escolha de um ponto comercial
Imobiliária Ibagy

A escolha do ponto comercial é uma das principais decisões que um empreendedor precisa tomar e pode influenciar diretamente no sucesso do negócio. Escolher um local de fácil acesso para os clientes, com boa circulação de pessoas e que garanta boas condições de competir com seus concorrentes são pontos imprescindíveis e que fazem a diferença nos resultados da sua empresa. Porém, para que essa escolha seja feita de forma correta, é necessário um bom planejamento, aliado ao conhecimento profundo do seu público e do mercado em que o seu negócio está inserido.

 

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

 

Neste post, vamos ajudar você nessa busca pelo melhor imóvel comercial para a sua empresa. Veja, agora, quais são os erros mais comuns na hora de um ponto comercial e saiba como evitá-los.

 

Erro 1: desconsiderar o acesso dos clientes

 

Antes de fazer a escolha de um ponto comercial, é importante analisar e visualizar como o seu cliente chegará até o local. Isso vai depender do tipo do seu negócio: ele pode ser de passagem, que é aquele que atrai o cliente quando ele passa em frente a ele, ou de destino, quando o consumidor se desloca até ele atraído pelo serviço ou produto em si.

 

No primeiro caso, o mais indicado é escolher um ponto comercial com grande fluxo de clientes, principalmente se eles forem do perfil desejado para o negócio. No segundo, é preciso dispor de mais comodidades, como estacionamento ou disponibilidade de transporte público por perto.

 

Essas e outras necessidades do seu público podem ser descobertas por meio de um mapeamento de perfil, feito com base em informações fornecidas por clientes e projeções realizadas pelos gestores.

 

Erro 2: esquecer da concorrência

 

Na hora de abrir ou expandir uma empresa, é fundamental avaliar a concorrência sob todos os aspectos. O mesmo é necessário na hora de definir o ponto comercial, afinal, essa escolha precisa levar em consideração a presença deles na região do imóvel.

 

Procure avaliar o quanto seus concorrentes influenciam os clientes em potencial naquela região e quais estratégias eles utilizam para fidelizá-los. Com isso, além de analisar se a região é a ideal para comportar mais de um empreendimento do mesmo segmento, você ainda pode verificar quais ações funcionam e quais têm menos chances de trazer sucesso para o seu negócio.

 

Erro 3: adaptar o ponto comercial ao seu negócio

 

Você encontrou um ponto comercial barato, espaçoso, em uma área valorizada da cidade, porém distante e de difícil acesso para o seu público, mas acredita que pode adaptar o local ao seu negócio? Cuidado, essa é uma aposta muito arriscada.

 

Se você tem uma estratégia elaborada para o sucesso do seu empreendimento, com certeza você sabe a importância do ponto comercial e quais as características que ele deve ter. Abrir mão desse plano é correr o risco de ficar escondido do seu cliente. Além disso, se a sua ideia de adaptar o ponto à sua empresa não funcionar, reverter essa situação será ainda mais trabalhoso e trará prejuízos para você.

 

Erro 4: pensar somente no orçamento

 

É evidente que colocar um empreendimento para funcionar é caro e envolve diversos custos, o que torna fundamental economizar em tudo o que for possível, mas tenha cuidado para não exagerar a ponto dessa economia frear o crescimento do seu negócio.

 

Tenha em mente que o ponto comercial é um investimento e que o sucesso do seu empreendimento depende dele. Equilibre seus gastos, analise com cuidado mas não pense somente no orçamento, pois esse é um erro que pode comprometer o crescimento da sua empresa.

 

Agora que você já sabe quais são os erros que precisa evitar na hora de escolher o ponto comercial onde vai instalar o seu empreendimento, essa busca vai ficar mais fácil. Escolha com tranquilidade e siga o seu plano de negócios: assim, você encontrará o local perfeito para atender seus clientes.

 

Além disso, contar com uma imobiliária experiente e com credibilidade também faz muita diferença nessa busca. Aqui na Ibagy, você encontra consultores de locação especializados, que vão ajudar você a encontrar o lugar certo para o seu negócio. Entre em contato com a gente e conheça nossos imóveis comerciais disponíveis para alugar.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!