Agitadas, tranquilas, para surfar, para levar as crianças: Florianópolis tem praias para todos os gostos. Elas formam um litoral extenso e variado, mas todas têm algo em comum: a beleza. Por isso, é difícil dizer qual é a mais bonita, mas resolvemos arriscar. Veja, agora, o nosso top 10 e descubra qual delas nós escolhemos como a praia mais bonita de Florianópolis. Será que você vai concordar com a gente?
Não consegue ler agora?
Ouça aqui:
10 – Praia Brava
Em décimo lugar, está a Praia Brava, no Norte da Ilha. Com areia fofa e águas cristalinas, é uma excelente opção para quem busca um mar com boas ondas para surfar. Ao longo de toda extensão da praia, há uma ciclovia e diversos quiosques, que tornam a Brava um bom lugar para praticar atividades físicas ou relaxar. Porém, como o mar dessa praia tem ondas mais fortes, é preciso ter cuidado redobrado ao entrar no mar, principalmente em relação às crianças.
- Dica da Brava: próximo à praia, fica o Mirante da Praia Brava, local que vale a pena fazer uma parada para tirar fotos e observar a vista.
9 – Praia do Forte
A nona posição do nosso top 10 ficou para uma praia cuja beleza vai além da areia e do mar: ela faz parte da história de Florianópolis. Essa é a Praia do Forte, localizada no Norte da Ilha e sede da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, construída para fazer a guarda da Ilha. Para ter acesso ao mar de poucas ondas e águas cristalinas da Praia do Forte, é necessário fazer uma pequena trilha, que leva em torno de 2 ou 3 minutos. O local é lindo e agrada diversos perfis: para quem prefere o agito, a praia tem um trecho mais movimentado, com restaurantes e bares; para quem prefere a calmaria, basta caminhar um pouco para encontrar um trecho de mar praticamente vazio.
- Dica do Forte: antes ou depois de curtir a praia, vale a pena visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa que, além de ser um local superinteressante, também proporciona uma bela vista da região.
8 – Praia do Matadeiro
A Praia do Matadeiro, no Sul da Ilha, é pequena, mas sua beleza é enorme. Possui um visual incrível, com natureza preservada. É uma praia mais calma, muito visitada por surfistas ou por quem busca locais tranquilos. O mar tem ondas, mas é excelente para um banho refrescante. Para chegar até lá, é preciso fazer uma trilha fácil, com percurso parcialmente cimentado, que começa na Praia da Armação e leva cerca de 20 minutos.
- Dica do Matadeiro: se você gosta de trilhas, além de fazer o pequeno e fácil caminho que leva até o Matadeiro, também pode começar uma caminhada por esse local para chegar a outra praia linda: a Lagoinha do Leste.
7 – Praia dos Ingleses
Uma das mais famosas de Floripa, a Praia dos Ingleses é bem extensa e costuma ser bem movimentada durante o ano todo, principalmente no verão. Está localizada no Norte da Ilha, no bairro que leva o mesmo nome e conta com muitas opções de comércios, restaurantes, bares e casas noturnas, além de receber festividades locais, como a tradicional pesca artesanal da tainha. Seu mar de águas cristalinas agrada todos os públicos: famílias com crianças e idosos, em trechos onde a maré é mais calma, e surfistas, onde as ondas são mais fortes.
- Dica dos Ingleses: fique de olho nas condições de balneabilidade da praia, porque, dependendo do período do ano, pode haver trechos impróprios para banho. No site do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, é possível ver dados precisos e atuais sobre a situação.
6 – Praia Mole
”A vida é dura, mas a praia é mole”: esse é o lema da nossa sexta colocada no top 10 das praias mais bonitas de Florianópolis. A Praia Mole, localizada no Leste da Ilha, é linda, possui restinga ao seu redor e, quando o vento favorece, é o local escolhido por pessoas que pulam de parapente. Costuma ser muito movimentada e é uma das praias preferidas dos surfistas, por ficar em mar aberto e ter ondas fortes.
- Dica da Mole: ao lado da Praia Mole, está localizada a Praia da Galheta, onde o nudismo ou naturismo é permitido e opcional. O local tem um visual espetacular e vale a pena conhecer.
