Mudar de cidade
Imobiliária Ibagy

Mudar de cidade é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Seja para estudar, buscar novas oportunidades de emprego, sair da casa dos pais ou simplesmente para se aventurar em um novo endereço, essa mudança envolve diversas questões que precisam ser avaliadas e planejadas com antecedência.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Para que essa transição ocorra de forma segura e com mais tranquilidade, destacamos pontos importantes para serem analisados e dicas que podem ajudar você nesse processo. Leia e confira!

Pesquise sobre a nova cidade

Pesquisa

É normal não estar totalmente familiarizado com a nova cidade no início, mas conhecer algumas características básicas é um importante passo para tornar a ambientação e o seu dia a dia mais fáceis. Em primeiro lugar, pesquise sobre os bairros e avalie qual é mais adequado ao seu estilo de vida e às suas necessidades, como a proximidade com o trabalho, a faculdade ou as creches.

Depois, procure se informar sobre o transporte da região, a infraestrutura, onde ficam o mercado e a farmácia mais próximos, como chegar até o hospital em caso de emergência e outros aspectos que vão deixar sua vida mais tranquila e prática.

Além disso, se puder, faça uma visita à cidade antes de se mudar e ande pelos principais pontos e bairros do seu interesse. Assim, você já vai estar mais familiarizado na hora da mudança.

Analise o custo de vida

Custo de vida

Verificar o custo de vida na nova cidade e fazer um comparativo com o que você gasta atualmente é essencial para tomar decisões mais assertivas nesse processo de mudança. Isso inclui analisar fatores básicos, como o custo de moradia, alimentação, transporte, lazer, saúde e educação.

Com essa noção de valores, você consegue se planejar melhor, escolher o lugar ideal para morar e ter uma base de custos para a sua rotina.

Faça um planejamento financeiro

Planejamento financeiro

Mudar para outra cidade pode trazer custos altos, principalmente de início, quando são necessários alguns investimentos. Por isso, o planejamento financeiro é fundamental para que o seu bolso não seja pego de surpresa. Para organizar o seu orçamento, considere os seguintes pontos:

  •  gastos com mudança, como embalagem e transporte;
  • aluguel, seguro e outras taxas;
  • custos com nova mobília ou alguma adaptação no imóvel;
  • reserva financeira para os primeiros meses (3 a 6 meses);
  • fundo para despesas emergenciais.

Criar uma planilha de controle de gastos pode ser uma ótima ferramenta para esse momento. Teste o método tradicional ou até mesmo alguns aplicativos de gestão, verifique o que é melhor para manter a sua saúde financeira em dia.

Avalie o que você precisa levar e o que pode desapegar

Mudança de cidade

Agora que você já sabe que os custos com o transporte da mudança é um dos fatores a serem considerados ao mudar de cidade, desapegar do que você não utiliza ou não precisa mais é um ótimo passo.

Muitas vezes, acumulamos objetos por apego ou pela velha desculpa de “um dia posso precisar”. Abdicar disso pode não ser fácil, por isso separamos algumas dicas para te ajudar no processo. Confira.

1 – Organize por categorias: separe os itens por grupos, como roupas, livros, utensílios, documentos e avalie cada conjunto com calma.

2 – Use a regra dos 6 meses: deixou de usar algo que não é sazonal nos últimos 6 meses? Então, provavelmente não precisa mais disso.

3 – Desapegue com propósito: dar um novo destino aos objetos pode facilitar o processo de desapego. Doe para quem precisa, venda on-line ou faça trocas com amigos, e claro, não repasse o que não estiver em boas condições.

4 – Priorize a praticidade: pense na sua rotina futura e se os objetos em questão realmente vão fazer sentido nesse cenário.

Além de reduzir o volume de itens para transportar na mudança, essa é uma excelente oportunidade para repensar seus hábitos de consumo e se tornar mais consciente. Então, aproveite!

Cancele serviços e contas do endereço antigo

Antes de partir para o seu novo endereço, deixe tudo resolvido no antigo. Solicite o cancelamento dos serviços que estão ativos, como as contas básicas do imóvel em que você morava, internet, planos de assinatura, entre outros. Esquecer desse cancelamento pode causar o acúmulo de contas que você precisará pagar mesmo sem usar.

Organize os documentos

Todo o processo de mudança envolve burocracias, como atualização de endereço em cadastros, abertura de contas, novos contratos e troca de serviços. Nesse momento, não ter a sua documentação pessoal organizada pode causar atrasos, perdas financeiras e muita dor de cabeça. Já ter tudo separado, atualizado e acessível garante mais praticidade, agilidade e menos estresse nesse processo de transição.

Então, não deixe para procurar os documentos na última hora. Antes de empacotar tudo e pegar a estrada, separe os itens mais importantes e leve com você, de preferência em uma pasta ou envelope etiquetado.

Lembre-se também de guardar adequadamente os novos contratos e comprovantes, documentos importantes como esses não podem ser extraviados ou colocados fora.

Seguindo esses passos, você terá mais segurança e tranquilidade na sua mudança para a nova cidade. Para completar e deixar tudo ainda mais prático para você, nada melhor do que encontrar o seu novo endereço com uma imobiliária que conhece bem a região e pode indicar a você os lugares que combinam com os seus objetivos e com o seu estilo de vida.

Guia do locatário

 

Se você está planejando se mudar para uma das cidades da Grande Florianópolis, você já sabe quem deve procurar: a Ibagy, que possui mais de 54 anos de experiência no mercado imobiliário e é a imobiliária que mais aluga na região. Acesse nosso site e veja nossos imóveis disponíveis para alugar ou entre em contato com um dos nossos consultores.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!