Imobiliária Ibagy

Ninguém gosta de papelada, não é mesmo? Por isso, algumas pessoas procuram fugir da assistência imobiliária na hora de adquirir uma casa, por exemplo. Afinal, o que poderia dar errado ao comprar um imóvel direto do dono?

Comprar uma casa ou um apartamento é um grande investimento financeiro, normalmente realizado apenas uma vez na vida. Assim, é preciso procurar orientação profissional, como em qualquer outro tipo de negociação.

Pensando nisso, este artigo vai ajudá-lo a entender melhor os riscos que você corre ao comprar ou alugar um imóvel sem a ajuda de uma empresa que realmente entenda do assunto. Confira!

Riscos de alugar ou comprar imóvel direto do dono

Cair em um golpe

Não se trata de comprar ou alugar uma casa ou um apartamento e se arrepender depois, trata-se de ser vítima de criminosos. Existem quadrilhas especializadas em golpes no setor imobiliário, principalmente em relação à venda, que agem da seguinte forma:

  • Vendem um mesmo imóvel para várias pessoas;
  • vendem um imóvel de outra pessoa;
  • vendem um imóvel que foi invadido, entre outras situações.

Infelizmente isso é algo a que todos estamos sujeitos, mas que pode ser evitado quando o processo de compra é acompanhado por profissionais experientes.

Não saber avaliar o valor do imóvel

A equação que resulta no valor do imóvel é constituída por vários elementos, como: localização, tamanho do imóvel, estilo da arquitetura, qualidade dos materiais usados etc.

Duas casas na mesma cidade, com o mesmo tamanho, podem ter valores bem diferentes, dependendo de onde estão localizadas, por exemplo. Mais um motivo para evitar comprar ou alugar um imóvel direto do dono.

O entusiasmo ao adquirir um imóvel pode cegar a pessoa em relação a aspectos importantes nesse processo, fazendo com que ela ignore questões que farão a diferença depois, como a qualidade dos materiais usados na casa.

Em um dia de sol aquele telhado feito com uma estrutura de madeira ruim e telhas de baixa qualidade podem não ter chamado atenção do comprador, mas, acredite, o arrependimento chegará quando os novos donos tiverem fazer a reforma.

Não entender de documentação

O que garante que uma pessoa seja dona de uma casa não é o fato de morar no imóvel, não é mesmo? É importante frisar essa questão porque muitos compradores acabam tendo momentos desagradáveis em longas disputas judiciais pela propriedade de uma casa.

Isso ocorre em várias situações, como quando um herdeiro reivindica o imóvel, quando a casa era de um casal divorciado, quando não chegou a ter sua titularidade transferida ao vendedor ou quando foi dada como garantia de empréstimo bancário, por exemplo.

Esses foram apenas alguns exemplos. Todas essas situações podem ser evitadas quando profissionais imobiliários analisam a documentação do imóvel. São muitos contratos e certidões que devem ser estudados, tornando essa tarefa muito complexa para uma pessoa que não possui experiência.

Agora que você entendeu quais são os riscos que pode correr ao alugar ou comprar uma casa ou um apartamento direto do dono, evite problemas! Entre em contato conosco e tenha a certeza de estar fazendo um bom negócio!

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!