Você já deve ter ouvido e lido diversas vezes que cuidar da alimentação é muito importante para a sua saúde e o seu bem-estar. No entanto, na correria do dia a dia, nem sempre sobra tempo e disposição para preparar alimentos saudáveis para as suas refeições, não é? Por isso, separamos algumas dicas práticas para você começar a cuidar da alimentação.

 

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1 – Organize sua cozinha de forma estratégica

 

O primeiro passo para cuidar da alimentação é organizar a cozinha, afinal, é ali que estão seus alimentos, incluindo as tentações que você deve evitar. Uma dica é usar pratos grandes e fruteiras para organizar frutas e legumes, pois eles podem funcionar como um incentivo para que você os mantenha sempre abastecidos. Também é interessante deixá-los em um local de fácil acesso, para que sejam a primeira coisa à vista quando você entrar na cozinha para preparar um lanche. Além disso, organize seus armários de utensílios, afinal, se você não encontrar o descascador de legumes ou o processador, por exemplo, as chances de ficar desmotivado e partir para outra opção menos saudável são maiores.

 

2 – Coma um pouco de tudo e corte os excessos

 

Você não precisa parar de comer o que gosta para cuidar da alimentação. Comer bem e de forma saudável significa manter uma dieta equilibrada, que oferece a você todos os nutrientes necessários para que seu organismo funcione de maneira adequada. O ideal é fazer algumas mudanças no seu cardápio e nos pratos que costuma preparar em casa, equilibrando carboidratos, frutas, vegetais e proteínas. Também é importante reduzir o consumo de sal, gorduras e açúcares e mesclar os carboidratos simples, como massas, com os complexos, como mandioca, batata-doce e farinhas integrais. Nenhum desses itens precisam ser excluídos da sua dieta, apenas lembre-se de cortar os excessos para encontrar o equilíbrio na sua alimentação.

 

3 – Inclua fibras nas suas refeições

 

As fibras são responsáveis por várias funções importantes no nosso organismo, como regular o funcionamento intestinal e os níveis de glicose e colesterol no sangue e aumentar a sensação de saciedade. Sem elas, nossa qualidade de vida diminui, por isso, consumir fibras é uma forma de deixar sua alimentação mais saudável. As fibras estão presentes, principalmente, em frutas, verduras e legumes.

 

4 – Evite comprar alimentos processados

 

Essa dica complementa a dica 1, sobre organizar a cozinha de forma que você veja e alcance mais facilmente os alimentos saudáveis, afinal, se você não comprar tantos alimentos processados, você não corre o risco de cair na tentação em casa, não é?

No lugar dos produtos industrializados, encha a sua geladeira e os seus armários com alimentos frescos, como frutas, legumes, grãos e castanhas. Assim, quando a fome surgir, as opções saudáveis aparecerão em primeiro lugar na sua cozinha.

 

5 – Cozinhe seus próprios alimentos

 

O título desse texto já entregava qual seria a nossa última, e talvez a mais importante, dica: para cuidar da alimentação, aventure-se na cozinha. Por que isso é tão importante para uma dieta saudável? Porque, ao cozinhar em casa, você seleciona melhor seus alimentos, controla suas porções e prepara seus pratos de forma mais natural. Se não puder cozinhar todos os dias, não tem problema: organize-se para fazer uma variedade maior de receitas uma vez por semana e congele tudo em porções individuais. Esse momento ainda pode se transformar em uma boa atividade em família. Outra dica é ter uma horta na sua casa ou apartamento, pois ter seus próprios temperos fresquinhos na hora de cozinhar faz toda diferença.

 

Como você viu, cuidar da alimentação não é tão difícil como pode parecer, é só  uma questão de trocar seus hábitos do dia a dia por outros mais saudáveis. Sua saúde só tem a ganhar com isso. 

 

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