Para quem investe na locação de imóveis, definir o valor do aluguel pode ser o fator decisivo entre mantê-lo parado ou conseguir uma locação rápida e rentável.
Calcular corretamente o valor do aluguel exige atenção a diversos fatores. Alguns são objetivos, como localização e metragem, enquanto outros são mais subjetivos, como o estado de conservação e o apelo estético do imóvel.
Encontrar esse ponto de equilíbrio é o segredo para chegar a um valor competitivo, que atraia inquilinos com mais facilidade. Para ajudar você, separamos aqui algumas dicas de como fazer esse processo corretamente. Continue lendo e confira!
1 – Analise a oferta e a demanda de imóveis
A oferta e a demanda de imóveis são alguns dos fatores mais importantes para calcular o valor de locação. Quando há grande oferta de imóveis de determinado perfil, mas pouca procura, há uma queda no valor cobrado pelo aluguel desse tipo de imóvel. Agora, se os imóveis desse tipo são escassos e muito procurados, o preço cobrado pelo aluguel tende a ser mais alto.
O ideal é que você se mantenha sempre bem informado sobre as novidades do mercado imobiliário da sua região, para entender como estão a oferta e a demanda de imóveis parecidos com o seu.
Além disso, tudo fica mais fácil se você contar com o auxílio de profissionais nesse momento, que terão uma visão mais clara e experiente sobre o mercado.
2 – Pesquise o valor médio do aluguel na sua região
Um passo importante para entender quanto cobrar de aluguel é pesquisar imóveis semelhantes ao seu na mesma região. Isso ajuda a entender o valor médio do mercado e evita que você cobre um preço muito fora da realidade, afastando ainda mais a possibilidade de locar o seu imóvel rapidamente.
Para fazer essa avaliação, procure por características como:
tipo de imóvel (apartamento, casa, kitnet, sala comercial etc.);
quantidade de quartos e banheiros;
vaga de garagem;
área útil.
Essa comparação vai ajudar você a chegar a um valor rentável e também atrativo para a locação do seu imóvel.
3 – Avalie as condições do imóvel
Não é novidade que um imóvel bem conservado vale mais, não é mesmo? Um apartamento recém-reformado, com boa pintura e infraestrutura, impacta e atraí mais inquilinos, aumentando o valor do imóvel. Por isso, reflita sobre as condições do local, considere se vale a pena fazer investimentos para valorizar ainda mais o seu imóvel e coloque esses custos no orçamento na hora de fazer o cálculo do aluguel. Lembre-se: investir em pequenas melhorias pode aumentar significativamente o valor de locação e reduzir o tempo de vacância.
4 – Considere a infraestrutura do local
Se o imóvel está em um condomínio, é importante considerar se o local oferece portaria 24h, piscina, salão de festas, academia, playground, vagas para visitantes, entre outros benefícios. Tudo isso contribui para a valorização do seu bem e são fatores que podem colaborar para uma locação rápida.
No caso de imóveis comerciais, infraestrutura como vagas de garagem, salas de reunião, auditório e localização estratégica para negócios também impactam o valor de mercado.
5- Decida se vai alugar com ou sem mobília
Uma pergunta que todo proprietário de imóveis deve se indagar é: vale mais a pena alugar com ou sem mobília? A resposta certa depende de qual o perfil de inquilino que você quer atrair e seus objetivos com a locação.
Alugar uma casa ou um apartamento mobiliado representa uma grande economia para o inquilino. Porém, esse é um fator que faz com que o valor de locação de um imóvel seja mais alto: devido ao conforto e à estrutura oferecidos, os imóveis mobiliados geralmente têm um acréscimo no valor da locação.
Se você ainda não sabe se vai alugar seu imóvel com ou sem mobília, vale a pena considerar esse aspecto durante a pesquisa na região. Avalie qual a diferença de valor entre imóveis mobiliados ou não e os prós e contras de cada opção para decidir o que vale mais a pena para você.
6- Não se esqueça dos custos adicionais
Outro ponto que influencia a locação são os custos adicionais que o inquilino vai ter, por isso eles também precisam ser considerados ao calcular o valor do aluguel.
Aqui, entendemos como custos adicionais:
condomínio;
IPTU;
água e luz;
seguro incêndio;
taxas de administração.
Se esses valores forem altos, o aluguel precisa ser mais competitivo. Em alguns casos, vale considerar embutir parte dessas despesas no valor total, desde que isso esteja claro no contrato e no anúncio.
7 – Use a Calculadora Ibagy
Se quiser simplificar ainda mais o cálculo do valor de locação de um imóvel, a Ibagy tem mais uma facilidade para você: a Calculadora Ibagy. Essa ferramenta foi criada especialmente para ajudar os proprietários a encontrarem o valor ideal do aluguel de um imóvel.
Por meio de dados de inteligência artificial, a Calculadora Ibagy considera as principais características dos imóveis que já foram alugados pela imobiliária para encontrar o valor estimado do seu aluguel de forma rápida e fácil.
Para usar nossa calculadora de aluguel, é simples: basta seguir os passos, preenchendo os campos com as características do imóvel que você deseja alugar.
Agora que você já sabe quais são os fatores que influenciam no valor do aluguel de um imóvel, conte com a experiência, a tradição e a qualidade da Ibagy durante todo o processo de locação. Além da nossa calculadora, que citamos anteriormente, contamos com uma equipe especializada para fazer a melhor avaliação do seu imóvel e sugerir melhorias para você ter mais rentabilidade e segurança com a locação.
Então, não perca tempo e conte com quem entende do mercado imobiliário na Grande Florianópolis e vai deixar você mais tranquilo enquanto seu imóvel rende. Acesse nosso site e anuncie seu imóvel com a Ibagy.