Que o investimento em imóveis para locação é um bom negócio, você já sabe. Inclusive, nós já falamos sobre isso aqui no blog. Mas é natural que você queira saber qual será o retorno do seu investimento imobiliário, para ficar ainda mais seguro no momento da compra do imóvel. Por isso, separamos neste post os principais pontos para você entender e calcular a taxa de retorno do seu investimento.

 

Sem tempo para ler? Ouça o post:

 

O que é a taxa de retorno sobre o investimento imobiliário?

 

A taxa de retorno sobre o investimento imobiliário serve para o investidor saber quanto vai lucrar com uma determinada operação. Em outras palavras, é a taxa que vai mostrar qual o potencial de lucro de um imóvel, considerando o valor total pago na compra e quanto ele pode gerar de renda para o proprietário.

 

Quanto tempo demora para um investimento gerar lucro?

 

O investimento imobiliário é seguro e proporciona um bom retorno para o investidor, mas é preciso lembrar que a lucratividade desse negócio pode não ser tão rápida. Um dos pontos mais importantes para acelerar o retorno desse investimento é analisar bem cada detalhe do imóvel e da sua localização antes de comprar. Lembre-se: você não está comprando um imóvel para morar, por isso precisa levar em conta o potencial de crescimento e valorização que ele e a região onde ele está localizado apresentam. Isso vai fazer a diferença na hora de anunciar o seu imóvel para alugar e encontrar um inquilino mais rápido e, também, pode facilitar a venda do imóvel no futuro.

 

Como calcular a taxa de retorno do investimento?

 

Para começar esse cálculo, o proprietário precisa colocar na ponta do lápis o valor total que investiu no imóvel. Aqui, estão incluídos desde o valor do bem até os gastos com impostos, taxas de cartórios, eventuais reformas ou melhorias no imóvel, entre outros. Com esses valores reunidos, chegamos ao chamado “capital inicial”. Agora, vamos ao cálculo a partir do capital inicial. Se você investiu em um imóvel para locação, você vai medir a taxa de retorno do seu investimento dividindo o valor mensal do aluguel pelo capital inicial e depois multiplicando por 100. 

 

  • Por exemplo, se você vai receber R$ 2.500 por mês de aluguel de um apartamento pelo qual investiu, no total, R$ 550.000, a conta será:

(2.500 / 550.000) x 100 = 0,45% ao mês de rendimentos.

 

  • Para saber o total de retorno em um ano, basta multiplicar essa porcentagem por 12:

0,45% x 12 = 5,4% de retorno sobre o investimento ao ano.

 

Viu como é simples calcular a taxa de retorno do seu investimento imobiliário? Investindo com calma e analisando bem as suas opções, as chances de fazer um negócio lucrativo aumentam. 

 

Para investir de forma ainda mais segura, o melhor é contar com a ajuda de quem entende do assunto. O parceiro da Ibagy, Cesar Vaz, é especialista em imóveis e vai ajudar você a fazer o melhor investimento. Depois, anuncie com a Ibagy: aqui, você proporciona mais visibilidade para o seu imóvel e garante um retorno financeiro mais rápido.