Imobiliária Ibagy

Embora muita gente pense o contrário, alugar um imóvel não precisa ser algo estressante e cansativo. Com alguns cuidados básicos e um bom planejamento, é possível transformar a busca pela casa nova em uma atividade tranquila e até prazerosa. Alugar um imóvel pode ser uma tarefa rápida e descomplicada, sem problemas e dores de cabeça. Para ajudar você a ter um processo de aluguel assim, preparamos um passo a passo de como alugar um imóvel de forma tranquila e segura. Confira!

 

Sem tempo para ler? Ouça o post:

 

1 – Avalie suas finanças e defina o quanto você pode gastar

 

Um dos primeiros passos para alugar um imóvel é determinar o quanto você pode e está disposto a investir no aluguel. Assim, você poderá concentrar sua pesquisa naqueles imóveis que estão dentro dos seus limites financeiros.

 

Nesse momento, é importante lembrar que as suas despesas mensais não se limitam ao valor do aluguel anunciado. Além dele, é preciso considerar outros gastos, como a taxa de condomínio (se for um apartamento), IPTU, garantias exigidas pelo proprietário, despesas de água, luz e internet, entre outros.

 

2 – Escolha a melhor localização de acordo com a sua rotina

 

Atualmente, uma boa localização é um dos principais requisitos avaliados por quem procura um imóvel para alugar. Esse realmente é um diferencial importante, que influencia em outros aspectos da locação. Por isso, é interessante definir sua preferência com antecedência, analisando pontos que podem impactar positivamente na sua rotina.

 

Uma boa localização pode significar um imóvel próximo ao centro da cidade ou do seu trabalho, com opções de comércio e serviços ao redor. Um bairro seguro também representa um bom lugar para morar, especialmente se você tiver filhos.

 

Com essas definições, estabeleça quais pontos são prioridades para você, já que a localização vai impactar diretamente no valor do aluguel. Por isso, o que você avaliar nesse segundo passo deve estar alinhado com o que você definiu no primeiro passo.

 

3 – Pesquise com paciência e não escolha um imóvel por impulso

 

Ter pressa na hora de pesquisar e alugar um imóvel não é uma boa ideia. É importante avaliar o máximo possível de opções, pois, assim, é possível encontrar as melhores oportunidades. Além disso, a instabilidade do mercado imobiliário promove variações consideráveis em unidades semelhantes e é interessante ficar de olho nessa questão.

 

Uma dica é aproveitar diferentes formas de pesquisa. Você pode começar pesquisando pela internet, em portais imobiliários, onde é possível verificar valores, visualizar as fotos dos imóveis e, em alguns casos, até fazer uma visita virtual ao imóvel. Depois, pode consultar diretamente uma imobiliária, que vai identificar os imóveis que mais se encaixam com você e com os seus objetivos, para facilitar sua busca.

 

4 – Separe os documentos necessários para a assinatura do contrato

 

Esse é um ponto essencial do processo de alugar um imóvel. No momento em que encontrar o melhor lugar, aquele imóvel que tem tudo a ver com você, é importante já ter em mãos toda a documentação necessária para o aluguel. Assim, você não corre risco de perder o negócio e ter que recomeçar a busca. Geralmente, é preciso apresentar CPF, RG e comprovantes de renda e residência. Para comprovar e garantir que seus rendimentos são suficientes para honrar o compromisso do aluguel, você pode apresentar seu contracheque, holerite ou a declaração de Imposto de Renda, no caso dos profissionais autônomos, por exemplo. Nesse outro conteúdo aqui do blog, você pode ver mais informações sobre isso.

 

5 – Confira as condições do contrato e a previsão dos reajustes de aluguel

 

A assinatura do contrato de aluguel é um momento importante e que merece toda a sua atenção. Esse contrato deve conter tudo o que foi previamente acordado entre locador e locatário, desde o valor do aluguel até a forma de reajuste, passando pela duração do compromisso e outros itens relevantes que possam evitar problemas ou desentendimentos no futuro.

 

Sobre o reajuste, é preciso se informar com o proprietário ou com a imobiliária sobre o índice que é utilizado para a atualização do valor. Lembre-se de que só é permitido um ajuste ao ano. Caso sinta que é necessário para você se sentir mais seguro, procure o suporte de um advogado com experiência em contratos imobiliários para analisar o documento antes de assinar.

 

Essa é a nossa sugestão de passo a passo para você adotar ao alugar um imóvel. Para não correr nenhum risco nesse processo, conte com a ajuda de uma imobiliária com experiência em locações. A Ibagy está há 50 anos no mercado imobiliário da Grande Florianópolis e pode descomplicar esse processo para você. Fale com um dos nossos consultores e encontre o imóvel ideal para você, com tranquilidade e segurança.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!