Você sabia que mais da metade dos moradores de Florianópolis não nasceu na cidade? De acordo com o último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, 52% da população residente na capital catarinense veio de outras cidades. Além disso, existe uma projeção de que, até 2050, Florianópolis tenha mais de 800 mil habitantes.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

A qualidade de vida é um dos principais motivos para esse crescimento da população residente. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade é maior do que a média brasileira. Esse índice leva em consideração a longevidade, a renda e a educação, entre outros indicadores.

Mas o que esses dados têm a ver com a busca por apartamento para alugar em Florianópolis? Tudo! Afinal, uma das consequências do crescimento da cidade é o aumento da busca por aluguel, tanto na capital catarinense como nas cidades vizinhas, como São José e Palhoça. Esse aumento nos permite observar que tipo de apartamento é mais procurado por quem deseja morar em Florianópolis. 

Destacamos neste conteúdo os pontos que consideramos mais significativos na busca por imóveis nos últimos meses: apartamentos compactos, com dois quartos; apartamentos mais espaçosos, com varanda; e a preferência por bairros específicos da cidade. Veja mais detalhes de cada um desses pontos.

 

Apartamentos compactos ou de dois dormitórios

Esse, normalmente, é o campeão na busca por apartamento para alugar em Florianópolis: o imóvel compacto, com, no máximo, dois dormitórios. Entre os principais motivos está o fato de que a cidade é composta por muitos jovens, que procuram imóveis menores e mais baratos, próximos das universidades. Se tiver dois quartos e puder dividir com um amigo para reduzir as despesas, melhor ainda.

Mas os jovens não são os únicos que costumam buscar esse tipo de imóvel. Eles também são procurados por casais com um filho e casais recém-casados e que trabalham em casa, que acabam optando por esse tipo de apartamento pela possibilidade de transformar o segundo quarto em um espaço para home office.

 

Espaços maiores e apartamentos com varanda

Pode parecer uma contradição, mas, ao mesmo tempo que existe uma grande busca pelos apartamentos pequenos, a procura por espaços maiores também está crescendo. Isso se deve, principalmente, à pandemia, às mudanças de comportamento provocadas por ela e à crise econômica.

Enquanto a crise fez com que um determinado público preferisse os espaços menores e, muitas vezes, mais afastados dos bairros centrais, as mudanças na rotina fizeram um outro público buscar apartamentos maiores, com espaço para home office e para os momentos de lazer.

Esse segundo público é o que fez a busca por apartamentos mais espaçosos e com varanda crescer mais a cada dia. Hoje, boa parte de quem procura um apartamento para alugar em Florianópolis tem esses dois pontos como requisitos, por passarem mais tempo em casa e por buscarem mais conforto e qualidade de vida na rotina.

 

Apartamentos em bairros específicos e mais afastados do Centro

Apesar de o Centro e outros bairros centrais, como a Trindade e o Itacorubi, ainda apresentarem uma grande busca por imóveis para alugar, outros pontos da cidade estão crescendo e se destacando cada vez mais no mercado imobiliário. Os motivos são uma “mistura” entre os dois itens anteriores: as pessoas que preferem esses bairros, normalmente, querem gastar menos com aluguel e ter mais qualidade de vida.

 

Veja alguns dos bairros cada vez mais escolhidos por quem busca apartamento para alugar em Florianópolis:

 

  • Campeche

Localizado no Sul da Ilha, a cerca de 15 km do Centro, o bairro Campeche ganhou recentemente algumas melhorias de acesso ao Centro, como o Elevado do Rio Tavares e o Novo Acesso ao Sul da Ilha, que valorizaram o local. Além da facilidade de deslocamento, o bairro também possui infraestrutura completa para os seus moradores, além das belezas naturais e da proximidade com o mar, que contribui para a qualidade de vida.

 

  • Coqueiros

Considerado um dos bairros mais nobres e tradicionais de Florianópolis, pela proximidade com a Ilha e pela qualidade de vida proporcionada pela região, o bairro Coqueiros é uma das regiões mais procuradas da capital catarinense. Localizado na região continental de Florianópolis e com perfil predominantemente residencial, o bairro possui diversos imóveis de alto padrão e uma das melhores infraestruturas urbanas da cidade.

 

  • Estreito

​​Mais um bairro localizado na parte continental de Florianópolis, o Estreito é um dos locais mais procurados para aluguel de imóveis na capital catarinense. A região une grandes condomínios e prédios residenciais a diversas opções de lazer e comércio.

 

  • Ingleses

O bairro Ingleses possui as belezas naturais das praias do Norte da Ilha e ainda oferece uma ótima infraestrutura aos seus moradores. A união desses dois pontos faz com que o local seja muito procurado por pessoas que buscam qualidade de vida e a tranquilidade de morar próximo ao mar e de tudo que precisam no dia a dia.

A capital catarinense é uma cidade plural, não só em relação aos seus moradores, mas também quando o assunto são imóveis. Como você viu, na busca por um apartamento para alugar em Florianópolis, não existe unanimidade. No fim, tudo depende do objetivo de quem quer alugar.

 

E o seu objetivo, qual é? Que tipo de apartamento você está procurando? Contar com uma imobiliária nessa busca faz toda a diferença. Além de auxiliar na identificação dos imóveis que mais se encaixam com o seu perfil, profissionais especializados podem tornar esse processo mais seguro, orientando você sobre cada detalhe do contrato de aluguel  e sobre as garantias locatícias, por exemplo.

A Ibagy tem 51 anos de experiência no mercado imobiliário e pode ajudar você a encontrar o imóvel ideal. Entre em contato com os nossos consultores e aproveite também para conhecer os nossos imóveis disponíveis para alugar em Florianópolis.