Imobiliária Ibagy

Seja para o proprietário ou para um futuro inquilino, o valor de locação de um imóvel é uma das questões mais importantes durante todo o processo de aluguel. Por isso, é preciso saber avaliar o seu imóvel para que ele tenha um valor justo e competitivo, favorecendo o fechamento de bons negócios.

 

Sem tempo para ler? Ouça o post:

 

Para calcular corretamente o valor de locação de um imóvel, é preciso levar em consideração uma série de fatores que incluem aspectos técnicos e que podem ser calculados objetivamente, e outros mais subjetivos, relacionados à experiência do usuário e ao valor atribuído ao imóvel. Para chegar a um valor que não fique alto demais a ponto de deixar o seu imóvel estagnado, ou baixo demais a ponto de você perder dinheiro, é preciso encontrar o ponto de equilíbrio. Confira 5 dicas que vão ajudar você a calcular o valor de locação do seu imóvel.

 

Calcule o percentual sobre o valor do imóvel

 

Geralmente, o valor do aluguel mensal fica entre 0,4% e 1% do valor do imóvel. Para fazer esse cálculo, é preciso tomar alguns cuidados e levar em consideração as outras dicas que abordaremos a seguir.

 

Compare com os vizinhos

 

Pesquisar por imóveis semelhantes na mesma área pode ajudar a determinar o valor do seu aluguel: leve em conta os que possuem metragem parecida, mesmo número de quartos e banheiros, condomínios com uma infraestrutura similar e com a mesma localização.

 

Consulte a sua imobiliária

 

Converse com uma imobiliária de confiança para saber os valores praticados na região em imóveis semelhantes ao seu. Você também pode solicitar uma avaliação para ajudar a calcular o valor ideal para a locação do seu imóvel, juntamente com a realidade de cada bairro e região. Aqui na Ibagy, temos os melhores profissionais para auxiliar você nessa etapa. 

 

Decida se vai alugar com ou sem mobília

 

Devido ao conforto e estrutura oferecidos, os imóveis com mobília geralmente têm um acréscimo de 20% a 30% no valor da locação. Ainda não sabe se vai alugar o seu apartamento com ou sem mobília? Pesquise e avalie na sua região qual a diferença entre imóveis com ou sem mobília, e os prós e contras dessa opção, para calcular o valor de locação do seu imóvel. 

 

Avalie outros aspectos que valorizam seu imóvel

 

Algumas facilidades ajudam a valorizar o seu imóvel, como a localização, por exemplo. Por isso, apartamentos similares em bairros diferentes podem ter uma grande diferença no valor do aluguel. Da mesma forma, imóveis com acesso fácil a supermercados, farmácias, padarias, parques e shoppings centers e lugares mais calmos e livres de barulho tendem a ter um aluguel mais alto. De acordo com a Aline Rangel, Comercial da Agência Continente da Ibagy, “Atualmente o que mais valoriza o imóvel é a localização, que precisa ser estratégica, próximo a um diversificado comércio e de fácil acesso às vias principais. No caso de apartamentos, a área de lazer do condomínio é um diferencial muito procurado pelos inquilinos, ou seja, quanto maior a estrutura da área de lazer, mais rentável se torna a locação”.

 

Além desses itens que citamos, lembre-se de considerar o valor do condomínio e do IPTU, que serão acrescentados ao valor do aluguel.

 

Caso você tenha um imóvel parado por muito tempo e queira alugar mais rápido ou tenha mais de um apartamento para alugar no mesmo prédio ou condomínio, você pode optar por baixar um pouco o valor avaliado do aluguel ou realizar melhorias. Assim, o seu imóvel irá se destacar da concorrência, facilitando a busca por um morador e as negociações.

 

Se você tem um imóvel para alugar e procura uma imobiliária de confiança, pode contar com a experiência, a tradição e a qualidade da Ibagy. Contamos com uma equipe especializada que pode fazer a melhor avaliação do seu imóvel e sugerir melhorias para você ter maior rentabilidade e segurança com a locação. Afinal, contar com quem entende do mercado de imóveis em Florianópolis deixa qualquer proprietário tranquilo com seus investimentos. Fale com a gente e anuncie o seu imóvel. 

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!