glossário imobiliário
Imobiliária Ibagy

Todo ramo de atividade tem um vocabulário próprio, com o qual os profissionais daquele segmento estão bastante familiarizados. Porém, quem está de fora e não tem contato direto com a atividade pode ter dúvidas sobre o significado de determinadas palavras ou expressões, o que dificulta a comunicação. O mercado imobiliário apresenta uma linguagem própria, bastante utilizada por consultores de locação e investidores do mercado, e é comum que um possível inquilino se confunda com algumas expressões. Por isso, preparamos um  glossário imobiliário, com termos que estão presentes na rotina de trabalho dos consultores de locação para você acabar com as suas dúvidas. Confira!

 

Alienação fiduciária

 

Ato de transferência de um bem móvel ou imóvel, do devedor para o credor, em garantia do pagamento da dívida. O devedor detém a posse direta do bem, para seu uso, e o credor detém a posse indireta do bem, que fica em seu domínio (propriedade). Depois de quitar o empréstimo, o comprador adquire a propriedade definitiva do bem.

 

Área comum

 

Área de um condomínio que pode ser utilizada por todos os moradores (salão de festas, corredores, elevadores, escadas, etc).

 

Área útil

 

Área de um imóvel sobre a qual o proprietário tem domínio. É a soma das áreas internas de cada cômodo do imóvel.

 

Caução

 

É uma cautela tomada para garantir o cumprimento de obrigações que envolvam valores monetários. Na forma de depósito, serve para tornar efetivas todas as responsabilidades contratuais. O caução é, inclusive, um dos tipos de garantia para o aluguel do imóvel. Clique aqui para conhecer outras opções de garantia. 

 

Denúncia vazia

 

Trata-se do processo para a rescisão de um contrato de locação feito pelo proprietário que solicita a desocupação ao inquilino, concedendo-lhe o prazo de 30 dias para saída, sem a necessidade de apresentar motivos para retomar o imóvel alugado. Esse tipo de denúncia pode ser aplicado em contratos residenciais firmados por prazo igual ou superior a 30 meses, já vigorando por prazo indeterminado, também em contratos de locação residencial que possuam mais de cinco anos consecutivos de vigência, ou ainda, contratos de locação comercial que estejam vigorando por prazo indeterminado.

 

Escritura

 

É um instrumento jurídico de declaração de vontades, necessário para dar validade jurídica ao ato formal exigido por lei, como o de compra e venda. Escrito por um tabelião ou oficial público que tem responsabilidade legal e formal por sua lavratura.

 

Fiador

 

Pessoa que presta fiança, ou seja, responsabiliza-se pelo cumprimento das obrigações do afiançado. O aluguel com fiador é uma das opções de garantia locatícia, mas já existem formas mais fáceis de alugar. Clique aqui e veja como é possível alugar sem fiador aqui na Ibagy.

 

Inadimplência

 

Quando o inquilino não cumpre sua obrigação financeira ou contratual.

 

Locador

 

Proprietário de um imóvel que é dado em locação para outra pessoa.

 

Locatário

 

Inquilino que aluga um imóvel e paga o aluguel e outras taxas ao locador.

 

Multa

 

Penalidade estabelecida no contrato a ser pago por aquele que não cumpre, no todo ou em parte, uma obrigação assumida.

 

Nota promissória

 

Documento escrito que obriga o emitente devedor a pagar determinada quantia, na data pactuada, a determinada pessoa física ou jurídica.

 

Rescisão

 

Cancelamento ou rompimento de um contrato, por exemplo, o de aluguel.

 

Reajuste

 

Aplicação de atualização do encargo mensal, de acordo com o índice estipulado em contrato. Saiba mais sobre como funciona o reajuste de aluguel clicando aqui.

Saldo devedor

 

O que resta pagar de uma dívida. Nos financiamentos imobiliários é reajustado mensalmente, de acordo com índice e a taxa de juro estipulados em contrato.

 

Seguro-fiança

 

Seguro que substitui a necessidade de um fiador nos contratos de locação.

 

Vistoria de imóvel

 

É a descrição do estado do imóvel, com indicação das características e eventuais defeitos existentes. Também representa a verificação realizada por peritos designados por bancos e outras instituições em obras ou imóveis financiados por esses agentes financeiros. Clique aqui e veja o que deve ser considerado em uma vistoria.

 

Tem dúvida sobre mais algum termo que não está no nosso glossário imobiliário? Mais do que ajudar no aluguel do imóvel ideal, o aprimoramento do vocabulário também faz com que você se torne uma pessoa bem informada. Ao longo do tempo, esse conhecimento extra será essencial para ter confiança em suas decisões e, consequentemente, acertar em importantes escolhas.

 

Além disso, é claro, nada melhor do que contar com a ajuda de quem entende do assunto na hora de alugar um imóvel. Aqui na Ibagy, você encontra um equipe de consultores de locação especializados e prontos para tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato e alugue com a gente.  Você tem imóvel para alugar? Clique aqui e alugue mais rápido.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!