Você sabia que algumas melhorias feitas em seus imóveis podem aumentar bastante o valor do aluguel a ser cobrado? Isso se dá porque algumas facilidades e aspectos estéticos criados fazem que o locatário se sinta mais confortável com o ambiente e fique mais motivado a pagar por algo que lhe faça se sentir bem.

Claro que isso não é uma regra infalível. Há casos de apartamentos passarem a valer 20% a mais após um projeto de modernização. Porém, também acontece de o proprietário colocar um piso caro e o locatário nem notar a diferença.

Como essas situações podem ser confusas, quer saber o que realmente pode dar certo e fazer seu imóvel para alugar ser mais valorizado? Então, acompanhe nosso post de hoje e descubra!

1. Instale box de vidro

Os modelos mais indicados são os boxes com vidro temperado, com portas de correr. Os vidros temperados possuem uma resistência cerca de quatro vezes maior do que a dos vidros comuns. Ao se romper, seus estilhaços têm arestas menos pontiagudas, o que reduz os riscos de acidentes graves.

2. Invista na qualidade dos armários

O investimento em armários pode ser um pouco alto e costuma representar 40% do gasto com acabamento. É importante que os materiais sejam da melhor qualidade e que os armários sejam funcionais. Para isso, vale a regra do “quanto mais neutro melhor”. O ideal é que eles não tenham muitos detalhes, no máximo algum acabamento que imite textura.

Para descobrir se o serviço e o material apresentam qualidade, a orientação é buscar empresas consolidadas no mercado e marceneiros com alguns anos de experiência. Também deve ser feita uma análise do material, checando qual será o tipo de madeira usada e avaliando se as portas se abrem com facilidade, se não fazem barulho e se as gavetas correm normalmente.

3. Use iluminações diferentes para cada ambiente

O cuidado com as luzes é essencial, pois a iluminação certa pode valorizar muito o ambiente. Para a iluminação dos quartos, o ideal é que se usem modelos do tipo plafon, que dão maior sensação de aconchego, pois abafam um pouco a luz. Para quem puder gastar um pouco mais, spots com lâmpadas dicroicas são ótimas indicações, pois são embutidos em forros de gesso.

Já para ambientes como lavanderia e cozinha, o melhor é instalar luminárias fluorescentes, uma vez que elas vão garantir iluminação mais clara e direta.

4. Use cores neutras na pintura

Com relação à pintura, o melhor é trabalhar com cores neutras. Por mais que o proprietário goste de uma parede vermelha ou de tijolos, o recomendado é dar uma aparência de loft. Afinal, não se sabe para quem o apartamento será locado. Assim, melhor permanecer no básico.

Ressaltamos também que o uso de cores neutras não significa que todos os cômodos deverão ser pintados de branco. Um apartamento todo branco pode deixar o ambiente muito frio, já um nude ou bege remete mais ao aconchego. Assim, o morador pode colocar depois alguma cor a seu gosto, especialmente nos objetos de decoração.

5. Prefira pisos de madeira ou laminados em seu imóvel para alugar

O tipo de piso mais recomendado é o de madeira, pois tem maior durabilidade e isola mais o som, apesar de ser o mais caro.

Uma alternativa a ele é o piso laminado, também conhecido como carpete de madeira. A vantagem desse piso é o baixo custo e a facilidade de manutenção. E a desvantagem seria a menor durabilidade e o maior ressoamento, já que esse modelo não abafa tanto o som.

Os pisos vinílicos, que imitam madeira, seriam outra alternativa. Eles são conhecidos por terem um bom custo-benefício. Não são tão caros quanto o piso de madeira e têm as vantagens de não escorregar e ser fácil de limpar, como os laminados.

Esperamos que as dicas possam ajudá-lo a fazer a melhor escolha na hora de reformar ou preparar seu imóvel para alugar. Tenha em mente que o investimento pode valer muito a pena, mesmo que saia mais caro no início.

Quer ficar sempre por dentro de todas as novidades do nosso canal e receber tudo em primeira mão, direto em seu e-mail? Então não deixe de assinar nossa newsletter!