Imobiliária Ibagy

Definir as cores para casa é uma das tarefas mais desafiadoras de decoração. Afinal, cada cor é responsável por transmitir uma sensação. Logo, é preciso que tal sensação esteja de acordo com a proposta de cada cômodo.

Não sabe por onde começar a escolha das cores? O post de hoje vai ajudar você nessa missão!

As sensações transmitidas por cada tom

Observar as cores mais usadas nos restaurantes é uma ótima forma de comprovar a influência das cores. A forte presença do amarelo, laranja e vermelho nesses ambientes não é em vão: elas são responsáveis por estimular a fome, despertando o apetite e aumentando a compulsividade.

Partindo desse raciocínio, podemos definir uma relação entre algumas cores e o que elas representam, sendo essa uma ótima forma de filtrar as cores ideais para a sua casa.

Azul

A principal associação feita com essa cor é o relaxamento. O azul é responsável por acalmar e aumentar a produtividade. Além disso, é também um ótimo recurso para aumentar visualmente um cômodo pequeno, pois a amplitude também é transmitida pela cor.

Branco

Ligada principalmente à ideia de paz, essa cor também transmite outras sensações, dentre elas a harmonia, renovação e limpeza. Também tem a capacidade de ampliar os espaços.

Amarelo

Estímulo e energia, essas são as palavras que definem a cor. Criam ambientes aconchegantes, com boas vibrações e podem variar entre três tons: suave, esverdeado e vivo.

Laranja

Ligada à criatividade, à comunicação, ao movimento e ao entusiasmo, essa cor transmite energia, além de despertar o apetite e ampliar as sensações de boa energia.

Vermelho

Comumente ligada à paixão e ao desejo, a cor representa força, fortuna e o romance. Deixa os ambientes mais convidativos, aconchegantes e pode ser usada como ponto de destaque.

Verde

Harmonia e tranquilidade são as principais sensações associadas ao verde. Pureza, saúde e equilíbrio também são características do tom, que é muito usado também por quem busca uma cor que estimule a concentração.

Violeta

Muito ligada à espiritualidade, essa cor torna os espaços mais sofisticados. Tons mais escuros tornam ambientes mais luxuosos e tons claros são responsáveis por um efeito delicado e romântico.

Preto

Deixa os ambientes mais sofisticados e íntimos, mas isso está muito relacionado com a forma como a cor é inserida no local. É preciso cuidar para não pesar os ambientes.

Neutro

Como a própria nomenclatura já sugere, é praticamente o coringa das cores. Tons neutros são responsáveis por proporcionar elegância e tranquilidade aos ambientes.

A cor indicada para cada ambiente

Depois de saber o que cada cor transmite é o momento de entender como isso pode ser utilizado em cada cômodo. Ou seja, é preciso ver a função de cada cômodo e quais as cores contribuem para tal.

Sendo assim, áreas como sala de jantar e cozinha ficam bem com cores como o laranja, vermelho e amarelo, pois essas estimulam o apetite. Já a sala de estar, banheiro e quartos devem ter uma cor que proporcione momentos de relaxamento, como o azul e branco. Áreas de trabalho, como o escritório, pedem uma cor que aumente a concentração, como o verde.

É tudo uma questão de unir a sensação transmitida pela cor com a função do ambiente!

Cores para casa que são tendências

Todos os anos algumas cores se destacam e são consideradas tendência, marcando presença em boa parte das decorações ao longo do ano. Para 2017 essas cores são o magenta, o ocre, o verde e o azul. Sendo assim, apostar nessas cores também é uma ótima forma de escolher o tom de cada cômodo.

Há muitas possibilidades na hora de escolher as cores para casa. Essa escolha pode ser feita tanto se baseando no que cada cor transmite quanto nas tendências, pois ambas resultam sempre em ambientes bem decorados.

O post foi útil para você? Já tinha pensado nessa relação entre cores e sensações? Deixe o seu comentário no post!

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!