Por que alugar um imóvel sem imobiliária pode ser um risco?
Imobiliária Ibagy

Você conhece as leis que determinam o que pode ou não ser exigido em um contrato de locação? Sabe quais são todos os seus direitos como inquilino? E as obrigações e direitos do proprietário, você sabe quais são? Você sabe perfeitamente quais são as normas e como deve ser feito o processo de rescisão de contrato? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, fique atento: alugar um imóvel sem imobiliária pode ser um risco.

 

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

 

O momento da busca e da locação de um imóvel é muito importante. Para alguns, é a realização de um sonho, uma mudança para um lugar melhor ou uma cidade nova. Seja qual for o seu motivo para mudar de casa, o que está em jogo é o seu conforto, segurança e tranquilidade. Por isso, a melhor opção é contar com uma imobiliária durante o processo de locação. Assim, você terá o auxílio de profissionais especializados, que sabem a resposta exata de todas as perguntas que fizemos e que vão garantir o suporte e a segurança para você e para o proprietário do imóvel.

 

Se você ainda não está convencido de que essa é a melhor opção na hora de alugar um imóvel, separamos abaixo uma lista com os motivos pelos quais alugar sem imobiliária pode ser um risco.

 

Você pode ter dores de cabeça desnecessárias

 

Na relação entre inquilino e proprietário podem haver diversos tipos de discussões que envolvem reajuste de aluguel, reformas e obras que o imóvel pode precisar, pagamento atrasado e outras questões. Com o auxílio de uma imobiliária, grande parte dessas questões já ficam definidas e acordadas antes mesmo da assinatura do contrato. Na Ibagy, por exemplo, esse processo já começa com a vistoria de entrada do imóvel, a definição das garantias de locação para ambos os lados  e, por último, o fechamento de um contrato com regras claras e bem definidas, que evitam problemas e dores de cabeça no futuro.

 

O proprietário pode fazer exigências inviáveis nos contratos diretos com o inquilino

 

Em contratos de locação de imóvel feitos diretamente com o inquilino, o proprietário é quem assume o controle sobre todas as decisões e exigências do imóvel. Muitas vezes, essas exigências, por não terem sido definidas com a orientação de uma imobiliária experiente, podem ser absurdas na visão do inquilino. Exigências, como proibir crianças, visitas ou animais de estimação, por exemplo, e que, às vezes, não possuem um motivo racional, podem deixar muitos interessados frustrados ou até mesmo dar muita dor de cabeça para quem aceita conviver com isso.

 

Você corre o risco de sofrer um calote

 

Por mais que você pense que nunca vai acontecer com você, todo mundo está sujeito a cair em um golpe. Pense na seguinte situação: você encontra o anúncio de um imóvel exatamente do jeito que você precisa. Você entra em contato e o proprietário pede uma taxa de reserva para garantir o imóvel para você, já que ele está em excelentes condições e outras pessoas podem contratá-lo antes. Você transfere a quantia solicitada e, depois, nunca mais encontra a pessoa: aí você descobre que foi vítima de um golpe.

 

Agora, imagine um outro cenário: você está buscando um imóvel com o auxílio de uma imobiliária de confiança, como a Ibagy, tendo total segurança e clareza sobre os processos e sabendo como proceder desde o momento em que você se interessar por um imóvel até a hora de fechar negócio e assinar o contrato. Essa situação, definitivamente, é muito mais segura.

 

Os problemas podem demorar mais para serem resolvidos

 

Quando você aluga um imóvel direto com o dono e algum problema acontece, a única pessoa que pode resolver é o proprietário. Talvez ele não seja uma pessoa totalmente disponível ou até mesmo não more perto e, por isso, pode demorar até que o problema seja solucionado. Além da questão “tempo”, o proprietário pode não ser uma pessoa de fácil relacionamento, que busca o bom senso e o diálogo para chegar a uma solução e, aí, novamente você corre o risco de ter dores de cabeça. Com uma imobiliária, isso não acontece, pois qualquer problema é atendido e solucionado diretamente por especialistas com experiência nesse mercado, o que agiliza o processo e diminui conflitos.

 

E aí, já está convencido de que alugar um imóvel com a ajuda de uma imobiliária é a melhor opção para você? Além desses pontos que citamos aqui, você que está buscando um imóvel para alugar deve priorizar o seu conforto, tranquilidade e paz. Por isso, nada melhor do que mudar para um novo lugar com segurança e com o suporte de quem entende do assunto.

 

Nós, da Ibagy, além de estarmos há 51 anos no mercado, com 5 agências na Grande Florianópolis, também temos estilos diferentes de locação para atender todo tipo de pessoa. Se você tem um perfil mais tradicional, que prefere contar com a garantia de um fiador, nós fazemos isso para você com atenção, agilidade e segurança. Se você prefere fazer um contrato sem fiador, adivinha? A gente também pode ajudar e você pode saber mais sobre isso neste link.

 

Seja qual for o seu perfil, conte com a Ibagy para encontrar o lugar certo para você. Entre em contato com a gente e conheça nossos imóveis disponíveis para alugar.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!