Imobiliária Ibagy

Sair da casa dos pais, ir trabalhar em outra cidade ou estudar em outro estado: essas são algumas das situações que exigem que você procure um imóvel para alugar. Nesse momento, principalmente se você estiver alugando um imóvel pela primeira vez, podem surgir algumas dúvidas. Uma dessas se refere aos documentos exigidos pelas imobiliárias no momento da assinatura do contrato de locação.

 

É normal não ter conhecimento do assunto ao alugar pela primeira vez, mas estar bem informado é importante para evitar problemas futuros. Por isso, listamos os documentos exigidos na locação de imóveis em Florianópolis para que você se prepare e alugue com tranquilidade.

 

Documentos exigidos na locação

documentos exigidos na locação

 

Na hora de alugar um imóvel, o inquilino precisa apresentar os seguintes documentos:

 

  • cópia do RG e CPF;
  • cópia do RG e CPF do cônjuge, se houver;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda atualizado próprio e de seu cônjuge, se houver.

 

Normalmente, a renda mínima exigida para alugar um imóvel precisa ser equivalente a três vezes o valor do aluguel mais encargos. Também pode ser aceita uma renda composta, considerando todos os futuros moradores do imóvel.

 

Modalidades de garantia locatícia

 

Além dos principais documentos exigidos na locação de um imóvel, é necessário escolher uma modalidade de garantia locatícia na hora de fechar o contrato. A escolha da modalidade e a respectiva documentação devem ser verificadas com cuidado e antecedência, afinal isso pode variar de acordo com a imobiliária.

 

A seguir, conheça as mais comuns e saiba o que é necessário apresentar para cada uma.

 

Fiador

 

Uma das modalidades de garantia locatícia mais comuns é a apresentação de um fiador. Para ser fiador, a pessoa deve ter um imóvel quitado e sem irregularidades, localizado em qualquer cidade do território brasileiro. 

 

O fiador deverá preencher uma ficha de cadastro e anexar a esse documento os seguintes itens:

 

  • cópia do RG e CPF do fiador;
  • cópia do RG e CPF do cônjuge, se houver;
  • comprovante de residência;
  • cópia atualizada do registro de imóvel;
  • certidão atualizada de estado civil;
  • comprovante de renda na forma de holerite ou Imposto de Renda próprio e de seu cônjuge. 

 

Assim como no caso do locatário, a receita mínima deve ser equivalente a três vezes o valor do aluguel.

 

CredPago

 

Na contratação da garantia locatícia da CredPago, o inquilino aluga sem fiador,contando com diversas opções de pagamento, como boleto, TED, Pix e até dois cartões de crédito. A análise de crédito é rápida, otimizando o tempo de quem tem pressa para alugar. 

 

Para saber mais detalhes sobre o aluguel com CredPago, clique aqui.

 

Seguro fiança

 

Outra modalidade de garantia locatícia disponível é o Seguro Fiança. Nesse caso, o inquilino contrata uma apólice cujo beneficiário será o proprietário do imóvel. O valor do Seguro Fiança é variável, mas, normalmente, é equivalente a cerca de três aluguéis e pode ser dividido em até 12 vezes.

 

Ao alugar com a Ibagy, nós mesmos oferecemos esse seguro e realizamos a cotação para o inquilino. Além do aluguel, o proprietário pode exigir a inclusão de outras despesas na apólice do seguro fiança, como taxa de condomínio, IPTU e até mesmo gastos com ação de despejo, se necessário.

 

Para fazer a contratação do Seguro Fiança, é preciso apresentar alguns documentos, que variam de acordo com o tipo de locação (residencial ou comercial). Se houver inadimplência, o ressarcimento das despesas não pagas é feito por meio do seguro.

 

Título de capitalização

 

Se você já investiu ou pretende investir em títulos de capitalização, também poderá utilizá-los como garantia locatícia. O título de capitalização é um produto vendido por uma seguradora, e o valor gasto nele ficará parado por um prazo predeterminado em uma conta da seguradora. 

 

O valor vai depender do custo do aluguel e outros encargos, como IPTU e condomínio. Caso o inquilino não cometa nenhuma infração e cumpra com suas obrigações de aluguel, ele poderá resgatar todo o valor do título de capitalização no término do contrato de locação.

 

Caução hipotecária

 

Nesse caso, a garantia locatícia é dada por meio da hipoteca de um imóvel, que fica atrelado ao contrato de locação. Se houver inadimplência por parte do inquilino, o bem pode ser penhorado. 

 

Para optar por essa modalidade, o inquilino deve apresentar a escritura pública do imóvel quitado para a realização da hipoteca diretamente no cartório. Se não restar nenhum débito relativo à locação, na rescisão do contrato deve haver a emissão de uma carta com o intuito de dar baixa na hipoteca e liberar o imóvel da restrição.

 

Agora que você já sabe quais são os documentos exigidos na locação de uma casa ou apartamento, lembre-se: alugar não precisa ser uma tarefa difícil, é só você contar com a ajuda de uma imobiliária experiente. Além de orientar você sobre a documentação, eles vão auxiliar na busca por um imóvel que atenda às suas necessidades.  

 

Se quiser mais orientações e informações para alugar um imóvel com segurança e tranquilidade, conte com a Ibagy. Temos 52 anos de credibilidade no mercado imobiliário, a maior carteira de imóveis da região e consultores de locação prontos para ajudar você em cada etapa do processo, desde a busca do imóvel até a assinatura do contrato. 

 

Clique aqui e entre em contato com a gente ou venha nos visitar em uma das nossas seis agências físicas na Grande Florianópolis.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

  • Por que morar nos Ingleses?
  • Ibagy, desde sempre o lugar certo
  • Ibagy com você desde sempre