Na hora de alugar um imóvel, é preciso levar diversos fatores em consideração, de forma que a escolha seja adequada e evite transtornos no futuro. Porém, entre todas as características que uma propriedade pode ter, a localização certamente é a mais importante.

O lugar ideal pode melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos moradores e possibilitar um dia a dia muito mais tranquilo e feliz. Quer entender como escolher a melhor localização para você? Então confira as dicas a seguir:

Estude bem a vizinhança

O primeiro passo para escolher a melhor localização é estudar bem a vizinhança. Poucas pessoas pensam nisso, mas pode-se dizer que os vizinhos acabam sendo parte integrante do imóvel. Portanto, procurar conhecê-los poderá mostrar se o seu estilo de vida combina com o deles.

Faça algumas visitas informais, bata um papo descontraído com os porteiros, síndicos, comerciantes e demais habitantes do bairro e das ruas adjacentes. Se você se sentir feliz e bem acolhido, aquele pode ser o local ideal para sua nova moradia.

Verifique a existência de facilidades

Antes de alugar um imóvel, você precisa compreender se aquela localização vai proporcionar todas as facilidades que você deseja para atender às suas principais necessidades e demandas. Supermercados, farmácias, padarias, restaurantes, praças, academias de ginástica, lanchonetes e um hospital ou posto de saúde são o básico para facilitar a sua vida.

Se o bairro contar com shopping centers, lavanderias, hortifrútis, bares, pubs, feiras, cinemas, locadoras, lojas de conveniência e demais negócios do gênero, melhor ainda! Isso vai evitar que você precise de carro ou de transporte púbico para fazer as coisas que precisa e manter uma boa qualidade de vida para a sua família.

Busque proximidade com o trabalho

O trabalho exige deslocamentos em bases diárias e, por isso mesmo, estar próximo do seu emprego vai economizar horas preciosas de trânsito para você e seu cônjuge, se for o caso. Se isso não for possível, busque ao menos um bairro que tenha boas vias de acesso e conte com estações de trem ou metrô, que são transportes usualmente mais velozes, especialmente nas grandes cidades.

Se você já tiver filhos em idade escolar, as distâncias para as respectivas instituições de ensino também precisam entrar nessa equação. Os pequenos são mais suscetíveis a mudanças, e estar longe das escolas pode impactar negativamente na sua adaptação.

Não abra mão da segurança na hora de alugar um imóvel

Outro ponto relevante na hora de alugar um imóvel é a segurança. Em tempos de crise e diminuição das vagas no mercado de trabalho, os níveis de criminalidade estão, infelizmente, crescendo a cada dia, especialmente nos grandes centros urbanos.

Para saber se a região é perigosa, você pode usar a internet para fazer pesquisas em busca de dados oficiais e eventuais notícias sobre o tema na mídia. Ir ao bairro por diversas vezes, de dia e à noite, incluindo finais de semana, ajuda a trazer uma boa perspectiva das adjacências. Se houver um posto policial, nada impede que você entre e peça informações.

Gostou deste conteúdo? Siga a IBAGY Imóveis nas redes sociais para acompanhar outras dicas como estas!