Imobiliária Ibagy

Na hora de alugar um imóvel uma coisa na qual muitas pessoas se preocupam é com a garantia solicitada pela imobiliária. O fiador é uma das figuras mais utilizadas nos contratos de locação de imóveis, no entanto achar alguém para assumir esse papel é difícil e em alguns casos, constrangedor. Pensando em facilitar essa missão para quem precisa morar de aluguel, fizemos esse post com três maneiras para você alugar um imóvel dispensando a necessidade de um fiador.

 

  • Utilize um serviço de seguro-fiança

 

Esse serviço é oferecido pelas seguradoras e é uma boa opção para quem não quer correr atrás de fiador. Para contratar esse serviço, o inquilino precisa procurar a imobiliária e apresentar a documentação necessária, como comprovantes de renda e documento com foto. O cadastro passa por uma análise que demora em torno de uma hora, e para aderir ao serviço o inquilino precisa desembolsar mensalmente uma taxa que varia de 10% à 15%. Além disso o valor não é reembolsado no final do contrato.

 

  • Use o cartão de crédito como garantia

 

O serviço de garantia locatícia por cartão de crédito é oferecido pela empresa CredPago. Trata-se de uma nova modalidade onde o inquilino só precisa apresentar dados pessoais para a análise que é feita em menos de 1 minuto. Todo o processo de contratação do serviço é feita de forma rápida e totalmente online.

 

Se não aprovado na primeira análise, o inquilino ainda tem a possibilidade de apresentar dados e fatura do cartão de crédito para que seja realizada uma análise mais específica e que leva menos de 15 minutos.

 

Para adquirir essa garantia, o inquilino precisa pagar uma taxa anual que varia de 8% a 10% conforme serviço oferecido na imobiliária. As taxas podem ser parceladas em até 12 vezes no cartão de crédito, o que torna o serviço bem mais prático e acessível.

 

  • Conheça o título de capitalização

 

O título de capitalização, dentre as opções apresentadas, é a mais cara podendo custar até 15 vezes o valor do aluguel. Ela é semelhante ao caução. Para utilizar esse tipo de serviço, o inquilino precisa procurar uma empresa específica e com credibilidade para emitir o título. O valor do título irá variar conforme exigências da imobiliária ou do proprietário do imóvel assim assegurando pagamentos em caso de inadimplência ou débitos.

 

Para inquilinos, o ponto positivo de optar pelo título de capitalização está no fato de não necessitar de terceiros para comprovar renda. Além disso, o processo costuma ser bem rápido e com renovação automática a cada doze meses. Ainda se precisar, é possível vender o título para outra pessoa que conseguirá realizar o resgate do valor  no final do período de validade do título.

 

Essas são algumas opções para quem deseja locar um imóvel sem precisar correr atrás de um terceiro. Apesar de essas opções possuírem um custo, a praticidade e agilidade compensam. Vale a pena você pesquisar e entender dentre as opções de aluguel sem fiador, qual é a mais prática e que cabe no seu orçamento. Faça um planejamento financeiro para alugar sua casa.

 

Se você está procurando um imóvel para alugar, te convidamos a utilizar o simulador de locações para descobrir qual é o valor do imóvel ideal para você. Se preferir, você ainda pode entrar em contato com nossos consultores para esclarecer suas dúvidas.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!