5 – Praia da Lagoinha do Norte
Localizada no extremo norte de Florianópolis, a Praia da Lagoinha do Norte é muito procurada por famílias com crianças que desejam aproveitar um mar mais calmo. A praia tem águas cristalinas, quentes e ondas fraquinhas e há alguns bares e restaurantes próximos. Também costuma ser muito frequentada por argentinos e uruguaios, que adoram a simplicidade dos pescadores locais e o mar tranquilo.
- Dica da Lagoinha do Norte: se você quer relaxar, curtir um dia de sol tranquilo e observar peixinhos no mar, essa é a praia perfeita. Quando as condições do vento estão ideais, o mar fica ainda mais lindo e transparente.
4 – Praia de Jurerê e Jurerê Internacional
A quarta colocada do nosso top 10 é uma das melhores praias de Florianópolis (para visitar e para morar): Jurerê. É a mais famosa da cidade, fácil de chegar, com mar tranquilo e cristalino e ótima infraestrutura ao redor, com restaurantes e beach clubs famosos. O bairro de Jurerê é dividido em duas partes, apesar de a praia ser a mesma: do lado direito, é mais comum encontrar hotéis, casas e famílias, local chamado de Jurerê Tradicional. Do lado esquerdo, as ruas são repletas de mansões, na área conhecida como Jurerê Internacional.
- Dica de Jurerê: vale a pena curtir uma festa nos principais beach clubs do local, como o P12 Parador Internacional, conhecido pelos grandes eventos, e o Cafe de la Musique, uma das casas noturnas mais sofisticadas do Brasil.
3 – Praia da Joaquina
Chegamos no pódio das praias mais bonitas de Florianópolis. Em terceiro lugar, quem leva a medalha de bronze é a Praia da Joaquina: linda, com águas transparentes, localizada no Leste da Ilha. Ela tem dunas, ondas fortes para os surfistas e, dependendo das condições do mar, trechos mais calmos para quem está com crianças. O local costuma receber muitos campeonatos de surf e conta com o apoio de guarda-vidas. Há vários restaurantes e bares por perto e, do lado esquerdo da praia, há algumas pedras, onde as pessoas se reúnem para tirar fotos e assistir ao espetáculo do pôr do sol de uma vista privilegiada.
- Dica da Joaquina: quem gosta de praticar sandboard, pode aproveitar para conhecer as dunas da Joaquina, que ficam um pouco antes da chegada à praia.
2 – Praia da Lagoinha do Leste
Em segundo lugar, ganhando a medalha de prata das praias mais bonitas de Florianópolis, está a Lagoinha do Leste: localizada no Sul da Ilha, com areia larga e branquinha, dunas, lagoa e cachoeiras em meio à Mata Atlântica preservada. A praia é um verdadeiro paraíso de tranquilidade, ideal para quem procura um lugar pouco movimentado para apreciar a natureza. Porém, é um local complicado de acessar, já que só é possível chegar na Lagoinha do Leste de barco ou por meio de trilhas que não são muito fáceis, partindo da Praia do Matadeiro ou do Pântano do Sul, mas a beleza do destino final compensa o esforço.
- Dica da Lagoinha do Leste: o acesso principal à praia pode ser cansativo, então, leve água, vá com calçados confortáveis e use protetor solar.
1 – Praia do Campeche e Ilha do Campeche
O primeiro lugar no pódio, a medalha de ouro e o título de praia mais bonita de Florianópolis vai para a Praia e Ilha do Campeche! O acesso à Ilha é feito de barco e, por lá, não importa a direção do vento ou a corrente marítima, o mar é sempre transparente e tranquilo. Em frente à Ilha, está a Praia do Campeche, que também é linda, com uma extensa faixa de área para curtir o dia ou praticar atividades físicas e ótima infraestrutura. É uma das praias mais conhecidas e movimentadas do Sul da Ilha.
- Dica do Campeche: ao visitar a Ilha, é possível fazer trilhas para ver inscrições rupestres e trilhas subaquáticas para mergulho.
Gostou do nosso top 10 das praias mais bonitas de Florianópolis? Se, além de visitar, você ficou com vontade de morar em alguma delas, a Ibagy pode ajudar você. Temos mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário da região e imóveis disponíveis para alugar em diversas praias de Floripa. Então, acesse nosso site e encontre o lugar certo na praia certa para você!
- Artigo Anterior Maratona Cultural de Florianópolis
- Próximo Artigo Passei na faculdade! Onde morar na Grande Florianópolis?