A decoração minimalista para apartamento tem sido bastante requisitada, principalmente por moradores que prezam pela praticidade. Tudo isso porque o estilo busca associar sofisticação e simplicidade, fazendo uso de poucos elementos no ambiente.

Por isso, se você está em busca de inspiração minimalista para a sua residência, não pode deixar de conferir as dicas que preparamos!

Escolha móveis de linhas retas na decoração minimalista para apartamento

Se existe uma característica marcante do minimalismo é a linha reta nos móveis. Nada rebuscado e cheio de detalhes compõem este tipo decoração. Por esse motivo, quando for escolher os móveis prefira os que possuem essa especificidade.

Além de serem mais clean, quando combinados com outras peças que seguem a mesma linha, eles conseguem criar sinergia e dar um toque de elegância ao espaço.

Opte por cores sóbrias ou claras

As cores também são elementos essenciais na decoração minimalista para apartamentos. Assim, como podem ser a personagem principal — base para toda a escolha de móveis e objetos —, elas também servem como coadjuvantes — complementando a harmonia do espaço.

A dica é se você quer simplicidade e sofisticação escolha tons mais sóbrios como o cinza claro, grafite ou claros, como branco, bege e areia. A cor de cimento queimado também é capaz de conferir o resultado desejado.

Destaque alguns objetos

Um dos segredos da decoração minimalista para apartamentos é: deixar tudo organizado. Logo, para manter a organização é preciso priorizar os elementos decorativos, aqueles que de fato são funcionais e não deixam o espaço carregado.

O estilo mais clean na superfície de móveis como racks, armários, mesas de cabeceiras, entre outros, pede alguns destaques. Se o quarto tem apenas uma cama, o guarda-roupa e um espelho grande, é possível colocar uma moldura elegante no espelho e ainda investir nos spots de luz, inserindo bem-estar e conforto ao ambiente.

Já se a sua sala for toda branca (do chão aos móveis), você pode colocar alguns pontos de cor. Um quadro de destaque, almofadas lisas e coloridas e um tapete confortável dão um ar mais alegre ao ambiente, sem deixar a simplicidade de lado.

Ilumine o espaço naturalmente

Mais do que escolher as lâmpadas certas, uma dica preciosa, que deve ser levada em consideração, é a iluminação natural do espaço. Prefira apartamentos com janelas grandes ou claraboias, assim, a luz do dia entra com mais facilidade e você ainda economiza energia elétrica.

Você terá ainda mais destaque no ambiente, se as paredes forem todas brancas. Com certeza, a sensação de conforto será mais palpável e te dará mais possibilidade de investir em objetos diferentes.

Deixe um bom espaço para a circulação

A premissa menos é mais é característica da decor minimalista. Por isso, como já dissemos, não deixe muito objetos e móveis no mesmo espaço. Se o seu apartamento for pequeno e quiser conferir amplitude, invista em grandes vão abertos.

Como fazer isso? Os móveis planejados podem ser um grande aliado, já que eles são projetados especialmente para o espaço. Além disso, prefira a utilização dos espaços aéreos, deixe o chão livre para a circulação. Certos materiais também podem ajudar. Para isso, privilegie a madeira e o mármore.

Criar uma decoração minimalista para apartamento não é difícil. Basta resistir à tentação de colocar muitos elementos no espaço e enchê-lo de cores. Buscar inspiração é uma boa ideia para não errar.

Agora que você já conferiu as nossas dicas, nos diga qual delas você mais gostou. Não deixe também nos contar se vai colocá-las em prática e como pretende fazer a decoração do seu apartamento!