Na hora de alugar um imóvel, muitas pessoas se preocupam com a garantia exigida pela imobiliária. O fiador é a modalidade mais utilizada nos contratos de locação, mas é difícil achar alguém para assumir esse papel. Para facilitar essa missão, separamos aqui três maneiras para você alugar um imóvel sem fiador.
Não consegue ler agora? Ouça aqui:
1 – Use o serviço de seguro fiança
O seguro fiança é uma das opções para alugar um imóvel sem fiador. Nesse caso, o inquilino deve procurar uma instituição financeira que ofereça o serviço e contratar uma apólice que terá o proprietário do imóvel como beneficiário. Se houver inadimplência, as despesas são pagas por meio do seguro.
Além do aluguel, os proprietários podem exigir a inclusão de outras despesas no seguro fiança. Entre elas estão a taxa de condomínio, IPTU e até mesmo gastos com ação de despejo, se necessário. O valor do seguro geralmente equivale a dois ou três meses de aluguel e pode ser parcelado em até 12 vezes.
2 – Escolha entre múltiplas opções de pagamento com a CredPago
Com a garantia CredPago, você também pode alugar um imóvel sem fiador. Para isso, basta apresentar seus dados pessoais para a análise de crédito.
Essa análise é feita de forma rápida e todo o processo de contratação do serviço pode ser feito totalmente on-line. Se o seu cadastro for aprovado, os termos do contrato com a CredPago são enviados para o seu e-mail para leitura e aceite.
Além disso, é possível escolher entre múltiplas opções de pagamento: boleto, TED, PIX e até dois cartões de crédito.
3 – Conheça o título de capitalização
Para utilizar essa garantia, o inquilino adquire um título de capitalização. Ele poderá ser usado como pagamento em caso de inadimplência.
O título de capitalização é um produto vendido por uma seguradora e o valor gasto nele ficará parado por um prazo predeterminado em uma conta da seguradora. O custo do título depende do valor do aluguel e outros encargos, como IPTU e condomínio.
Se o inquilino cumprir com suas obrigações, poderá resgatar todo o valor no término do contrato de aluguel. Além disso, também pode participar de sorteios, como em todo título de capitalização.
Bônus: caução hipotecária
Além das três opções anteriores, que são as mais comuns, também é possível alugar um imóvel sem fiador utilizando a caução hipotecária. Nesse caso, a garantia locatícia é dada por meio da hipoteca de um imóvel.
O imóvel fica vinculado ao contrato de aluguel e poderá ser penhorado caso ocorra inadimplência por parte do inquilino. Para optar por essa garantia, o inquilino deve apresentar a escritura pública do imóvel quitado, para que a hipoteca seja realizada diretamente no cartório e registrada na matrícula do imóvel dado em garantia.
Se não houver nenhum débito relativo à locação, na rescisão do contrato de aluguel será emitida uma carta para dar baixa na hipoteca no cartório de registro de imóveis e liberar o imóvel da restrição.
Essas são algumas opções para quem deseja alugar um imóvel sem fiador. Apesar de terem um custo, a praticidade e a agilidade dessas opções de garantia facilitam a locação.
O ideal é avaliar qual delas é mais adequada para o seu perfil e verificar com cuidado e antecedência as suas exigências. Além disso, lembre-se: as garantias podem variar de acordo com a imobiliária e nem todas estão disponíveis a todos os candidatos a inquilino.
Aqui na Ibagy, imobiliária com 52 anos de experiência, você encontra as melhores e mais seguras opções de garantias. A mais utilizada pelos nossos clientes é a CredPago, pela rapidez e facilidade na análise de crédito e pela segurança que proporciona a ambas as partes envolvidas no contrato de aluguel.
Então, você já sabe: para alugar um imóvel sem fiador, clique aqui e fale com um dos nossos consultores.
- Artigo Anterior Conheça a nova agência Ibagy em Biguaçu
- Próximo Artigo Por que investir em Biguaçu?