Imobiliária Ibagy

A maioria dos jovens adultos deseja sair da casa dos pais e conquistar sua independência. Para que isso aconteça sem problemas financeiros, a solução encontrada por muitos deles é dividir apartamento com outra pessoa. Além da questão econômica, dividir a moradia pode ser uma alternativa interessante para aqueles que não gostam da solidão. Porém, é importante lembrar que essa escolha não tem apenas pontos positivos e pode não ser a opção ideal para todos. Por isso, separamos neste conteúdo os prós e os contras de dividir apartamento e de morar sozinho, para você analisar e descobrir o que é melhor para você.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Vantagens e desvantagens de morar sozinho

  • Vantagens

A principal vantagem de morar sozinho é a privacidade. Nesse caso, você terá autonomia para andar pela sua casa da maneira como achar conveniente, além de poder receber amigos e familiares quando quiser, sem incomodar ou causar problemas de convivência com o colega de apartamento.

Outro ponto positivo é a liberdade na escolha da decoração do imóvel. Você poderá mudar o que quiser sem se preocupar em desagradar outra pessoa, dando a sua personalidade ao seu apartamento.

 

  • Desvantagens

É importante que você se conheça a ponto de saber se lida bem com a solidão e com o fato de chegar em casa e não ter uma pessoa para conversar sobre o seu dia. Afinal, mesmo recebendo amigos e familiares, na maior parte do tempo você será sua própria companhia.

Outra desvantagem é ficar completamente responsável pelo funcionamento da casa. Pagar contas, ir ao supermercado, fazer a limpeza, cozinhar: todas essas tarefas (que poderiam ser divididas com outra pessoa) serão feitas só por você e isso, com o passar do tempo, pode ser cansativo.

 

Vantagens e desvantagens de dividir apartamento

  • Vantagens

A principal vantagem de dividir apartamento é a questão financeira. Imediatamente, os custos caem pela metade — ou até mais, caso o imóvel seja compartilhado com mais de duas pessoas. Isso faz com que as contas, que antes pareciam altas demais para o seu orçamento, sejam pagas com facilidade. Outro benefício dessa escolha é a qualidade do imóvel que poderá ser alugado, afinal, compartilhando despesas é possível optar por apartamentos bem localizados e mais espaçosos, por exemplo.

 

  • Desvantagens

Um possível problema de dividir apartamento é a convivência, que pode não ser tão harmônica e acabar gerando desentendimentos. O principal medo de quem quer dividir moradia é justamente esse: brigar com o colega. Para evitar esse problema, o ideal é selecionar cuidadosamente quem viverá com você.

Atualmente, existem grupos nas redes sociais de pessoas que querem dividir moradia. Ao encontrar alguém, esclareça quais são os hábitos e comportamentos que você não tolera e as responsabilidades que serão dadas ao futuro morador (como ajudar na limpeza e pagar metade das contas, por exemplo). Outra dica para diminuir a chance de atritos é convidar pessoas com quem você já conviveu e com quem já se acostumou, como colegas de faculdade. Porém, mesmo assim, é importante lembrar que as pessoas são diferentes e que nem sempre estarão em um bom dia, portanto, pequenos conflitos podem ocorrer. O importante é que você esteja disposto a resolvê-los.

 

Como você viu, ambas as opções têm pontos positivos e negativos, mas, no fim das contas, dividir apartamento é uma excelente forma de conquistar a sua independência, sem que isso prejudique seu orçamento financeiro.

Se você já decidiu o que é melhor para você, o próximo passo é encontrar o lugar certo para essa nova fase da sua vida. Para isso, nada melhor do que contar com a ajuda de uma imobiliária  experiente, que vai orientar você e esclarecer todas as suas dúvidas durante o processo de locação do imóvel. A Ibagy está há 50 anos no mercado imobiliário e pode ajudar você a encontrar o imóvel ideal com segurança e tranquilidade. Entre em contato com a gente e saiba mais.

 

 

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!