Tem horas que parece que o dono da sua casa é o seu animal de estimação? Seu cachorro usa mais o sofá do que você e escolhe a hora do passeio e seu gato decide a hora que você deve acordar? Então, não tem mais jeito: você precisa alugar um imóvel friendly, ou seja, um imóvel que permita animais e no qual eles vão se sentir bem (e poderão continuar mandando na casa!).
Não consegue ler agora? Ouça aqui:
Encontrar um imóvel pet friendly não é uma tarefa tão difícil, principalmente porque cada vez mais pessoas possuem um bichinho, o que leva ao crescimento do número de casas e apartamentos desse tipo. E como a “opinião” do seu bichinho de estimação também deve ser considerada na hora de alugar um imóvel, é importante saber o que levar em conta no momento da escolha.
Mesmo quando os pets são permitidos, o imóvel pode não ser adequado para eles. Por isso, separamos alguns pontos que você deve considerar nessa busca.
Em primeiro lugar: conheça as regras do condomínio
O primeiro passo é se informar sobre o lugar onde você deseja morar, principalmente se for um condomínio. Além de confirmar se o local se trata de um imóvel pet friendly, é importante conhecer as regras, que podem variar de um condomínio para outro.
Além disso, confirme com a imobiliária se o proprietário aceita pets no imóvel alugado. Com essas informações, fica mais fácil decidir se aquele é o lugar ideal para você e para o bem-estar do seu bichinho.
O que um imóvel pet friendly precisa ter
Após se informar sobre as regras do condomínio, é hora de focar nos detalhes do imóvel, para confirmar se o local é adequado para o seu pet. Listamos algumas características importantes para observar em um imóvel pet friendly.
Áreas comuns e de convivência pet friendly
Um dos pontos principais ao escolher um imóvel pet friendly é avaliar as áreas comuns do condomínio. Existem espaços nos quais os moradores podem frequentar com seus pets e que são usuais nesses condomínios, como:
- pet play: espaço com brinquedos e obstáculos;
- agility dog: espaço para fazer treinamentos e corridas com cachorros;
- pet care: espaço semelhante a um pet shop, para os cuidados com a higiene.
Além disso, avalie se a localização do condomínio é propícia para os passeios diários. No caso dos cachorros, esse é um detalhe muito importante e que não pode ser deixado de lado.
Espaços de circulação internos
Mesmo com os passeios nos ambientes externos, os pets também precisam se sentir livres dentro do apartamento ou casa. Por isso, é importante que o imóvel pet friendly tenha espaços de circulação, nos quais os animais possam se sentir bem, enquanto seus tutores saem ou realizam outras atividades.
Nesse sentido, veja o que considerar de acordo com o animal de estimação que você tem:
- cachorros: eles costumam se dar bem em casas ou apartamentos, mas é importante avaliar se ele vai ficar muito tempo sozinho enquanto você trabalha, por exemplo, pois cães precisam de movimento e interação social;
- gatos: se dão superbem em apartamentos, mesmo quando estão sozinhos, pois são independentes e aproveitam todo o espaço, inclusive estantes, armários e prateleiras.
Decoração e piso adequados
O mais indicado para um imóvel pet friendly é o piso vinílico, que diminui as chances de os animais escorregarem e se machucarem. Além disso, é a opção mais fácil de limpar, o que facilita muito a sua rotina.
A decoração também faz a diferença na hora da escolha, principalmente se o imóvel que você está pensando em alugar é mobiliado. Veja como são os móveis e como estão dispostos nos ambientes para evitar problemas com o proprietário por causa de arranhões ou mordidas.
Além disso, depois de alugar, considere investir em arranhadores para os sofás, caso você tenha gatos, e outros itens específicos para evitar que os móveis sejam danificados pelos pets.
Dicas para a adaptação do seu pet no novo ambiente
Depois de você ter escolhido seu imóvel pet friendly, considerando os pontos que citamos anteriormente, é importante tomar alguns cuidados para adaptar o pet ao novo ambiente. Separamos algumas dicas para ajudar você nesse momento.
Adaptação de cachorros
- Mantenha a calma ao organizar sua mudança, pois os cães são ótimos em perceber as emoções do tutor e podem ficar estressados também.
- Mantenha os horários de rotina do seu cãozinho, como a hora de comer e de passear.
- Mesmo que você queira comprar itens e brinquedos novos para ele, mantenha os antigos para facilitar a mudança de ambiente.
- Fique um tempinho sem lavar a caminha ou as cobertas dele, pois sentir o cheiro da antiga casa ajuda na adaptação.
Adaptação de gatos
- Mantenha objetos da sua antiga casa, como a caminha, o arranhador e até mesmo alguns itens da decoração pelos quais ele costumava “passear”.
- Enriqueça o ambiente com tocas, caixas e outros brinquedos e acessórios para gatos, que farão ele se sentir mais confortável.
- Instale telas de proteção nas janelas e varandas, caso esteja mudando para um apartamento, e verifique se não há espaços no muro pelos quais ele possa passar, caso mude para uma casa.
- Considere o uso de feromônios artificiais, que imitam o odor que o seu gato deixa no ambiente quando está confortável. Em Florianópolis, você pode encontrar esse item em lojas especializadas em pets, como a Petz e a Cobasi.
Encontre um imóvel pet friendly na Ibagy
Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher um imóvel pet friendly, que tal contar com a ajuda da Ibagy? Temos diversos imóveis disponíveis para alugar com essa característica, e um desses pode ser o novo lar perfeito para você e para o “verdadeiro inquilino”: o seu bichinho de estimação, claro.
Além disso, durante a busca, você pode contar com os nossos consultores de locação, para esclarecer dúvidas e ajudar você a encontrar o lugar certo. Clique aqui, entre em contato com a gente e alugue um imóvel pet friendly com a Ibagy.
- Artigo Anterior O que fazer em Palhoça?
- Próximo Artigo Conheça a nova agência Ibagy em Biguaçu