As pessoas se acostumaram a chamar as grandes metrópoles de “selvas de pedra”, como se nessas cidades a cor cinza do cimento fosse obrigatoriamente o tom que deve predominar, não havendo espaço para a natureza e qualidade de vida, por exemplo.
No entanto, esse pensamento vem mudando. Arquitetos, paisagistas, engenheiros e urbanistas estão dando mais espaço para o verde em seus trabalhos, pois morar em um ambiente que possui harmonia com a natureza faz bem à saúde.
Se você quer entender mais sobre o tema, basta ler este artigo até o final. Vamos lá?
Natureza e qualidade de vida afetam positivamente a saúde mental
Um estudo realizado por cientistas ingleses mostrou que morar perto de áreas verdes contribui para diminuir a incidência de problemas relacionados à saúde mental, como depressão e ansiedade, por exemplo. No estudo, os cientistas demonstraram que os benefícios de viver próximo à natureza duram muitos anos, inclusive depois que o morador deixa esses locais.
A mesma pesquisa mostra que viver em lugares que não oferecem qualquer possibilidade de ter contato com áreas verdes afeta negativamente a saúde mental dos moradores. Portanto, natureza e qualidade de vida estão interligadas.
Meditação
Outra sugestão é a prática da meditação ativa. Você já deve ter ouvido falar dos inúmeros benefícios da meditação, não é mesmo? Na meditação ativa, o praticante direciona sua atenção para o ambiente ao seu redor. Exemplo: contemplar o verde das árvores ou ouvir atento o canto dos pássaros, sem julgar essas informações, apenas observando-as.
Caso você esteja com dificuldades para começar a meditar, opte pela prática em grupo. O Centro de Estudos Budistas Bodisatva organiza meditações coletivas em diversos pontos da cidade. Você pode acompanhar a página dessa organização no Facebook para não perder um encontro próximo a você. Além dele, outro grupo de meditação é o JoaquiNamente
Áreas verdes estimulam o convívio social
A tecnologia é fascinante. Atualmente é possível assistir a filmes, conversar, jogar e estudar usando apenas um aparelho: o celular. Isso faz com que cada pessoa fique entretida em seu telefone móvel, sem ter interesse no que o outro tem a dizer. Em muitos casos, o diálogo entre pais e filhos é prejudicado.
No entanto, um passeio por um bosque, uma praia ou um parque pode mudar esse cenário e trazer proximidade às pessoas de diferentes gerações. Nesse sentido, Floripa oferece dezenas de opções. A beleza das praias é reconhecida mundialmente.
A proximidade com a natureza favorece a prática esportiva
Nem todas as pessoas gostam de frequentar academias. O ambiente fechado, a música alta e os aparelhos de musculação podem inibir aqueles que estão tentando ter uma vida mais saudável.
Um estudo revelou que a caminhada ao ar livre pode ser tão benéfica quanto as atividades físicas mais intensas. Além das caminhadas, é possível praticar exercícios funcionais nesses locais, como abdominais, flexões de braço e agachamentos.
O Parque da Luz, por exemplo, oferece um local agradável para caminhadas bem no centro da cidade. Outras opções, como o Parque Natural do Morro da Cruz e o Córrego Grande, também podem ser utilizadas para a prática esportiva.
Fazer ioga em uma área verde também pode ser bem mais interessante do que praticá-la na sala de estar, por exemplo. Por isso, dezenas de pessoas se reúnem na Ilha da Conceição para praticar o exercício.
Caso você goste de pedalar, não se preocupe, pois Floripa oferece muitas opções para os ciclistas. Uma dica é seguir a página Pedal Ativo, que lista os melhores pontos da capital para se andar de bike.
Como vimos neste artigo, natureza e qualidade de vida são dois conceitos que estão muito próximos e você deve analisá-los no momento em que estiver escolhendo um imóvel para alugar.
A cidade de Florianópolis é conhecida pelas suas belezas naturais e oferece a chance de unir natureza e qualidade de vida no mesmo endereço. Se você quiser conhecer alguns bairros de Floripa, basta ler este artigo especial que preparamos sobre o assunto!
- Artigo Anterior O que fazer em Palhoça?
- Próximo Artigo Conheça a nova agência Ibagy em Biguaçu