com a Ibagy: a imobiliária que mais aluga na região.