Empreender é fazer um investimento, por isso, cada passo deve ser estudado antes de ser dado para evitar prejuízos. Muitos empreendedores têm dúvidas especialmente com relação ao imóvel: afinal, vale a pena alugar?

Pensando nisso, vamos te mostrar neste artigo o que deve ser analisado antes de fazer locações comerciais. Confira:

Alugar não é mau negócio

Quando pensamos em aluguel, é inevitável que surja o antigo raciocínio de que isso significa “jogar dinheiro fora”. Esse pensamento está associado à segurança que uma casa própria pode trazer à família, como garantia de estabilidade e um bem sólido no patrimônio. Mas no caso de um empreendedor, investir em locações comerciais pode significar economizar dinheiro!

Antes de tudo, o empresário deve pensar como seu investimento vai trazer retornos em médio e longo prazos. Vamos supor que a empresa deseje adquirir um imóvel e o investimento teria um custo aproximado de R$500 mil. Mesmo com um financiamento com taxas amigáveis, o valor ainda é alto, pois significa que a empresa terá que se manter no mesmo local mesmo se algo der errado. Caso deseje se mudar, o empresário terá que procurar um comprador, ou um locatário, desperdiçando seu tempo.

O mesmo valor investido poderia ter sido usado para pagar um aluguel, com a possibilidade de negociar com o proprietário e planejar-se com antecedência para uma eventual mudança.

Imagine quanto os governos não economizariam se em vez de construir prédios para suas repartições, não alugassem imóveis? Perceba como esse investimento pode ser vantajoso.

Além disso, mesmo que o empresário deseje ter uma sede própria e compre ou construa o imóvel, esse investimento pode ser ruim por dois motivos:

  1. Foco: a empresa que atua no ramo “X” fez um investimento em um imóvel, que pode, ou não, trazer retorno. Houve uma mudança no foco do negócio, que agora depende de um investimento no ramo imobiliário.
  2. Valorização: a valorização de um imóvel depende da localização — se ainda serão feitas obras de urbanização, por exemplo.

Já alugar apresenta diversas vantagens, entre elas:

Locações comerciais: investimento na medida

Além disso, o valor necessário para compra de um imóvel pode ser usado para outros investimentos da empresa, como aquisição de equipamentos, contratação de mão de obra e investimentos em tecnologia, por exemplo.

Pense no valor que você gastaria para comprar uma sala ou um prédio, agora imagine o mesmo valor sendo investido no crescimento da sua empresa. Fica claro que o seu dinheiro será mais bem utilizado se for motor de crescimento do seu empreendimento, não é?

Locações comerciais podem ser um bom negócio, mas o empresário deve buscar assistência de uma imobiliária que atue no setor, afinal, todo investimento precisa de alguém de confiança nos orientando.

Gostou desse artigo? Quer saber mais dicas e informações do mercado? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe nossas postagens!