surf em Florianópolis

Florianópolis tem um litoral extenso e variado, com praias para todos os gostos, inclusive para os surfistas. De amadores a profissionais de campeonato, o surf em Florianópolis marca presença durante todo o ano.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

 

Você mora, vai morar ou pretende visitar Floripa e quer saber quais as melhores praias para surfar? Então, você vai gostar da lista que preparamos. Veja, agora, quais são as praias de Floripa ideais para os amantes do surf.

 

Praia Mole

praia mole, surf em Florianópolis

”A vida é dura, mas a praia é mole”: esse é o lema da Praia Mole, localizada no Leste da Ilha. É uma das praias mais famosas de Floripa, com quase 1 km de faixa de areia. Costuma ser muito movimentada e é um dos principais pontos para surf em Florianópolis, por ficar em mar aberto e ter ondas fortes.

Foi na Praia Mole que Gabriel Medina, um dos surfistas mais famosos do mundo, ganhou seu primeiro campeonato mundial, em 2009. Além disso, costuma receber muitos turistas e campeonatos todos os anos.

 

Praia Brava

praia brava

Com areia fofa e águas cristalinas, o nome dessa praia não engana: a Praia Brava, no Norte da Ilha, possui ondas fortes, excelentes para o surf em Florianópolis. É um verdadeiro paraíso para os surfistas, pois, ali, é possível treinar algumas manobras mais arriscadas com a prancha. Porém, é importante evitar a prática do esporte se o mar estiver de ressaca.

Para completar, ao longo de toda extensão da praia, há uma ciclovia e diversos quiosques para deixar seu dia na praia ainda mais agradável.

 

Praia do Campeche, Praia da Joaquina e Praia do Morro das Pedras

joaquina

Juntamos essas três praias em um item só, pois elas se misturam e se complementam. Isso mesmo, a Praia do Campeche, a Praia da Joaquina e a Praia do Morro das Pedras formam uma faixa de terra de mais de 3 km sem uma divisão clara entre elas.

No local, a maneira como o vento acerta o mar forma ondas constantes, motivo pelo qual se tornaram queridinhas dos surfistas. Além disso, diversos campeonatos de surf também são realizados por lá.

 

Praia do Moçambique

Uma praia para tirar o fôlego de quem visita ou pretende praticar surf em Florianópolis: a Praia do Moçambique tem 13,5 km, incluindo uma reserva florestal no meio. Essa praia é conhecida por ter bancos de areia e, claro, pelas ondas perfeitas para as manobras dos surfistas.

Porém, temos uma dica muito importante para você, surfista: leve sua roupa de neoprene (ou roupa de borracha), porque a Praia do Moçambique também é conhecida pela sua água gelada.

 

Bônus: Guarda do Embaú, em Palhoça

surf em Florianópolis

Para completar a nossa lista, resolvemos ir além de Florianópolis, afinal, Palhoça, cidade vizinha da capital, também tem uma praia excelente para a prática do surf: a Guarda do Embaú. O local é um verdadeiro paraíso dos surfistas, por conta das suas belas ondas. 

Para confirmar o sucesso do local, a Guarda do Embaú está na lista das nove praias que formam a Reserva Mundial de Surf.

 

Acerte na onda: aplicativos para monitorar o mar

Agora que você já sabe quais as melhores praias para o surf em Florianópolis, também deve saber que nem sempre o mar está para peixe, ou melhor, para surfar. Por isso, saber a previsão dos ventos e das ondas é fundamental. 

Atualmente, existem diversos sites e aplicativos que mostram todas as informações sobre as principais ondas e as condições climáticas das praias próximas de você. Separamos alguns deles para você baixar e não correr o risco de perder um dia de surf.

  • Wind Guru: um site completo que traz a previsão das ondas, dados sobre a velocidade e a direção do vento e informações sobre a temperatura do mar. Apesar de não ser focado exclusivamente no surf, ele mostra tudo que você precisa saber sobre o mar.
  • Broou Cast: aplicativo que traz todas as informações que você precisa para um dia de surf, de um jeito leve e com muito bom humor. Entre as informações, estão detalhes sobre vento, ondulação, temperatura da água, condições do tempo, maré e horários do nascer e do pôr do sol. Está disponível para iOS ou Android.
  • Waves: site sobre ondas do portal Terra, ótimo para quem está iniciando no surf e ainda não entende muito bem os termos básicos sobre as condições das ondas. Ele explica, de forma detalhada e clara, como estão as condições de surf de um local e todas as informações são atualizadas diariamente, com imagens.

Gostou das nossas dicas de praias para praticar surf em Florianópolis? Se, além de visitar e surfar, você ficou com vontade de conhecer um pouco mais sobre alguma delas e, quem sabe, até morar na região, a Ibagy pode ajudar você. 

Temos 52 anos de experiência no mercado imobiliário da região e imóveis disponíveis para alugar em diversas praias de Floripa. Clique aqui e entre em contato com a gente.

  • Por que morar nos Ingleses?
  • Ibagy, desde sempre o lugar certo
  • Ibagy com você desde sempre