Seja para o proprietário ou para quem está procurando um imóvel para alugar, o valor é uma das questões mais importantes durante todo o processo de locação. Por isso, é preciso saber avaliar o seu imóvel para que ele tenha um valor justo e competitivo, favorecendo o fechamento de bons negócios.

Para calcular corretamente o valor do imóvel, é preciso levar em consideração uma série de fatores que incluem aspectos técnicos, que podem ser calculados objetivamente, e outros mais subjetivos, relacionados à experiência do usuário e valor atribuído ao imóvel. Para chegar a um valor que não fique alto demais a ponto de deixar o seu imóvel encalhado, ou baixo demais a ponto de você perder dinheiro, é preciso encontrar o ponto de equilíbrio. Confira 5 dicas que vão ajudar você a calcular o valor de locação do seu imóvel.

Calcule o percentual sobre o valor do imóvel

Geralmente, o valor do aluguel mensal fica entre 0,4% e 1% do valor do imóvel. Para fazer esse cálculo, é preciso tomar alguns cuidados e levar em consideração as outras dicas que abordaremos a seguir.

Compare com os vizinhos

Pesquisar por imóveis semelhantes na mesma área pode ajudar a determinar o valor do seu aluguel: leve em conta os que possuem metragem parecida, mesmo número de quartos e banheiros, condomínios com uma infraestrutura similar e com a mesma localização.

Consulte a sua imobiliária

Converse com uma imobiliária de confiança para saber os valores praticados na região em imóveis semelhantes ao seu. Você também pode solicitar uma avaliação para ajudar a calcular o valor ideal para a locação do seu imóvel, juntamente com a realidade de cada bairro e região. Aqui na Ibagy, temos os melhores profissionais para auxiliar você nessa etapa.

Contato: Aline (48) 99102-2285

Decida se vai alugar com ou sem mobília

Devido ao conforto e estrutura oferecidos, os imóveis com mobília geralmente têm um acréscimo de 20% a 30% no valor da locação. Ainda não sabe se vai alugar o seu apartamento com ou sem mobília? Pesquise e avalie na sua região qual a diferença entre imóveis com ou sem mobília para calcular o valor de locação de um imóvel. 

Avalie a sua localização

Algumas facilidades ajudam a valorizar o seu imóvel. Por isso, apartamentos similares em bairros diferentes podem ter uma grande diferença no valor do aluguel. Imóveis com acesso fácil a supermercados, farmácias, padarias, parques e shoppings centers e lugares mais calmos e livres de barulho tendem a ter um aluguel mais alto.

Por fim, lembre-se de considerar o valor do condomínio e do IPTU, que serão acrescentados ao valor do aluguel.

Caso você tenha um imóvel parado por muito tempo, queira alugar mais rápido ou ainda tenha muitos apartamentos para alugar no mesmo prédio ou condomínio, você pode optar por baixar um pouco o valor avaliado do aluguel ou realizar melhorias. Assim, o seu imóvel irá se destacar da concorrência, facilitando a busca por um morador e as negociações.


Se você tem um imóvel para alugar e procura uma imobiliária de confiança, pode contar com grande experiência, tradição e qualidade da Ibagy. Entre em contato conosco: http://ibagy.com.br/contato/ para que possamos ajudá-lo. Se preferir, entre em contato direto com a Aline no número (48) 99102-2285.

A Ibagy conta com uma equipe especializada que pode fazer a melhor avaliação do seu imóvel e sugerir melhorias para você ter maior rentabilidade e segurança com a locação. Afinal, contar com quem entende do mercado de imóveis em Florianópolis deixa qualquer proprietário tranquilo com seus investimentos.