Imobiliária Ibagy

Quem trabalha em casa sabe da importância da disciplina e, nesse sentido, organizar o home office é fundamental para manter o foco e produzir com qualidade. O trabalho remoto se tornou realidade para muitas pessoas nos últimos tempos, por causa da pandemia e da necessidade de manter o distanciamento social. Muitas empresas, inclusive, já estudam a possibilidade de manter esse método de trabalho após a pandemia ou adotar o trabalho híbrido, com alguns dias de trabalho presencial e alguns a distância.

 

Sem tempo para ler? Ouça o post:

 

Em geral, o trabalho remoto sempre esteve ligado à qualidade de vida, menos tempo no trânsito e maior liberdade com horários. Agora, estudos apontam que o home office também é capaz de aumentar a produtividade. Porém, algumas pessoas ainda enfrentam dificuldades para se manter produtivas e disciplinadas ao trabalhar em casa. As distrações, os afazeres domésticos e maus hábitos, como trabalhar de pijama ou não seguir horários, estão entre os principais obstáculos da boa produtividade no home office.

 

Se você também está enfrentando esse desafio, separamos neste conteúdo 4 dicas práticas e certeiras para você organizar o home office de forma definitiva, ficar longe dessas armadilhas e aumentar a sua produtividade. Boa leitura!

 

1 – Mantenha seu espaço de trabalho organizado

 

Mesmo que em casa você tenha mais liberdade para trabalhar em diferentes ambientes, o ideal é ter um escritório ou um espaço onde você possa se concentrar. Evite trabalhar no quarto, na sala ou na cozinha, onde há mais distrações e circulação de pessoas. Invista em um mobiliário confortável, como uma cadeira que não prejudique sua postura e uma mesa organizada, para que você possa trabalhar por um tempo determinado sem dores ou incômodos. 

 

O espaço do home office deve ser agradável e arejado. Para começar essa organização, tire tudo das gavetas e armários, mantendo apenas o necessário. Em seguida, coloque tudo o que for realmente útil em gaveteiros e arquivos de fácil acesso e identificados. Manter a organização será bem mais fácil se você tiver tudo de que necessita à mão. Além disso, não se esqueça de que seu computador também faz parte do escritório. Mantenha-o igualmente organizado, criando pastas e limpando regularmente a caixa de entrada do e-mail.

 

A organização se torna ainda mais importante se você não tem um ambiente exclusivo para trabalhar em casa. É fundamental organizar o espaço que você vai utilizar meia hora antes de começar a trabalhar. Isso ajuda o seu cérebro a entender que está em um ambiente de trabalho e que ali você precisa se concentrar para desempenhar suas atividades diárias.

 

2 – Crie e siga sua rotina

 

Para quem trabalha em home office, é importante seguir uma rotina com horários rígidos. Acorde todo dia no mesmo horário, tome um bom café da manhã e comece o trabalho pela tarefa mais importante. Tente não adotar o hábito de sair de casa para comer, pois isso costuma consumir muito tempo (sem falar no gasto financeiro!). A dica é deixar refeições pré-preparadas em casa, de preferência, leves e saudáveis. Inclua, também, momentos de lazer na sua rotina e aproveite-os sem culpa, pois eles certamente contribuirão para sua produtividade e seu bem-estar.

 

3 – Evite as distrações

 

Em tempos de smartphones, redes sociais e tantas outras tecnologias, inclusive as que permitem o próprio home office, manter o foco total no trabalho está cada vez mais difícil. Obviamente, não é possível abandonar essas ferramentas que, hoje, são parte fundamental do trabalho. Entretanto, é importante determinar horários fixos para acessá-los, inclusive com tempo de duração. Caso contrário, é fácil perder a noção do tempo.

 

Há muitas técnicas para evitar distrações. Você pode, por exemplo, trabalhar por duas horas e descansar por quinze minutos. O importante é que, durante o horário de trabalho, você se mantenha focado nas suas atividades.

 

4 – Valorize os bons hábitos

 

O trabalho em casa é solitário e, muitas vezes, pode tornar-se entediante. Por isso, é importante incluir no seu dia a dia alguns hábitos que irão motivá-lo. Uma dica é sair de casa pelo menos uma vez por dia. Vá ao mercado, caminhe pelo bairro, tome um ar: manter esses hábitos e aproveitar esses momentos fora de casa faz toda a diferença na sua produtividade. 

 

Outra dica importante é ter um horário fixo para encerrar suas atividades de trabalho. Trabalhar sem parar não vai fazer de você um profissional melhor e mais produtivo. O descanso é tão importante quanto o trabalho em si. Por isso, valorize também seus momentos de relaxamento e uma boa noite de sono, que são os melhores amigos da produtividade.

 

Gostou das nossas dicas? Conhece mais alguma boa prática para organizar o home office e produzir mais e melhor? Deixe seu comentário e enriqueça nosso conteúdo.

 

Além disso, se você ainda não tem um espaço específico para trabalhar em casa e acha que esse ponto vai fazer a diferença na sua rotina, a Ibagy pode ajudar você a encontrar um imóvel que se encaixe na sua necessidade. Entre em contato com os nossos consultores, que vão ajudar você nessa busca.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!