investimento imobiliário

Que o investimento em imóveis para locação é um bom negócio, você já sabe. Inclusive, nós já falamos sobre isso aqui no blog. Mas é natural que você queira saber qual será o retorno do seu investimento imobiliário para ficar ainda mais seguro no momento de comprar um imóvel na Grande Florianópolis. 

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

 

Por isso, separamos neste post os principais pontos para você entender e calcular a taxa de retorno do seu investimento.

 

O que é a taxa de retorno sobre o investimento imobiliário? 

A taxa de retorno sobre o investimento imobiliário serve para o investidor saber quanto vai lucrar com determinada operação. Em outras palavras, é a taxa que vai mostrar qual o potencial de lucro de um imóvel, considerando o valor total pago na compra e quanto ele pode gerar de renda para o proprietário.

 

Quanto tempo demora para um investimento imobiliário gerar lucro?

O investimento imobiliário é seguro e proporciona um bom retorno para o investidor, mas é preciso lembrar que a lucratividade desse negócio pode não ser tão rápida. Um dos pontos mais importantes para acelerar o retorno desse investimento é analisar bem cada detalhe do imóvel e da sua localização antes de comprar. 

 

Você não está comprando um imóvel para morar, por isso precisa levar em conta dois pontos principais: 

  • o potencial de crescimento da região;
  • as chances de valorização do imóvel e da região onde está localizado. 

 

Isso vai fazer a diferença na hora de anunciar o seu imóvel para alugar e encontrar um inquilino mais rápido. Além disso, pode facilitar a venda do imóvel no futuro. 

 

investimento imobiliário

 

Como calcular a taxa de retorno do investimento?

Para começar esse cálculo, o proprietário precisa colocar na ponta do lápis o valor total que investiu no imóvel. Aqui, estão incluídos diversos valores, como:

  • valor de compra do imóvel;
  • gastos com impostos;
  • taxas de cartórios;
  • eventuais reformas ou melhorias no imóvel. 

 

Com essas quantias reunidas, chegamos ao chamado “capital inicial”. Agora, vamos ao cálculo a partir do capital inicial. 

 

Se você investiu em um imóvel para locação, você vai medir a taxa de retorno do seu investimento imobiliário dividindo o valor mensal do aluguel pelo capital inicial e depois multiplicando por 100. 

 

  • Por exemplo, se você vai receber R$ 2.500 por mês de aluguel de um apartamento no qual investiu R$ 550 mil, a conta será:

 

(2.500 ÷ 550.000) × 100 = 0,45% ao mês de rendimentos.

 

  • Para saber o total de retorno em um ano, basta multiplicar essa porcentagem por 12:

 

0,45% × 12 = 5,4% de retorno sobre o investimento ao ano.

 

Viu como é simples calcular a taxa de retorno do seu investimento imobiliário? Investindo com calma e analisando bem as suas opções, as chances de fazer um negócio lucrativo aumentam. 

 

investimento imobiliário

 

Bônus: dicas para acelerar o retorno do investimento imobiliário

Imóvel parado é sinônimo de dinheiro perdido. Por isso, quanto antes você encontrar um inquilino, mais rápido terá um retorno para o seu investimento imobiliário. Listamos abaixo algumas dicas para alugar um imóvel mais rápido e com segurança.

 

  • Conserve seu imóvel e faça os reparos necessários: além de melhorar a aparência e a conservação, reformar é uma das melhores maneiras de valorizar o imóvel e deixá-lo mais atrativo para os possíveis inquilinos.

 

  • Descreva seu imóvel de forma atrativa: todos os imóveis têm características positivas que podem ser usadas a seu favor, então destaque seus pontos fortes no anúncio.

 

 

  • Faça uma boa divulgação do imóvel: escolha meios que façam seu imóvel chegar ao maior número de interessados, como portais especializados em aluguel de imóveis, redes sociais e parceria com imobiliárias com uma boa carteira de clientes.

 

  • Busque a parceria de uma imobiliária de confiança: contar com esse suporte aumenta as suas chances de alugar o imóvel mais rápido, por um valor coerente e de acordo com o mercado imobiliário.

 

investimento imobiliário

 

Para que o seu investimento imobiliário seja ainda mais seguro, o melhor é contar com a ajuda de quem entende do assunto. O parceiro da Ibagy, Cesar Vaz, é especialista em imóveis e vai ajudar você a investir bem. 

 

Depois, anuncie com a Ibagy: aqui, você proporciona mais visibilidade para o seu imóvel e garante um retorno financeiro mais rápido. Estamos no mercado imobiliário da Grande Florianópolis há mais de 50 anos e somos a imobiliária que mais aluga na região. 

 

Clique aqui, preencha com os seus dados e anuncie seu imóvel com a Ibagy.

  • Por que morar nos Ingleses?
  • Ibagy, desde sempre o lugar certo
  • Ibagy com você desde sempre