sala comercial
Imobiliária Ibagy

Começar um novo negócio ou expandir a empresa são tarefas que exigem planejamento e atenção, inclusive na escolha do endereço. Na hora de buscar um imóvel para alugar, diversos pontos precisam ser considerados, e um deles é o tamanho ideal de uma sala comercial para instalar a sua empresa.

A dimensão da sala pode parecer apenas um detalhe sem muita importância e influência no seu negócio. No entanto, mesmo os pequenos detalhes fazem uma grande diferença no resultado que pretende obter. 

 

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

 

De acordo com Aline Rangel, consultora de locação da Ibagy, o tamanho mais procurado de sala comercial na Grande Florianópolis tem entre 40 m² e 50 m², mas tudo depende do seu negócio e dos objetivos da sua empresa. Uma sala pequena demais, por exemplo, pode não suportar os equipamentos e móveis necessários para a sua empresa, e uma grande demais pode acabar sendo um gasto desnecessário, principalmente quando os negócios estão apenas começando. 

 

Para evitar esses problemas e imprevistos e encontrar o espaço ideal para o seu negócio, separamos alguns pontos que você deve observar ao escolher o tamanho ideal de uma sala comercial.

 

Identifique as necessidades do seu negócio 

 

sala comercial

Este é o primeiro ponto que você deve considerar ao escolher uma sala comercial para alugar: as necessidades da sua empresa. Analise quantos equipamentos serão necessários, quantos colaboradores trabalharão no local, a quantidade de móveis que você terá e o espaço que você precisa para atender seus clientes de forma cômoda e agradável. 

 

Mesmo que você ainda não tenha as respostas para todas essas questões, é essencial identificar os pontos e requisitos básicos que você necessita no imóvel e os itens que irão limitar e facilitar a sua busca. Isso vai evitar que você perca tempo e dinheiro na hora de alugar.

 

Considere o tamanho da equipe 

 

sala comercial

Como já falamos, o tamanho da equipe que vai trabalhar na sua empresa também é uma questão importante a ser avaliada. Seus colaboradores devem ter um local adequado e confortável para trabalhar, de forma que a produtividade não seja prejudicada e o estresse seja evitado. 

 

Antes de tomar uma decisão precipitada em relação ao imóvel, avalie o tamanho atual da sua equipe ou a quantidade de pessoas que você pretende contratar, sempre considerando uma margem de erro para as suas estimativas. Assim, você vai chegar à dimensão aproximada que a sua sala comercial precisa ter.

 

Defina a altura do pé-direito

 

Se o que você precisa é um escritório ou uma sala comercial para abrir uma loja, por exemplo, a altura do pé-direito não costuma variar muito. Porém, se a sua empresa for de médio ou grande porte e precisar de um galpão, esse detalhe deve ser avaliado com atenção. 

 

A altura do pé-direito afeta diretamente a circulação do ar, a temperatura interna e o isolamento acústico. Além disso, ela deve ser avaliada de acordo com o porte dos seus equipamentos e a necessidade de estocagem de produtos, já que o aproveitamento do espaço deve considerar soluções de verticalização.

 

Observe a área para estacionamento 

 

Segundo a consultora de locação da Ibagy Aline Rangel, a área para estacionamento e as vagas de garagem também são pontos muito procurados por quem deseja alugar uma sala comercial. A importância desse item tem a ver com a comodidade e a praticidade que você quer oferecer aos seus clientes e também aos colaboradores. 

 

Se não houver esse espaço no imóvel ou no entorno, a produtividade do seu negócio pode diminuir devido à dificuldade de acesso ao seu endereço. Por isso, principalmente seu o seu negócio for um comércio ou serviço que recebe um grande fluxo de clientes, dê preferência a imóveis que possuam área para estacionamento, como prédios exclusivamente comerciais e shoppings, por exemplo.

 

Avalie a localização do imóvel 

 

O tamanho da sala comercial é importante, mas não é o único ponto para garantir que você alcance os melhores resultados com a sua empresa. Avaliar a localização e o entorno do imóvel também faz a diferença. 

 

Se o seu negócio for pequeno, é importante observar se existem outras empresas por perto para facilitar o networking e a captação de novos clientes. Se for uma empresa maior, analise se a região que você pretende escolher oferece um nível de segurança adequado. 

 

Além disso, a localização também pode se transformar em um atrativo para o seu negócio. Segundo a consultora de locação da Ibagy, Aline Rangel, os edifícios voltados para a beira-mar são muito procurados, pois além de estarem em uma localização que facilita o acesso, a vista torna o ambiente de trabalho mais agradável.

 

Na Grande Florianópolis, os melhores bairros para alugar uma sala comercial são: 

 

  • Itacorubi: abrir um negócio relacionado à prestação de serviço nesse bairro é uma boa ideia, pois o local conta com estabelecimentos que atendem desde a área de tecnologia até o setor de saúde, ou seja, você estará mais próximo do seu público.
  • Trindade: ótimo local para abrir estabelecimentos comerciais, pois possui intensa circulação de pessoas, principalmente universitários, e já conta com diversas lojas, mercados, padarias, restaurantes e hamburguerias.
  • Centro: outro ótimo bairro para abrir ou expandir seu comércio, pois é bem movimentado e garante mais visibilidade para o seu estabelecimento. Se você pretende abrir um negócio de prestação de serviços, vale a pena ficar de olho em imóveis nas avenidas Rio Branco e Mauro Ramos.
  • Estreito: esse bairro concentra uma grande quantidade de comércios e serviços e é ótimo para quem deseja conquistar novos clientes, pois é frequentado por moradores de diversos bairros da região continental de Floripa.
  • Kobrasol: bairro de São José com diversos comércios, como lojas de roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos e veículos, bancos, supermercados e salões de beleza, ou seja, recebe um público diversificado excelente para gerar movimento para o seu negócio.
  • Pedra Branca: bairro mais favorável para negócios em Palhoça, com diversas lojas, supermercados, empresas de tecnologia e startups. Além disso, se o seu negócio for da área de gastronomia, vale a pena ficar de olho nos imóveis desse bairro.

Compare as opções e conte com a ajuda de quem entende do assunto

 

Por fim, após analisar suas necessidades e a localização, é importante comparar as suas opções. Leve em conta os benefícios que cada imóvel tem a oferecer e, claro, conte com a ajuda de uma imobiliária para fazer uma escolha mais simples e certeira.

 

Aqui na Ibagy, temos diversas opções de imóveis comerciais para alugar e nossos consultores estão sempre prontos para ajudar você a identificar o tamanho ideal de uma sala comercial para a sua empresa. Conte com o auxílio da Ibagy e encontre o lugar certo para o seu negócio. Clique aqui e fale com a gente.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!