Incluir os tapetes na decoração é uma ótima forma de renovar os ambientes sem precisar fazer uma reforma quebra-quebra. Isso porque eles têm o potencial de realçar os móveis e equilibrar espaços visualmente poluídos. E na hora de escolher a peça ideal para o espaço, basta levar em conta as cores, texturas e formatos.

Saiba que esse também é um item curinga, que pode ser combinado com outros elementos do décor, como as almofadas, para dar um charme a mais aos espaços. Quer saber mais? Acompanhe este post e conheça 6 dicas para utilizar os tapetes de forma harmônica no seu lar. Confira!

1. Disponha o tapete de forma adequada e escolha o tamanho ideal

O espaço de um cômodo pode ser visualmente otimizado de acordo com o tamanho e a disposição do tapete. Assim, se a área ocupada pela peça for muito grande, ela pode ofuscar as características dos móveis e até mesmo a cor da parede.

Para evitar que isso aconteça, em caso de uma sala ampla e com móveis, a dica é deixar o tapete com um recuo de aproximadamente 20 cm de cada móvel. No caso de espaços sem mobília, como um corredor, o ideal é preservar ao menos 20 cm entre o tapete e a parede, pois isso permite que o piso seja visto e o espaço fique mais atrativo.

2. Use tapetes redondos em espaços pequenos

Se a sua casa é pequena e você não quer abrir mão do requinte de um tapete, fique tranquilo! Os modelos redondos são uma boa opção para você. Esse tipo deixa os ambientes sem muito espaço mais descontraídos.

3. Contraste a cor do tapete com a dos móveis

Um tapete que tem a mesma cor dos móveis pode deixar o ambiente sem graça. Por isso, é preciso dar um toque especial no espaço.

Se seus móveis tiverem cores neutras, prefira tapetes mais coloridos. Caso contrário, opte por tapetes mais básicos. Você certamente perceberá a diferença no ambiente.

4. Aposte em estampas rústicas para equilibrar o ambiente

Sabe aquele tapete com uma estampa linda, mas que é bastante chamativa e que roubou toda a atenção do cômodo? Se você quer equilibrar a decoração, saiba que os tapetes com estampas rústicas e/ou mais simples são as opções ideais para isso! Afinal, eles costumam não comprometer muito os modelos de decoração por serem peças discretas.

5. Escolha texturas de acordo com o cômodo ao usar tapetes na decoração

Em ambientes de descanso, como os quartos e a sala, prefira incluir tapetes com texturas mais confortáveis e mais espessas. Já para a cozinha e a sala de jantar, utilize tapetes com texturas mais simples e práticas para facilitar a limpeza, que deve ser mais frequente.

6. Combine tapetes com almofadas

Você quer colocar um tapete na sala, mas não quer abrir mão da cor do sofá e de toda a decoração? Basta combinar o tom do tapete com o das almofadas. Escolha o mesmo padrão de cor para os demais acessórios. Com isso, a sua casa ganhará mais sofisticação!

Se você é do tipo de pessoa que gosta de ter um espaço verde no apartamento, também vale a pena utilizar tapetes que remetem à natureza. Estampas esverdeadas, coloridas ou no tom de terra podem combinar muito bem com as espécies de plantas que você tem em casa. Pense nisso! Essas foram algumas dicas para você saber como incluir tapetes na decoração.

E então, qual o tipo e formato de tapete você quer colocar na sua casa? Deixe um comentário e conte para a gente!