Entrar na faculdade é uma conquista emocionante e uma etapa cheia de novos desafios e oportunidades. Se você acabou de ser aprovado em uma instituição na Grande Florianópolis, parabéns!
Não consegue ler agora? Ouça:
Agora, além de se preparar para os estudos, é hora de resolver uma questão importante: onde morar? A região conta com diversas opções de bairros próximos às universidades e que são pontos estratégicos para quem quer praticidade nessa nova rotina.
Então, se você vai se mudar para cá ou já mora aqui, mas procura um novo lar, continue lendo este artigo e confira as dicas da Ibagy para você!
Principais universidades na Grande Florianópolis
Antes de começar com as dicas dos melhores bairros para morar tendo em vista a sua rotina universitária, precisamos reconhecer aqui o privilégio de vivermos em uma região que conta com tantas instituições de ensino superior renomadas.
Sendo públicas ou privadas, as nossas universidades fazem a diferença na vida da população e no desenvolvimento da região, tornando a Grande Florianópolis um verdadeiro polo educacional no estado.
Confira as principais instituições:
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): com sede no bairro Trindade, em Florianópolis, é a principal referência acadêmica da região.
- Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc): possui diversos campi pela Grande Florianópolis, sendo o principal no bairro Itacorubi.
- Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul): tem uma unidade no bairro Pedra Branca, em Palhoça, além de outros polos.
- Centro Universitário CESUSC (UNICESUSC): a instituição particular está sediada na Rodovia José Carlos Daux (SC-401), uma das principais vias que liga o Norte da Ilha às outras regiões.
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC): com diversos campi espalhados pela região, a sede do instituto na capital fica no Centro de Florianópolis.
- Estácio e outras particulares: oferecem opções mais distribuídas por Florianópolis, São José e Palhoça.
Agora que já vimos quais são as principais universidades e em quais bairros estão localizadas, vamos explorar as melhores regiões para estudantes morarem, considerando fatores como proximidade com as instituições, transporte público, custo de vida e o estilo de vida oferecido por cada região ou cidade.
Melhores regiões para morar na Ilha de Florianópolis
Conhecida por sua beleza natural, segurança e qualidade de vida, Florianópolis é um dos destinos mais procurados por universitários no Brasil. A cidade conta com diversas opções de bairros que atendem às necessidades dos estudantes, veja as principais regiões recomendadas para quem vai iniciar ou já está na vida acadêmica:
Trindade
Morar na Trindade é estar próximo da UFSC, da Udesc e ter acesso a diversos benefícios de um bairro universitário com muitas opções de comércios, bares e restaurantes para o público jovem.
Além de ser próxima a duas das maiores universidades da capital, a Trindade conta com um terminal integrado, que disponibiliza linhas de transportes para vários bairros da Ilha.
Agronômica
Bem localizada, a Agronômica é uma ótima escolha para quem quer morar perto da UFSC e também do Centro da cidade. O bairro é relativamente mais tranquilo que a Trindade e possui proximidade com toda a infraestrutura da região central e da Beira-Mar Norte. Vale ressaltar que esse bairro tem um custo de vida mais elevado, já que conta com o m² mais valorizado de Florianópolis.
Itacorubi
O Itacorubi é estratégico para estudantes da Udesc, pois é onde fica a sua sede, e também para os da UFSC. A região combina áreas verdes com infraestrutura urbana, oferecendo boas opções de transporte, restaurantes e academias. Além disso, é aqui que fica o Jardim Botânico de Florianópolis e também o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC.
Centro
Morar no Centro de Florianópolis é sinônimo de conveniência. Além de ser o bairro que abriga o IFSC, o Centro é um ponto bem servido por transporte público e conta com diversas facilidades:
– acessibilidade;
– infraestrutura completa;
– diversidade cultural;
– vida noturna mais agitada;
– custo de vida variável.
Campeche e Rio Tavares
Para quem aprecia um estilo de vida mais tranquilo e em contato com a natureza, os bairros Campeche e Rio Tavares são boas opções. Ambos têm acesso razoável às principais instituições, já que a região Sul conta com o Terminal de Integração do Rio Tavares (TIRIO), que facilita o transporte público. Importante destacar que é no Sul da Ilha que ficam as praias mais próximas do Centro da cidade, o que pode alterar o trânsito nos meses mais quentes.
Onde morar na região continental de Floripa?
Estreito
O Estreito é uma das áreas mais procuradas pelos universitários. É bem conectado com o Centro de Florianópolis, por meio da Ponte Hercílio Luz, e possui uma variedade de serviços, como mercados, farmácias e restaurantes. O bairro oferece uma excelente relação entre custo e benefício, além de fácil acesso ao transporte público para diferentes universidades da região.
Coqueiros
Conhecido pelo charme e pela excelente gastronomia, Coqueiros também é uma ótima escolha. Além das opções de lazer, como o parque na Beira-Mar Continental, a região oferece boa infraestrutura e está a poucos minutos da Ilha. É perfeito para quem busca praticidade e mais qualidade de vida.
Outras regiões na Grande Florianópolis
A cidade de São José é uma excelente opção para quem deseja morar perto de Florianópolis, combinando opções de transporte público para facilitar o deslocamento até as universidades com custos um pouco mais baixos. A seguir estão algumas áreas que se destacam na cidade.
Kobrasol e Campinas
Esses bairros são muito populares entre estudantes e trabalhadores da região. Localizam-se próximos à BR-101, garantindo boa mobilidade para quem precisa ir à capital ou a outras cidades vizinhas. Essa região possui um custo de vida mais acessível, em relação a alguns bairros de Floripa, mas tem toda a infraestrutura para quem busca praticidade e facilidade para a sua rotina.
Barreiros
Embora tecnicamente pertença ao município de São José, esse bairro está próximo da divisa com Florianópolis e é popular entre universitários, especialmente por estar perto de grandes instituições como a UniSul. Nessas regiões, o custo de vida costuma ser menor, e o transporte público, eficiente.
Palhoça é uma cidade da Grande Florianópolis que tem se destacado nos últimos anos, tanto pela expansão urbana quanto pela sua estrutura voltada para estudantes. Além disso, o município conta com um bairro planejado: a Pedra Branca.
Pedra Branca
A Cidade Universitária Pedra Branca é praticamente um ponto de referência para quem estuda na UniSul, já que um dos campi da universidade fica no centro do bairro. O local é moderno e oferece uma excelente qualidade de vida com um custo benefício mais acessível do que outros bairros da Ilha.
Ibagy, o lugar certo para você!
Agora que você já sabe quais são os bairros mais recomendados para quem busca facilidade na rotina universitária, pode começar a procura pelo imóvel ideal para você. Nessa missão, a Ibagy é a sua parceira ideal!
A imobiliária que mais aluga na Grande Florianópolis possui um portfólio vasto, com os melhores imóveis da região. Além disso, contando com a Ibagy você pode encontrar o lugar perfeito para o seu novo lar de forma fácil e rápida, até mesmo sem fiador.
Quer toda essa praticidade para esse seu novo ciclo? Alugue com a Ibagy!
- Artigo Anterior Maratona Cultural de Florianópolis