Quem tem animais em casa sabe que é preciso ter cuidados redobrados com a limpeza e a organização. Isso porque os pets acabam fazendo uma verdadeira bagunça, ainda mais quando eles são filhotes.

Além disso, os bichinhos domésticos são os principais propagadores de ácaros e bactérias, causadores de doenças e alergias.

No entanto, com algumas táticas dá para manter o ambiente limpo e organizado mesmo com animais em casa. Confira nossas dicas!

Use o rodinho de pia para tirar pelos

Na sua casa, o carpete costuma ficar cheio de pelos? E, provavelmente, tentar varrê-los é uma tarefa desagradável e frustrante, certo? Então, aproveite o rodinho de pia para fazer esse serviço.

Incrivelmente, esse acessório para cozinha consegue puxar todo os fios presentes no carpete ou nos tapetes. Mas claro, tenha um acessório exclusivo para esse fim, não use o mesmo da pia!

Utilize saco plástico na caixa de areia

Limpar a caixa de areia normalmente é algo complicado. Pois é preciso ficar tirando aos poucos os resíduos deixados pelo seu animal de estimação.

Para facilitar esse processo, coloque um saco plástico por baixo da areia. Assim, toda vez que precisar limpar completamente essa caixa, basta remover o saco com a areia.

Não durma com o animal na cama

Muitas vezes, os bichinhos são tão fofos que dá vontade de levar para a cama. No entanto, durante a noite você pode se deparar com um cheiro de cocô ou xixi ao seu lado. O que não é nem um pouco agradável.

Além disso, os médicos recomendam abolir essa prática, principalmente por conta dos problemas respiratórios que eles podem ocasionar.

Para evitar isso, reserve um lugar próprio, em outra parte da casa, para o animal dormir. Dessa forma, ele vai saber que a sua cama não é o local para fazer as necessidades e que há uma cama quentinha especialmente para ele.

Espalhe perfumes para disfarçar o mau cheiro

Quem tem animais em casa sabe muito bem do cheirinho característico que fica no ambiente. O que costuma não ser muito agradável ao nosso olfato.

A dica é borrifar perfumes ou outras substâncias para amenizar o cheiro deixado pelo animal. Uma mistura de água, vinagre e amaciante borrifada pela casa pode devolver o cheirinho de limpeza instantaneamente.

Use luvas de borracha para remover os pelos no sofá

O sofá é um dos lugares preferidos dos animais. E por conta disso, eles acabam deixando seus pelos por lá, o que ocasiona uma necessidade de limpeza constante.

Para facilitar, utilize uma luva de borracha umedecida, depois passe a mão sobre a superfície do sofá. Você vai reparar que todos os pelos ficarão reunidos na luva. Depois é só juntar e jogar fora.

Evite deixar revistas e cadernos à mostra

Quem nunca chegou em casa e se deparou com seguinte cena: revistas, livros e jornais rasgados pela casa? Isso aconteceu porque seu animal os encontrou facilmente na prateleira da sala.

Mantenha esses materiais guardados em outro lugar, ou em parte mais alta. Pelo menos até que você ensine que as suas coisas não são brinquedos. Isso vale também para os vasos de plantas que ficam no espaço verde da sua residência.

Lembre-se sempre de deixar os pets bem alimentados e com distrações durante a sua falta. Isso para evitar que eles fiquem estressados e mais agitados, fazendo ruídos e transformando você em um vizinho barulhento.

Você conhece algum outro truque de limpeza para quem tem animais em casa? Conte para a gente nos comentários!