Com pequenas mudanças é possível reformar a casa e dar um toque de renovação, deixando o ambiente ainda mais confortável. E para isso, em grande parte das vezes, não é necessário muito esforço, nem quebra-quebra.

Este post foi feito especialmente para quem já enjoou do quarto, banheiro, cozinha ou de qualquer outro cômodo, mas não quer passar por aquele transtorno de uma reforma. Se esse é o seu caso, continue a leitura e descubra dicas práticas para mudar o estilo do seu lar sem precisar de muitas obras e passar por desconfortos.

1. Dê uma nova cara às paredes

É possível sim mudar a cor e textura das paredes da cozinha sem causar muitos tumultos. Para isso, invista em pastilhas adesivas ou papéis de parede. Existem milhares de modelos e variações de estilos e cores que podem ser usados. Já imaginou personalizar a decoração exatamente de acordo com seu gosto?

Outra opção interessante para quem não deseja gastar muito é comprar uma tinta específica para pintar azulejos.

Antes de decidir, analise qual das duas se encaixa melhor nas suas necessidades.

2. Aposte em uma combinação de cores

Nada como uma sala com armários e móveis em cores que harmonizam, não é mesmo? Com a ajuda do círculo cromático, é possível fazer diversas combinações modernas e diferenciadas.

Uma que está em alta é a monocromática. Opte, por exemplo, por utilizar vários tons de vermelho ou qualquer outra cor. A sua sala vai ficar incrível; você vai ver!

3. Mude o visual do chão

Trocar o piso é uma tarefa que dá trabalho e costuma sair um pouco caro dependendo do material. A boa notícia é que existem alguns truques para você ganhar um “novo” chão. Um deles é apostar em tapetes, o que pode ficar bem bacana em cômodos como quarto e escritório.

Outra opção – um pouco mais trabalhosa – é pintar o piso com uma argamassa especial para isso. O ideal aqui é contar com a ajuda de algum profissional especializado. Assim, você evita prejuízos e retrabalhos.

Uma alternativa para quem deseja ter aquele aspecto de madeira é investir no piso vinílico, que pode recobrir, por exemplo, tacos de madeira antigos em diversos cômodos. O piso é bastante simples de ser instalado e também é fácil de manter limpo.

4. Invista em iluminação

Uma iluminação bem pensada é capaz de mudar completamente uma casa. Para tornar o ambiente o mais aconchegante possível, coloque abajures que promovam efeitos legais. Lustres pendentes sobre a bancada da cozinha podem renovar a cozinha.

5. Abuse dos enfeites

Detalhes como um belo quadro na sala de estar e enfeites na varanda podem fazer a diferença na hora de transformar a cara do seu lar. Toalhas personalizadas e sabonetes cheirosos no lavabo, por exemplo, encantam os visitantes.

6. Truque extra na hora de reformar a casa

Se for preciso retirar a mobília para transformar o ambiente, procure por um serviço de guarda-móveis, que garanta a segurança e integridade de tudo. Caso contrário, opte por cobrir bem os móveis e peças para que nada estrague.

E então, gostou das dicas para reformar a casa sem aquele quebra-quebra? Aproveite a oportunidade e compartilhe conosco as suas experiências nos comentários abaixo!