Imobiliária Ibagy

Se você está em busca de um imóvel para alugar, sabe que a ansiedade para achar o lugar perfeito, assinar o contrato de aluguel e se mudar o quanto antes é grande. E se a sua busca for na Grande Florianópolis, um local com tantas opções de imóveis para diferentes estilos e bolsos, essa vontade de resolver tudo rápido é maior ainda. Porém, agir por impulso na hora de alugar um imóvel pode causar dores de cabeça no futuro. Por isso, separamos neste post algumas dessas “dores de cabeça”, ou seja, alguns riscos que você pode correr ao não tomar todos os cuidados necessários antes de assinar o contrato de locação.

 

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

 

Confira a seguir os erros mais comuns ao alugar um imóvel e saiba como evitá-los.

 

1 – Não avaliar a região na qual o imóvel está localizado

A casa ou o apartamento é exatamente como você desejava, com tamanho e disposição dos cômodos adequados. Por isso, você toma logo a sua decisão, separa os documentos necessários para alugar, assina o contrato e pronto, começa a mudança. Mas, antes de tudo isso, você parou para pensar se a região onde o imóvel está localizado é tão perfeita para você quanto ele?

Deixar para pesquisar sobre a localização do imóvel só depois de se mudar pode ser um grande erro. Já pensou descobrir tarde demais que a sua rua alaga sempre que chove ou que é muito movimentada à noite, deixando sua nova casa muito barulhenta? Ou ainda que a região tem poucas opções de comércio ou de transporte público? Casos como esses podem acabar deixando o seu dia a dia no novo endereço menos agradável do que você sonhava.

Além disso, analisar a localização também é importante para identificar se o bairro ou a região tem a ver com o seu estilo de vida ou com o seu objetivo no momento. Por exemplo, se você quer morar em Florianópolis, deve analisar se quer morar na praia, em um dos bairros da região central da Ilha ou na parte continental. Já se Palhoça ou São José forem sua escolha, também é preciso pesquisar qual bairro está mais próximo do seu trabalho ou qual região conta com mais escolas ou faculdades para seus filhos, por exemplo.

Enfim, é preciso analisar uma série de condições sobre a localização do imóvel antes de fechar o negócio. O ideal é pesquisar e visitar o bairro mais de uma vez, se possível em horários diferentes, antes de decidir se aquele imóvel é realmente perfeito para você.

 

2 – Ignorar os vícios ocultos do imóvel

Os vícios ocultos de um imóvel são os danos camuflados, que não podem ser vistos tão facilmente, mas que causam bastante incômodo, como os problemas elétricos, as goteiras e as infiltrações. Nem sempre é possível verificar na primeira visita ao imóvel se ele possui algum defeito desse tipo, o que pode fazer com que você se mude para um local sem saber os problemas que lhe aguardam por lá.

A melhor forma de prevenir esse erro é contar com o suporte de uma imobiliária, que conta com profissionais com experiência em vistorias de imóveis. Eles vão ajudar você a analisar cada detalhe do imóvel que você deseja alugar, localizando os possíveis indícios de vícios ocultos.

 

3 – Alugar sem contrato

Esse é um erro básico e pode causar diversos problemas. Muitas pessoas alugam imóveis por meio de acordos verbais, pois confiam na outra parte ou querem simplesmente pular as etapas burocráticas. Porém, é extremamente importante evitar esse erro, pois, sem contrato, a negociação não tem suporte jurídico. Não há registro do que foi acertado entre as partes e, se houver alguma divergência, é mais difícil encontrar uma solução.

Esse é justamente o papel do contrato de aluguel: registrar o que foi acordado e garantir a sua aplicação em caso de descumprimento de uma das partes. Por isso, é importante que o contrato de aluguel seja o mais claro possível, incluindo diversas cláusulas essenciais, como a identificação das partes, a definição do tempo de contrato, o valor do aluguel, as multas por descumprimento do que foi acordado, entre outros detalhes.

 

4 – Dispensar o auxílio de um profissional especializado

Todos os erros que citamos até aqui podem ser evitados se você não cometer este último erro: dispensar o auxílio de um profissional especializado em aluguel de imóveis. A ajuda desse profissional é muito importante para a escolha da melhor localização de acordo com os seus objetivos, para realizar uma vistoria prévia com todo o cuidado e atenção necessários e para elaborar um contrato de acordo com as normas e evitar problemas no futuro. Você pode encontrar mais motivos pelos quais é importante contar com o auxílio de uma imobiliária na hora de alugar um imóvel clicando aqui.

Como você viu, tomar uma atitude precipitada no momento de alugar aquele imóvel que você tanto queria pode resultar em erros que terão influência direta na sua nova vida. Por isso, fique atento e preste atenção em cada detalhe na hora de alugar.

Para ter mais segurança ainda e garantir que nenhum problema desses aconteça, conte com a ajuda da Ibagy para encontrar o imóvel ideal para você na Grande Florianópolis. Temos 51 anos de credibilidade no mercado imobiliário e nossos consultores de locação vão ajudar você em cada etapa do processo, desde a busca até a assinatura do contrato, sem nenhuma atitude precipitada no meio do caminho. Entre em contato com a gente e alugue um imóvel com segurança.

Imobiliária Ibagy

Este artigo foi produzido pela Ibagy Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!