Imobiliária Ibagy

A aparência do seu prédio pode dizer muito sobre você. Afinal, uma fachada bem cuidada valoriza bastante o local e, consequentemente, o morador. Por isso, a limpeza da fachada do apartamento deve ser feita regularmente e requer alguns cuidados especiais.

Uma higienização bem-feita remove a sujeira e também evita maiores complicações. Com produtos químicos adequados, o revestimento da fachada não vai ser agredido e terá uma vida útil maior. Mas como fazer?

Acompanhe este texto e conheça 3 passos para cuidar da sua fachada mantendo a beleza da estrutura do patrimônio. Confira!

1. O que fazer antes de iniciar os cuidados?

Antes de fazer a limpeza da fachada, é interessante avaliar se ela não possui algum problema. É o caso de rachaduras e fissuras na pintura. Isso porque a pressão da água na hora da limpeza pode ampliar o tipo de trinca ou desgaste.

Em fachadas com cerâmica ou pastilha, é preciso notar se elas estão realmente presas. Para saber isso, basta dar umas batidas de leve e reparar se sai algum som oco. Caso isso ocorra, elas estão soltas e devem ser removidas antes da limpeza.

2. Quando lavar a fachada do apartamento?

Não existe uma regra fixa quanto ao intervalo de limpeza da fachada. Isso vai depender das condições ambientais e do tipo de revestimento. Além de verificar quanto tempo é necessário para acúmulo de sujeira.

Por exemplo, se o apartamento fica em uma região muito poluída, a limpeza deve ser mais frequente. Basta observar por quanto tempo ela se mantém limpa e, a partir daí, marcar a próxima lavagem.

Se o local onde o apartamento se encontra é um ambiente mais saudável, não precisa lavar com tanta frequência. Mas, neste caso, é melhor não se acomodar com as boas condições da fachada e deixar de limpá-la por muito tempo, pois isso pode dificultar a remoção de possíveis resíduos.

Outro detalhe é o tipo de revestimento. Se a fachada do apartamento possui apenas pintura, a limpeza não deve ser muito frequente. Isso porque a tinta pode descascar com maior facilidade.

Caso a fachada seja revestida com cerâmica ou pastilha, o intervalo pode ser maior. Já que os descolamentos desses tipos de revestimento podem ser provocados com a limpeza excessiva.

3. Como lavar a fachada do apartamento?

A maneira de lavar a fachada pode interferir na sua longevidade. Isso porque o uso de produtos químicos inadequados, por exemplo, pode danificar o revestimento.

Para uma lavagem bem-feita, recomenda-se o uso de máquinas e acessórios. Por exemplo, o uso de equipamentos de hidrojateamento. Esses possuem um sistema de alta pressão que economiza cerca de 80% de água em relação a uma torneira comum. Além de retirar a sujeira com mais eficiência.

No caso dos acessórios, existe uma infinidade de opções. Você pode escolher desde kits de limpeza para vidros até cerâmicas.

Mas o importante é não utilizar cloro para fazer a limpeza. Pois ele ajuda a descolorir muitos tipos de revestimento e a corroer partes de metais presentes na fachada. Além disso, o cloro tem pouco poder de limpeza.

Essas foram algumas dicas para você cuidar da fachada do apartamento. É importante também perceber que deixando a fachada limpa é possível economizar com as manutenções. Isso porque ela estará em boas condições para eventualmente fazer uma nova pintura, por exemplo.

E aí, como você tem cuidado da fachada do apartamento? Deixe seu comentário contanto sua experiência!

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!