Escolha de uma empresa de mudanças eficiente
Imobiliária Ibagy

Mudar-se para um novo lar é sempre bom, mas também pode gerar bastante trabalho. Esse processo de mudança exige muitos cuidados; desde a separação e organização dos itens até o carregamento e adaptação no novo local, são muitas etapas que precisam ser executadas com atenção e paciência para que tudo ocorra bem.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:


Nessa hora, nada melhor que contar com ajuda especializada, não é mesmo? Ter uma empresa de mudança eficiente, com profissionais responsáveis, pode fazer toda a diferença nesse novo momento. Para ajudar você a avaliar os especialistas, separamos cinco dicas que podem contribuir para a escolha certa. Continue lendo e confira!

1 – Pesquise a reputação da empresa

Reputação da empresa

O mercado de transportes é muito amplo, com muita oferta de prestadores de serviços. Por isso, contar com boas recomendações pode ser um ótimo ponto de partida. Comece com uma boa pesquisa na internet: em sites como o ReclameAqui, por exemplo, é possível conferir as avaliações feitas diretamente pelos clientes.

Avalie alguns pontos, como:

  • pontualidade na entrega;

  • cuidado com os bens transportados;

  • clareza na comunicação;

  • resolução de problemas.

Além disso, peça indicações para amigos, familiares ou vizinhos que já tenham feito mudanças recentemente. Esse tipo de recomendação costuma vir acompanhada de relatos que podem facilitar muito o processo de escolha. É recomendado também fazer uma consulta ao Procon da sua cidade para analisar se há muitas reclamações ou até mesmo processos judiciais contra alguma das suas opções. 

2 – Faça diferentes orçamentos

Orçamentos

Obviamente, o orçamento é um elemento importante na definição de quem vai fazer sua mudança. Geralmente, as empresas visitam sua casa para avaliar o que há para transportar e definir o preço. Em alguns casos, essa visita também pode ser cobrada.

Peça orçamentos detalhados para evitar surpresas com taxas e custos de última hora. Valores muito abaixo do mercado devem ser analisados com cuidado. Também tenha atenção aos pedidos de depósitos antes da execução da mudança, é sempre bom se manter atento para evitar possíveis golpes.

As empresas costumam cobrar mais em algumas situações, como quando é preciso içar móveis que não cabem nos elevadores e escadas ou quando o horário do transporte for mais prolongado. Nesses casos, exija que tudo seja devidamente descrito e se planeje para que esse processo possa acontecer com mais tranquilidade para você e seu bolso.

 

Situação legal da empresa

Mudança envolve transportar bens de valor, não só financeiros, mas também sentimentais e funcionais. Por isso, é fundamental que a empresa contratada tenha registro legal para atuar e que haja compromisso com a segurança de todos os itens. Contar com um seguro, por exemplo, é um diferencial importante, pois cobre prejuízos caso ocorra algum imprevisto, como queda de objetos, colisões ou até furtos durante o transporte.

Além disso, empresas regularizadas costumam ter equipes treinadas, veículos próprios e maior comprometimento com prazos e qualidade.

Para saber como está a situação legal da empresa, avalie os seguintes aspectos: 

  • registro na Junta Comercial ou como MEI;

  • CNPJ regularizado;

  • emissão de nota fiscal;

  • oferta de seguro opcional ou incluso no serviço.

4 – Considere a infraestrutura

Infraestrutura

É interessante checar a infraestrutura da empresa. Tente saber se os caminhões estão em bom estado e se são adequados ao tipo de transporte a ser realizado. Verifique como é a mão de obra e se haverá pessoal suficiente para fazer sua mudança sem atropelos. Checar se os carregadores usam uniforme da empresa também é importante para controlar quem está entrando e saindo de sua casa.

Contar com uma empresa que oferece, além do transporte, serviços, como embalagem de móveis e objetos frágeis, desmontagem e montagem de móveis e o fornecimento de caixas e materiais de proteção também pode ser um importante diferencial para sua mudança.

5 – Exija o registro em contrato

Registro em contrato

Após acertar a contratação, solicite que tudo seja registrado por meio de um contrato. O documento deve descrever aquilo que foi acordado, como o valor do serviço, prazos etc.

Uma boa medida é fazer uma lista de tudo o que será transportado, registrando se há danos como arranhões ou partes quebradas nos seus móveis. Solicite que a empresa vistorie tudo e assine, concordando com o estado dos móveis. Assim, você facilita o ressarcimento por eventuais danos durante o transporte.

Esses são alguns cuidados importantes que você deve ter na hora de escolher uma empresa de mudanças. Seguindo essas dicas, mudar para um novo lar pode ser muito mais fácil e prático. 

Além da escolha da empresa de mudanças, outro aspecto que pode influenciar diretamente na tranquilidade da sua mudança é ter uma imobiliária de confiança ao seu lado. Contar com uma imobiliária como a Ibagy pode contribuir muito para diversas etapas da sua mudança, inclusive na escolha da empresa de transporte. 

A Ibagy é a imobiliária que mais aluga na Grande Florianópolis, isso porque conhece a região como ninguém e possui uma equipe de profissionais dedicada a ajudar seus clientes em todos os detalhes. Se você está pensando em se mudar e quer mais sossego durante o processo de locação, venha alugar com a Ibagy. Acesse nosso site e veja todo o nosso portfólio de imóveis.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!