Você entende das leis que envolvem um contrato de moradia? Sabe quais são todos os seus direitos? Sabe quais são todas as obrigações do proprietário? Entende perfeitamente como funciona o processo de rescisão de contrato?

 

Se você respondeu NÃO para alguma das perguntas acima, tome cuidado na hora de alugar um imóvel sem uma imobiliária dando suporte entre você e o proprietário, ok?

Pense o seguinte: estamos falando de um lugar para morar.
Para alguns, esse momento é a realização de um sonho; para outros, uma mudança para um lugar melhor ou uma cidade nova. Não importa o motivo, o que está em jogo é o seu conforto, segurança e tranquilidade.

Se você está cogitando a ideia de fazer essa parceria diretamente com o proprietário, é muito importante que você tenha um advogado para ajudá-lo nessa jornada para diminuir o risco de sofrer algum calote ou ter muita dor de cabeça. Recomendamos, no mínimo, um advogado, pois as questões burocráticas que envolvem o processo de aluguel são extensas.

Quem entende, de fato, de todas as perguntas que fizemos lá em cima e ainda dá total suporte e segurança para o proprietário e para o inquilino é a imobiliária.

Para que tudo isso fique mais claro, segue abaixo uma lista com os motivos para você não alugar sem imobiliária.

 

Dores de cabeça desnecessárias

 

Dentro da relação entre inquilino e proprietário podem haver diversos tipos de discussões que envolvem reajuste de aluguel, reformas e obras que o imóvel pode precisar, pagamento atrasado e outras questões.

Com uma imobiliária, boa parte dessas questões já ficam definidas antes do fechamento do contrato. Na Ibagy, o processo já começa com a vistoria precisa do imóvel, definição das garantias de locação para ambos os lados, auxílio jurídico e, por fim, o fechamento de um contrato com regras claras e bem definidas.

Se mesmo assim houver algum conflito, você terá auxílio de um especialista que vai indicar qual o procedimento correto e intermediar a situação entre proprietário e inquilino.

 

  • O proprietário pode fazer exigências inviáveis nos contratos diretos com o inquilino

 

Já que a contratação do imóvel acaba sendo feita diretamente com o inquilino, o proprietário acaba assumindo o controle sobre todas as decisões e exigências do imóvel. Muitas vezes, essas exigências, por não ter uma imobiliária experiente orientando em todo o processo, podem ser absurdas na visão do inquilino. Exigências, como proibir crianças, visitas etc. que, às vezes, não possuem um motivo racional, podem deixar muitos interessados frustrados ou até mesmo dar muita dor de cabeça para quem aceita conviver com isso.

 

  • Risco de sofrer um calote

 

Nunca se sabe, de fato, a índole de todas as pessoas. Como vemos em diversos noticiários, podem existir golpes de formas que até parecem impossíveis de acontecer.

Imagine você vendo um anúncio de um imóvel. Ele é exatamente do jeito que você precisa. Você entra em contato, e o proprietário pede uma taxa de reserva para garantir o imóvel para você, já que ele está em condições excelentes e outras pessoas podem contratá-lo antes. Você transfere a quantia solicitada e, depois, nunca mais encontra a pessoa: aí você descobre que foi vítima de um golpe.

Agora um outro cenário seria você buscando um imóvel junto de uma imobiliária de confiança, que já está há quase 50 anos no mercado, como a Ibagy, tendo total segurança e clareza sobre os processos e sabendo como proceder quando você se interessar por um imóvel até o momento de apertar as mãos.

 

  • Falta de agilidade

 

Quando algum problema acontece com o imóvel alugado, a única pessoa que pode resolver é o proprietário. Talvez ele não seja uma pessoa totalmente disponível ou até mesmo não more perto e, por esse motivo, leve tempo para que o problema seja solucionado. Além da questão “tempo”, o proprietário pode não ser uma pessoa de fácil relacionamento que busca o bom senso e o diálogo para chegar a uma solução.

Com uma imobiliária, qualquer problema é atendido diretamente pelos especialistas com experiência nesse mercado, o que agiliza o processo e diminui conflitos.

Além desses pontos que levantamos sobre riscos, você que está buscando alugar um imóvel deve priorizar o seu conforto, segurança, tranquilidade e paz. Você não vai querer entrar num novo lugar sabendo que pode ter muitos problemas para enfrentar que poderiam ter sido evitados desde o início.

 

Nós, da Ibagy, além de estarmos há quase 50 anos no mercado e possuirmos 5 agências, temos estilos diferentes de locação para atender todo tipo de pessoa.

Se você tem um perfil mais tradicional, que prefere contar com o suporte de um fiador, nós fazemos isso para você com atenção, agilidade e segurança.

Se você prefere fazer um contrato sem fiador e pelo cartão de crédito, adivinha? A gente também pode ajudar.

 

Se você quiser saber mais informações sobre alugar ou não um imóvel com a ajuda de uma imobiliária, você pode conferir a matéria que fizemos no NCS clicando aqui!