Mudar de cidade é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Seja para estudar, para buscar novas oportunidades de emprego, para sair da casa dos pais ou simplesmente para se aventurar em um novo endereço, a mudança de cidade envolve diversas questões que precisam ser avaliadas e planejadas com antecedência. Listamos alguns pontos que você deve considerar antes de mudar de cidade, para você se preparar para essa nova fase de forma segura e tranquila e evitar surpresas desagradáveis no meio do caminho.

 

Sem tempo para ler? Ouça o post:

 

Pesquise sobre a nova cidade

 

É normal não estar totalmente familiarizado com a nova cidade no início, mas é importante conhecer algumas características básicas que vão tornar seu dia a dia mais fácil. Em primeiro lugar, pesquise sobre os bairros e avalie qual deles é mais adequado ao seu estilo de vida ou fica mais próximo do seu trabalho ou faculdade, por exemplo. Depois, procure se informar sobre o transporte da região, a infraestrutura, onde ficam o mercado e a farmácia mais próximos, como chegar até o hospital em caso de emergência e outros aspectos que vão deixar sua vida mais tranquila e prática. Além disso, se puder, faça uma visita à cidade antes de se mudar e ande pelos principais pontos e bairros do seu interesse. Assim, você já vai estar mais familiarizado na hora da mudança.

 

Faça um planejamento financeiro

 

Mudar de cidade envolve diversos gastos, por isso, o planejamento financeiro é fundamental. Então, em primeiro lugar, pense nas despesas que você terá com a mudança, o transporte de roupas, objetos pessoais e móveis, por exemplo. Depois, coloque na ponta do lápis quais serão os seus novos gastos mensais: aluguel, condomínio, água, luz, internet e outras despesas. Uma boa dica é guardar dinheiro antes de se mudar e ter uma reserva que cubra, em média, 3 a 6 meses das suas despesas básicas, caso ocorra algum imprevisto.

 

Avalie o que você precisa levar e o que pode desapegar

 

Você viu que um dos pontos que deve observar na hora do planejamento financeiro são os gastos com a mudança, e quanto menos coisas você levar, menor será o valor do transporte. Por isso, separe os itens realmente essenciais e indispensáveis, que você precisa levar com você. Os demais, desapegue! Se estiverem em bom estado, você ainda pode vender e conseguir mais uma quantia extra para a sua reserva financeira. Tudo isso vai deixar sua mudança mais simples e barata.

 

Cancele serviços e contas do endereço antigo

 

Antes de partir para o seu novo endereço, deixe tudo resolvido no antigo. Solicite o cancelamento dos serviços que estão ativos, como as contas básicas do imóvel em que você morava, internet, planos de assinatura, entre outros. Esquecer desse cancelamento pode acabar acumulando contas, que você precisará pagar mesmo sem estar utilizando.

 

Com esses passos, você estará com meio caminho andado para que a mudança para uma nova cidade dê certo. Para completar e deixar tudo ainda mais seguro e simples para você, nada melhor do que encontrar seu imóvel na nova cidade com uma imobiliária que conhece bem a região e pode indicar a você os lugares que combinam com os seus objetivos e com o seu estilo de vida. 

 

Se você está planejando se mudar para uma das cidades da Grande Florianópolis, você já sabe quem deve procurar: a Ibagy, que possui 50 anos de experiência no mercado imobiliário e é a imobiliária que mais aluga na região. Acesse nosso site e veja nossos imóveis disponíveis para alugar ou entre em contato com um dos nossos consultores.