Quer começar a investir, mas não sabe qual a forma de fazer o seu dinheiro render mais? Com tantas opções de investimentos disponíveis, é normal ficar com essa dúvida. Entretanto, alguns estudos e análises vêm apontando para uma alternativa que parece ser mais segura: o investimento em imóveis para alugar.
A seguir, separamos alguns pontos que mostram por que essa opção de investimento pode ser mais vantajosa para você do que as aplicações. Mas, antes, vamos entender como funcionam as aplicações de renda fixa ou variável?
Não consegue ler agora? Ouça aqui:
Aplicações financeiras
O mercado financeiro oferece muitas opções de aplicações financeiras, que podem ser divididas em três categorias principais: renda fixa, renda variável e fundos de investimento. Vamos ver como funciona cada uma.
Renda fixa
Nas aplicações de renda fixa, o investidor empresta dinheiro para uma instituição financeira, empresa ou governo em troca de juros e correção monetária. Essa é uma opção de investimento considerada mais segura, pois a taxa de juros é fixa e os rendimentos são previsíveis e definidos no momento da aplicação.
Entre as principais opções de aplicações de renda fixa estão: CDBs, Tesouro Direto, Letras de Crédito (LCIs) e Debêntures.
Renda variável
Nas aplicações de renda variável, o investidor adquire uma participação em empresas (ações) ou outros ativos. Esse tipo de investimento apresenta um risco maior, pois não há garantia de retorno financeiro: ele pode ser maior que o da renda fixa, mas também há o risco de perdas significativas.
Além disso, o valor das ações e dos ativos pode variar de acordo com o mercado e com a performance de uma empresa.
Fundo de investimento
Essa é uma forma de investimento coletivo, na qual diversos investidores reúnem seus recursos e compram cotas de um fundo gerido por um gestor profissional. Esse gestor administra o dinheiro dos cotistas e decide onde investir os recursos.
Normalmente, o dinheiro é aplicado em uma carteira diversificada, composta por diferentes ativos, como renda fixa, renda variável e câmbio. A combinação desses ativos é que vai determinar o risco do investimento e o seu retorno financeiro.
Investimento em imóveis para locação: por que vale mais a pena?
Nos últimos tempos, o investimento em imóveis para locação passou a ser considerado uma opção mais segura devido a sua rentabilidade e estabilidade no mercado.
Além de não precisar aplicar todo o seu dinheiro de uma vez só, podendo optar por financiamentos para a compra, os lucros proporcionados pelo aluguel costumam ser maiores e o investidor conta com a possibilidade de valorização do imóvel, aumentando ainda mais seus rendimentos em longo prazo.
Como você viu, o investimento em imóveis é uma opção mais segura do que investir em aplicações, pois tem mais chances de valorização, lucratividade e rentabilidade.
De qualquer forma, o segredo para ter um bom retorno financeiro em qualquer tipo de investimento é seguir cada etapa do processo com calma e analisar bem as suas opções para tomar a melhor decisão.
No caso do investimento em imóveis, o melhor é contar com a ajuda de quem entende do assunto para garantir que ele vai proporcionar a você o retorno esperado. O parceiro da Ibagy, Cesar Vaz, é especialista em compra e venda de imóveis e vai ajudar você a fazer o melhor investimento.
Por fim, anuncie com a Ibagy: somos uma imobiliária local, que conhece bem a região e oferece as melhores vantagens para proprietários. Uma delas é a garantia total* de aluguel e encargos, com pagamento garantido do aluguel durante todos os meses da locação, mesmo que o inquilino não pague.
Aqui na Ibagy, seu imóvel tem mais visibilidade e você garante um retorno financeiro mais rápido para o seu investimento. Clique aqui e anuncie seu imóvel com a gente.
*Conforme contrato e vistoria.
- Artigo Anterior O que fazer em Palhoça?
- Próximo Artigo Conheça a nova agência Ibagy em Biguaçu