A Grande Florianópolis conta com ofertas de imóveis para locação que vão de salas, casas, prédios novos e condomínios completos até imóveis mais antigos e condomínios mais simples, oferecendo inúmeras possibilidades para quem está buscando por um lugar para morar ou para abrir o seu próprio negócio. 

O proprietário que deseja ter bons rendimentos com seu imóvel e aproveitar a crescente demanda de inquilinos na região precisa ficar atento a fatores que podem causar a desvalorização do imóvel.

Apesar da crescente demanda, toda essa concorrência acaba fazendo com que a Lei da Oferta e Procura seja determinante para precificar um imóvel – além de outras questões que já abordamos aqui: Como calcular o valor de locação de um imóvel. Porém, existem alguns fatores internos e externos que afetam diretamente a valorização ou desvalorização do seu imóvel. Conheça as principais causas para a desvalorização de imóveis.

Má conservação 

O fator principal que contribui para a desvalorização de um imóvel é um estado de conservação ruim: um imóvel sem manutenção e com muitos reparos para fazer acaba afastando o locatário. Com uma reforma básica (pintura nas paredes e troca dos pisos) você consegue melhorar a aparência do seu imóvel e receber ofertas melhores.

Decoração excessiva ou ultrapassada

Se você vai alugar o seu imóvel mobiliado, é preciso ter bastante cuidado com os móveis e a decoração: móveis muito antigos e uma decoração ultrapassada podem demonstrar um certo desleixo ou falta de cuidado. O excesso de objetos, cores e toques pessoais também tendem a afastar o morador. Aqui, vale a regra do “menos é mais”, com móveis discretos e cores neutras que ajudam a criar um ambiente acolhedor para facilitar a locação.

Área externa descuidada

Diferente dos prédios e condomínios, as casas exigem um cuidado extra: gramas e jardins malcuidados ou área externa abandonada passam uma impressão negativa em relação ao imóvel, comprometendo a sua valorização. Procure manter sempre em dia a manutenção do jardim, vidros e janelas externas. Em casas com piscina, vale uma boa limpeza antes de disponibilizar o imóvel para locação. Para quem é proprietário de imóvel dentro de condomínio, é sempre importante participar das decisões nas reuniões dos condôminos.

Falta de segurança

Ao alugar um imóvel, o locatário leva em consideração uma série de fatores externos, como a segurança. Caso o seu imóvel esteja localizado em bairros onde assaltos são constantes e o índice de criminalidade é alto, procure investir em alarmes, cercas elétricas ou equipe de segurança, controlando a desvalorização do seu imóvel.

Garagem descoberta ou sem garagem

Sabe-se que quanto mais garagens um imóvel tem, maior é o seu valor. O mesmo processo vale para o contrário: imóveis sem garagem tendem a sofrer uma desvalorização. Outro detalhe que influencia bastante é se a garagem é ou não coberta: garagens cobertas ajudam a proteger o veículo do sol e da chuva, valorizando ainda mais o imóvel.

Documentação irregular ou incompleta

Parece básico, mas vale lembrar: mantenha toda a documentação do seu imóvel em dia. Documentos irregulares ou incompletos jogam o preço do imóvel para baixo, além de afastar possíveis moradores que não queiram esperar a regularização de toda a papelada.

Ciente de todos esses fatores internos e externos que podem causar um impacto negativo no imóvel, você pode se preparar para manter tudo em dia e ainda precificar o seu imóvel dentro da realidade, facilitando a negociação com possíveis moradores.

Com a Ibagy, o proprietário pode contar com uma consultoria especializada para calcular o valor de locação do imóvel, bem como os apontamentos de melhorias para ter melhor rentabilidade com o aluguel e proporcionar um local agradável ao inquilino. Alugue sem dor de cabeça, conheça aqui o passo a passo e conheça todas as vantagens que a Ibagy oferece para você.