A procura do imóvel ideal para alugar é sempre um desafio, já que é preciso avaliar diversos pontos até encontrar aquele lugar que vai otimizar a sua rotina e fazer você se sentir bem. Se você está no meio desse desafio agora e está em dúvida sobre o que deve considerar no momento da escolha, nós temos uma ajuda muito especial para você. A nossa consultora de locação Rafaela Bispo separou algumas dicas muito importantes para facilitar a sua busca pelo imóvel ideal. Veja quais são essas dicas.

 

Sem tempo para ler? Ouça o post:

 

1 – Analise a localização e as opções de mobilidade

 

Para encontrar o imóvel ideal, você precisa ter em mente as suas necessidades e as da sua família. Nesse caso, a localização é um dos pontos mais importantes. Algumas perguntas podem ajudar você a analisar se o local se adequa à sua rotina.

 

– Você vai de carro para o trabalho?

Se sim, avalie o fluxo de veículos nos horários nos quais você precisa se deslocar.  O estresse gerado pelo tempo perdido no trânsito impacta diretamente na sua qualidade de vida.

 

– A escola dos seus filhos está na sua rota ou perto do imóvel?

Avalie novamente o trânsito nos horários de entrada e saída da escola e considere o quão importante é para você a proximidade da escola com o seu novo endereço, para que seus filhos possam ir caminhando até o local.

 

– Você depende de ônibus? 

Então, é importante verificar as linhas e rotas disponíveis no bairro, para facilitar o seu deslocamento no dia a dia.

 

2 – Observe a infraestrutura do bairro

 

Mais um ponto importante em relação à localização é observar os serviços disponíveis no bairro. Aqui, temos mais algumas perguntas para responder.

 

– O bairro escolhido dispõe de serviços básicos? 

Morar próximo a farmácias, mercados, padarias e outros serviços básicos do dia a dia proporciona mais comodidade para você e para a sua família.

 

– Como é a segurança e os serviços de saúde no local?

Observe se o bairro conta com monitoramento de órgãos públicos ou privados e se é um local tranquilo para viver e criar seus filhos. Além disso, contar com serviços de atendimento de saúde por perto também colabora muito para a sua tranquilidade.

 

3 – Defina quais são os pontos mais importantes para você em um imóvel

 

Escolher um imóvel que corresponda às suas expectativas e às necessidades da sua família é sinônimo de felicidade, afinal, você não vai querer se mudar outra vez tão cedo, não é? Então, vamos para mais algumas perguntas que podem ajudar você a definir os pontos mais importantes nessa busca.

 

– Você prefere uma casa com quintal ou um apartamento?

Pense qual dessas opções pode proporcionar mais praticidade e qualidade de vida para a sua família. No caso do apartamento, pense o que você considera importante na infraestrutura do condomínio, como áreas de lazer, piscina, academia e outras comodidades.

 

– Você gosta de cozinhar e quer ter um bom espaço para isso?

Nesse caso, avalie o tamanho da cozinha do imóvel e se ela é a ideal para aqueles momentos em que você se sente um verdadeiro chef.

 

– Quantos quartos e banheiros a sua família precisa?

O imóvel ideal é aquele que proporciona mais bem-estar no dia a dia dos seus moradores e, nesse ponto, o número de quartos e banheiros faz toda a diferença para que a sua família se sinta bem todos os dias.

 

4 – Não esqueça de considerar o seu orçamento

 

Por último, mas tão importante quanto os outros itens, estão os seus gastos. Defina o seu orçamento e analise qual será o valor destinado para as despesas mensais. Aqui, temos mais uma pergunta.

 

– Qual a faixa de valor que você pretende disponibilizar para os custos com aluguel, condomínio, IPTU e outras despesas?

Ter esses gastos na ponta do lápis é essencial para evitar problemas futuros. Se você optar por alugar uma casa, lembre-se que não terá a cobrança de condomínio, mas deverá considerar os gastos com manutenções do quintal, por exemplo.

 

Quantas perguntas, não é? Porém, respondendo todas elas e seguindo cada uma dessas dicas da nossa consultora Rafaela Bispo você estará a um passo da escolha do imóvel ideal para alugar.

 

Além disso, contar com a ajuda da Ibagy, que tem 50 anos de história  e credibilidade no mercado imobiliário da Grande Florianópolis, vai facilitar ainda mais a sua busca. Entre em contato com a gente e conte com uma equipe de consultores preparados para dar suporte total a você. Como lembrou a Rafaela Bispo, “a nossa família cuida da sua”.