A água é um recurso natural essencial para o mundo e para as pessoas, é importante para as nossas atividades do dia a dia, como tomar banho e cozinhar, e para o desenvolvimento econômico, já que está presente em diversos processos industriais, na geração de energia e na agricultura, por exemplo. Por muito tempo, foi considerada um bem infinito, mas essa história está mudando. Por isso, é preciso se conscientizar sobre a importância de economizar água. Separamos algumas dicas para ajudar você a fazer a economia de água na sua casa, adotando hábitos simples.

 

Sem tempo para ler? Ouça o post:

 

1 – Não demore no banho

 

Essa dica parece clichê, mas os minutos a mais que você passa no banho podem representar uma quantidade enorme de água utilizada. O ideal é tomar banhos rápidos, que durem o tempo necessário para a higienização. Outra dica é desligar o chuveiro ao lavar o cabelo e se ensaboar.

 

2 – Feche a torneira ao escovar os dentes

 

Não tem por que deixar a torneira aberta se você não está usando, não é? Por isso, mantenha a torneira fechada enquanto você escova os dentes.

 

3 – Lave o máximo de roupas de uma vez

 

A máquina de lavar também costuma utilizar bastante água, por isso, a dica é acumular mais roupas para fazer a lavagem com a máquina cheia. 

 

4 – Não lave as calçadas com a mangueira

 

Se você mora em casa, essa dica é para você. Será que vale mesmo a pena (e o gasto) utilizar uma mangueira para lavar a calçada? Afinal, a sujeira presente ali pode ser retirada com uma vassoura, e a qualquer momento pode chover e você terá desperdiçado água por nada. Por isso, o ideal é retirar esse hábito pouco consciente da sua rotina.

 

5 – Instale uma descarga com válvula de duplo acionamento

 

Esse sistema possibilita que a descarga libere água no vaso sanitário de acordo com a necessidade. Afinal, não faz sentido e é um grande desperdício usar sempre a mesma quantidade de água na descarga. Se puder, utilize esse sistema no seu banheiro, ele pode ser instalado em descargas de parede ou em caixas acopladas.

 

6 – Fique de olho nos vazamentos e conserte o quanto antes

 

Infiltrações e vazamentos resultam em um grande desperdício de água, além de aumentar consideravelmente a sua conta no fim do mês. Por isso, fique de olho em alguns sinais de que esses problemas estão acontecendo, como: goteiras, manchas na parede, mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor. Se notar algum deles, procure um profissional especializado para consertar o vazamento o quanto antes.

 

7 – Conscientize a sua família e os seus vizinhos

 

Fazer a sua parte é muito importante, mas os resultados são ainda mais efetivos quando todos se conscientizam sobre a importância de economizar água. Então, que tal conversar com as pessoas da sua família e com os seus vizinhos e incentivá-los a incluir essas ações no dia a dia deles também? 

 

Gostou das nossas dicas? Então, comece a colocá-las em prática na sua casa. Além dos benefícios para o meio ambiente, lembre-se de que essas ações também ajudam a reduzir o valor da sua conta de água. Além disso, atualmente, já existem diversos imóveis e condomínios inteligentes, com sistemas sustentáveis que colaboram para a economia de água. Nós temos alguns imóveis assim para alugar aqui na Ibagy. Fale com um dos nossos consultores e more em um lugar pensado para o futuro.