Os imóveis mobiliados disponíveis para aluguel, antes raros, agora são encontrados com muito mais facilidade e, além de possuírem uma grande demanda, podem trazer inúmeros benefícios para as duas partes envolvidas, como funcionalidade para o morador e agilidade no aluguel para o locador.

É claro que todo esse conforto e praticidade têm seu preço: o valor da mobília e eletrodomésticos vêm embutido no aluguel, fazendo com que esses imóveis custem um pouco mais caro para o locatário. Por isso, muitos proprietários ainda ficam na dúvida se compensa ou não comercializar o seu imóvel já pronto para morar. Diante desta questão, selecionamos algumas considerações que devem ser feitas antes de disponibilizar o seu imóvel para locação já mobiliado. Confira.

Rotatividade cada vez maior: como hoje em dia as pessoas se mudam com mais frequência e facilidade, seja por exigência profissional, estudantil ou questões de saúde, tem um grande público que procura por aluguel temporário, sem a intenção de se estabelecer ou criar vínculos com o local, priorizando imóveis mobiliados.

Padrão ideal do imóvel: imóveis de médio padrão tendem a ser mais comercializáveis quando mobiliados, pois considera-se que o público que dispõe de verba para alugar um imóvel de alto padrão busca por exclusividade e personalização. Apartamentos de tamanho médio, com conforto, segurança e boa localização, são perfeitos para essas negociações.

Público certo: recém-casados, estudantes e profissionais ainda não estabilizados fazem parte do grupo de pessoas que procuram por um imóvel já mobiliado, pois diminui os custos imediatos para a mudança e facilitam o primeiro aluguel.

Localização que traz valorização: imóveis próximos a polos industriais como empresas e fábricas tendem a ser alugados com mais rapidez quando mobiliados, justamente por estarem mais próximos do público certo. As universidades são outros pontos-chave, visto que os estudantes são o público mais fiel do imóvel mobiliado, que facilita a mudança ao final do curso.

Outras questões como infraestrutura do bairro, condições do imóvel, facilidades próximas e necessidades do locatário são decisivas para o aluguel do imóvel, seja ele mobiliado ou não, e influenciam diretamente na sua valorização.

 

E a mobília?

Caso você esteja pensando em mobiliar um apartamento ou casa para comercializar, é preciso prestar atenção em alguns detalhes: uma mobília atemporal e acessível facilitará a aceitação do público e fará com que seu imóvel passe a rentabilizar ainda mais rápido. Também é preciso considerar o que é essencial em uma casa/apartamento para facilitar o aluguel. Por exemplo, um apartamento com uma mobília completa é bem diferente de um apartamento com armários embutidos na cozinha. Porém sabemos que nem sempre é possível deixar tudo mobiliado, o que ajuda bastante o novo inquilino é ter alguns itens como: geladeira, fogão, armários embutidos e se possível uma máquina de lavar roupas.

Precauções

Os imóveis mobiliados exigem um cuidado maior com a vistoria e é fundamental que o proprietário conte com uma imobiliária com credibilidade, que ficará responsável por fazer um laudo completo de todos os objetos e mobílias do imóvel. Bem como ao final do contrato, ficará responsável por entregar o imóvel em boas condições. Faça um laudo com a relação completa de todos os objetos que estão inclusos na negociação. Assim, consegue-se evitar a depredação e o mau uso dos bens, garantindo o cuidado com o seu imóvel.

Na Ibagy, você pode contar com uma equipe especializada e presente em toda a região de Florianópolis que pode acompanhar todas as etapas do processo de locação e inclusive auxiliar com recomendações de acordo com as características de cada imóvel e região. Ficou com dúvida? Entre em contato conosco: https://ibagy.com.br/contato/

 

A Ibagy é o lugar certo para você comercializar o seu imóvel e, seja qual for a sua necessidade, aqui tem sempre um profissional qualificado pronto para atender você e tirar todas as suas dúvidas.