Investir em imóveis para locação tem muitas vantagens, como a consolidação do seu patrimônio, a segurança do investimento, o retorno financeiro e, claro, a garantia de renda extra todo mês. Um imóvel alugado é um recurso que traz tranquilidade para o proprietário e pode proporcionar uma excelente estabilidade financeira a longo prazo. Porém, se você já tem imóveis alugados ou está pensando em investir nesse negócio, é preciso saber como fazer um bom controle de aluguel, para gerenciar seus imóveis e rendimentos de forma correta e evitar imprevistos. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a fazer esse controle e garantir que o seu imóvel alugado seja sinônimo de lucro e não de prejuízo. Boa leitura!

 

Sem tempo para ler? Ouça o post:

 

Mantenha os impostos e taxas em dia

 

O primeiro passo para gerenciar seus rendimentos de forma correta é colocar na ponta do lápis, não só o que você ganha, mas o que você precisa pagar todos os meses. Para fazer um bom controle de aluguel, é muito importante manter os impostos e taxas em dia. Parece uma dica óbvia, mas muitos proprietários acabam atrasando o pagamento dessas despesas e, consequentemente, precisam arcar com multas que afetam o orçamento e os rendimentos mensais. Uma dica é contar com a tecnologia: programe lembretes no seu celular, em aplicativos ou agendas eletrônicas. Assim, você garante que não vai deixar nenhuma data e nenhuma despesa importante passar despercebida.

 

Organize as datas de pagamento com as datas de recebimento

 

De nada adianta deixar lembretes para pagar os impostos em dia, se você ainda não tiver recebido os rendimentos do aluguel, não é? Por isso, também é importante organizar as datas de pagamento, não só de despesas relacionadas ao imóvel, mas de todas as contas que você possui mensalmente, e cruzar essas informações com as datas de entradas de capital. Dessa forma, sua conta estará com saldo suficiente na data em que você precisa arcar com as despesas e o atraso dos pagamentos será ainda mais fácil de ser evitado.

 

Fique atento à manutenção e aos reparos necessários no seu imóvel

 

Mesmo antes de ter o seu imóvel alugado, é importante investir na qualidade e na conservação da casa, do apartamento ou da sala comercial que você pretende anunciar. Além de colaborar para a valorização do imóvel, as condições em que ele se encontra aumentam as chances de encontrar um inquilino interessado. As manutenções devem ser encaradas como um investimento a curto e longo prazo, pois, quanto melhor estiver o seu imóvel, mais simples será fazer o controle de aluguel, já que você terá menos possibilidades de ter gastos inesperados no futuro ou de ficar sem inquilinos. 

 

Além disso, é importante lembrar que, mesmo depois de alugar o imóvel, imprevistos podem acontecer. Para isso, a consultora de locação da Agência Continente da Ibagy, Aline Rangel, diz que “uma dica importante aos proprietários de imóveis para gerir com mais tranquilidade a locação deles é fazer uma reserva do valor recebido para tratar eventuais danos de ordem estruturais que possam surgir no imóvel. Isso porque, conforme consta na Lei do Inquilinato, toda e qualquer manutenção de ordem estrutural é responsabilidade do locador. Com essa reserva, o proprietário evita ser pego desprevenido financeiramente e não sofre impacto na sua renda mensal”.

 

Conte com a ajuda de quem entende do assunto

 

Organizar suas finanças é muito importante e fica ainda mais fácil se você conta com a ajuda de quem entende do assunto. Por isso, alugar o seu imóvel com o auxílio de uma imobiliária é sempre um bom negócio. Aqui na Ibagy, por exemplo, você tem um bônus que facilita ainda mais o seu controle de aluguel: a modalidade Aluguel Garantido. Com ela, o recebimento do aluguel e demais encargos referentes ao imóvel acontece todo mês, mesmo que o inquilino não pague. Assim, você não precisa se preocupar com possíveis inadimplências e o seu rendimento mensal não sofre nenhuma instabilidade.

 

Como você viu, não é tão difícil fazer o controle de aluguel. Com uma boa organização, conservação do imóvel e com a ajuda de profissionais especializados em aluguel de imóveis, a sua renda fixa mensal fica garantida e o seu investimento tem um bom retorno financeiro. Quer saber mais sobre o assunto e anunciar com a imobiliária que mais aluga na Grande Florianópolis? Entre em contato com a gente e anuncie seu imóvel com a Ibagy.