morar em Florianópolis
Imobiliária Ibagy

A capital de Santa Catarina tem vários atrativos para moradores e turistas. Morar em Florianópolis é o sonho de muitas pessoas, pois além das belas praias e dos pontos turísticos, o município proporciona uma excelente qualidade de vida. Os índices de criminalidade são baixos e há boas opções de trabalho em diversos setores da economia, principalmente no comércio, no turismo e na tecnologia. 

Não consegue ler agora? Ouça aqui:


Se para você morar em Florianópolis já deixou de ser um sonho e está próximo de se tornar realidade, esse é o momento de tomar mais uma decisão: você vai morar na Ilha ou no Continente? Essa é uma dúvida comum entre aqueles que decidem alugar um imóvel na capital catarinense. 

 

A Ilha e o Continente têm pontos positivos e negativos, por isso, é preciso analisar com atenção para descobrir qual das regiões é a mais adequada para a sua rotina e para o seu estilo de vida. Afinal, o lugar onde você mora influencia diretamente no seu bem-estar, não é mesmo?  

 

Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão, separamos neste post as principais características e diferenças entre as duas regiões. Vamos lá? 

 

Localização 

morar em Florianópolis

Uma das principais vantagens de morar na Ilha é a localização privilegiada: os pontos turísticos mais procurados, os locais mais movimentados e o Centro. Além disso, na Ilha, você pode morar perto das praias do Norte, como Canasvieiras e Jurerê; do Sul, como Campeche e Armação; ou do Leste, como Barra da Lagoa e Joaquina. Esse é um dos principais benefícios de viver nessa região, uma vez que você terá diversas opções de lazer perto da sua casa.  Para completar a ótima localização, na Ilha se encontram três shoppings e duas universidades públicas: a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), que fica no bairro Itacorubi, e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), no bairro Trindade

 

A região continental também oferece uma boa localização aos seus moradores, por ser bem desenvolvida e contar com uma ampla variedade de empreendimentos comerciais. Nos bairros situados nessa região, como Coqueiros e Estreito, há escolas, agências bancárias, farmácias, supermercados, opções de lazer e comércio em geral.  

 

A mobilidade urbana pode ser um problema tanto no Continente como na Ilha, principalmente pelo movimento intenso do trânsito. Mas como ambas as localidades possuem uma ótima oferta de produtos e serviços em seus bairros, geralmente não é necessário se deslocar até outra região da cidade.

 

Contato com a natureza 

morar em Florianópolis

Felizmente, morar em Florianópolis, no Continente ou na Ilha, significa ter contato intenso com a natureza. Os moradores da Ilha têm muita facilidade em incluir esportes na rotina, como surfe, kitesurf, mergulho e trilhas, e podem, ainda, escolher imóveis próximos às praias para alugar, para ter o mar pertinho de casa todos os dias. 

 

Já no Continente, é possível passar momentos agradáveis na Avenida Beira-Mar Continental, que oferece uma bela vista da Ilha, e no Parque de Coqueiros, um local bonito e bem iluminado, com pista de ciclismo e parque infantil, ideal para um passeio com toda a família.

 

Vida cultural 

morar em Florianópolis

Além de atrair muitos visitantes, principalmente durante as férias e os feriados, a Ilha costuma receber uma grande variedade de eventos culturais. O motivo é que os principais teatros da cidade estão nessa região, como o Teatro do CIC, o Teatro Pedro Ivo e o Teatro Álvaro de Carvalho, e a maior parte dos shows nacionais e internacionais que chegam à cidade ocorrem na Ilha. 

 

Além disso, para quem curte uma boa diversão noturna, a Ilha é a melhor escolha. Seja na região central da cidade ou mesmo no Norte ou no Sul da Ilha, não faltam opções de bares e baladas para todos os estilos e públicos. Por isso, se você quer ter uma boa programação cultural e opções para sua vida noturna perto de casa, já sabe que essa é a região ideal para morar em Florianópolis. 

 

Por outro lado, quem gosta de estar perto de restaurantes e bares vai se sentir muito bem no Continente. Isso porque o destaque do lazer e da cultura dessa região de Floripa fica por conta da gastronomia. Os bairros Estreito, Coqueiros e Itaguaçu, por exemplo, oferecem a seus moradores diversos restaurantes, confeitarias, hamburguerias e pizzarias, que agradam todos os estilos e paladares. 

 

No entanto, a região também tem atrativos para quem gosta de frequentar bares e casas noturnas. No bairro Coqueiros, por exemplo, você encontra diversos bares temáticos, com ótimas opções de drinks e petiscos. Além disso, a região fica próxima do Arena Opus, localizado em São José, maior complexo multiuso do Sul do Brasil, que recebe diversas atrações de todos os estilos musicais.

