São José é uma das cidades que mais se desenvolvem em Santa Catarina. É um ótimo local para encontrar emprego, é referência em qualidade de vida e tem o litoral à disposição de seus moradores sem os transtornos com turistas na alta temporada — que, na maioria das vezes, optam pela Ilha.

A comunidade de São José

Em relação à comunidade, a cidade é considerada segura, pois há bastante policiamento, o que garante uma noite interessante para quem quer curtir as baladas nas variadas opções de bares e pubs locais. Além disso, há muitos eventos culturais também, como a Feira da Freguesia que está sempre lotada.

São José também é considerada uma cidade histórica, pois seu entorno no Centro é muito bem preservado. Foi colonizada pelo povoado da Ilha dos Açores, de Portugal, e é reconhecida pela tradição oleira tem a única escola profissional de olaria da América Latina.

Além de tudo isso, oferece um custo de vida menor do que em Florianópolis, com muitas opções de quitinetes e apartamentos para alugar.

Os bairros de São José

O município tem várias macrorregiões, com variações de preços, distância em relação a Florianópolis e possibilidades.

Em termos de possibilidade, é interessante mencionar que São José é muito desenvolvida e possui uma economia local independente, pois o foco dessa cidade é na área da indústria e do comércio; já na Ilha, a produção se volta para empresas de tecnologia e serviços.

Para compreender melhor o município e suas regiões, é interessante dividi-lo da seguinte maneira:

Zona Oeste

Os bairros de São José que são predominantes nessa região são Forquilhas, Sertão do Maruim e Colônia Santana. É a área mais longínqua de Florianópolis e é voltada, principalmente, para a cultura agrícola.

Zona Norte

Esta é uma área predominantemente urbana e oferece vantagens em termos de custo de vida, sobretudo quando se comparam os preços dos apartamentos e quitinetes com o das outras regiões. Alguns dos bairros de São José que se encontram nessa área são Areias, Serraria, Real Parque e Potecas.

Área Central

Nessa área há uma considerável quantidade de bairros, como Ipiranga, Bela Vista, Bosque das Mansões, Floresta, Santos Saraiva, Centro e Picadas do Sul. Nesse território também há a Zona Industrial do município, que conta com grandes empresas que abarcam grande parte da mão de obra local.

Os bairros que costumam oferecer custo-benefício nos preços dos imóveis são Roçado, São Luiz e Forquilhinhas.

Zona Leste

Esta área é privilegiada com a vizinhança para o mar e sem os problemas que costumam aparecer na Grande Florianópolis na alta temporada — como som alto em dias úteis e falta d’água. Esse pedaço da cidade é interessante para quem pretende morar em São José e trabalhar em Florianópolis, pois a distância não é um problema. Além disso, é uma área extremamente desenvolvida em relação aos demais polos da cidade, pois é mais nova, tendo recebido bons recursos para infraestrutura como bares, restaurantes, shopping e outros serviços.

Destacam-se Barreiros, Campinas e Kobrasol. Pode-se elencar Praia Comprida também.

Campinas um dos melhores bairros de São José

O bairro chamado “Campinas” é uma ótima opção, principalmente por causa do custo-benefício. O local está na lista de um dos melhores bairros para se viver na Grande Florianópolis, pois, junto com o Kobrasol (bairro vizinho), oferece muita facilidade para o cotidiano de uma família: escolas, shoppings, academias, restaurantes para todos os gostos, além de excelentes opções de supermercados e centros atacadistas.

Zona Sul

Mais ao Sul, encontram-se os bairros de São José mais próximos da Ponte Colombo Salles, que liga Florianópolis ao Continente. Há que se salientar que o desenvolvimento econômico nessa área não foi tão profundo como nas demais.

São José é bela, fluída e exuberante

É uma excelente alternativa para quem não deseja lidar com o trânsito de Florianópolis e precisa de um local para morar que fique perto da capital catarinense.

Se quiser saber mais sobre as possibilidades dessa cidade, contate a Ibagy.