 

Tipos de moradia 

morar em Florianópolis

Esse é um dos pontos que mais diferenciam as duas regiões. Enquanto na Ilha estão concentrados os bairros mais nobres da cidade, com grande oferta de imóveis de alto padrão e com o metro quadrado mais caro, no Continente é possível encontrar várias opções de empreendimentos residenciais que praticam preços mais acessíveis na locação de imóveis.  

 

Tudo depende de quanto do seu orçamento você pode comprometer com o aluguel e, claro, do custo-benefício que a Ilha ou o Continente podem oferecer a você. Um dos pontos mais importantes para observar em relação a isso é se o local está próximo do seu trabalho ou da sua faculdade, por exemplo.  

 

Estilo de vida 

morar em Florianópolis

São muitos os pontos que influenciam no estilo de vida de quem decide morar em Florianópolis. A Ilha, por exemplo, apesar de ter uma intensa vida cultural, ainda se mantém tranquila e pode ser uma opção de moradia adequada para quem gosta de estar perto da natureza e de ter um estilo de vida menos agitado. 

 

No Continente, o estilo dinâmico e moderno é o que se destaca; afinal, existe um número maior de empreendimentos comerciais, empresas de tecnologia e departamentos públicos na região. Por conta disso, o local é muito procurado por quem estuda ou trabalha nos bairros continentais e não quer perder tempo no deslocamento.  

 

Essa questão nos leva de volta ao que citamos no item anterior sobre morar próximo aos locais necessários no seu dia a dia, como o trabalho. Morar na Ilha e trabalhar no Continente, ou vice-versa, pode ser complicado, principalmente para quem gosta de chegar do trabalho antes de anoitecer.

 

O trânsito é intenso nos horários de entrada e saída das empresas, então é preciso ter paciência. O melhor mesmo, para quem prefere levar a vida com mais sossego e menos tempo perdido no trânsito, é morar no local que fica mais perto do seu trabalho.

 

Gastronomia 

morar em Florianópolis

Como falamos antes, o Continente é um grande polo gastronômico, com excelentes estabelecimentos, onde é possível degustar peixes, ostras frescas, pratos à base de camarão, comida contemporânea, culinária oriental e hambúrgueres gourmet. Porém, a Ilha não fica muito atrás no quesito gastronomia. 

 

Nessa região, os moradores encontram diversas opções de restaurantes, lanchonetes, bares e pubs, principalmente perto das praias, onde podem ter acesso a pratos açorianos e à base de frutos do mar. Além disso, a Ilha também conta com diversos espaços gastronômicos, com uma variedade de restaurantes em um só lugar, como o Pátio Milano, o Armazém Rita Maria, o Top Market, o Passeio Primavera,  Spot Market e o Oka Floripa.

 

Assim, se você gosta de ter boa gastronomia perto de casa, não terá dificuldade de encontrar um imóvel em qualquer uma das partes da cidade. Além disso, você pode consultar o nosso Roteiro Gastronômico para conhecer os principais restaurantes de Florianópolis e encontrar aqueles que estão mais próximos da região onde você escolher morar. 

 

Trabalho 

morar em Florianópolis

É possível encontrar ótimas opções de trabalho tanto na Ilha como no Continente. Floripa, inclusive, é considerada o Vale do Silício brasileiro, pois oferece diversas vagas no setor de tecnologia: são mais de 900 empresas e startups voltadas para o setor tecnológico. Mas não é somente nesse ramo que é possível encontrar oportunidades de trabalho na cidade. Por se tratar, também, de um polo turístico, Florianópolis tem diversas vagas para comércio, turismo e outras áreas ligadas ao atendimento ao público.  

 

Como você viu, apesar de algumas características serem comuns a ambas as regiões, a Ilha e o Continente possuem diferenças, as quais podem ser cruciais na sua escolha. Para decidir onde você vai morar em Florianópolis e tornar o seu sonho realidade, basta analisar seus objetivos e seu estilo de vida e avaliar qual local atende às suas expectativas. 

 

Esperamos que esse material ajude você a fazer a escolha certa sobre o local ideal para morar. O primeiro passo em direção ao lugar certo você já deu: pesquisar é essencial para escolher bem seu novo endereço.  

 

O segundo passo é contar com a ajuda de uma imobiliária que conhece bem a região, como a Ibagy. Estamos aqui desde 1970 e conhecemos essa terra como ninguém. Clique aqui, preencha seus dados e nossos consultores entrarão em contato para ajudar você a encontrar o seu lugar certo em Floripa.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!