Investir no mercado imobiliário é uma escolha segura e rentável, mas será que isso também vale para investimentos em imóveis comerciais? Se você está com essa dúvida, já adiantamos que a resposta é sim, vale a pena investir em sala comercial para alugar. De acordo com o Índice FipeZap, que acompanha preços de venda e locação de salas e conjuntos comerciais, o retorno médio do aluguel comercial no ano passado foi de 5,4% ao ano, maior do que o com aluguel residencial, que ficou em 4,7%, e bem acima da taxa básica de juros, a Selic, que fechou o ano em 2%, a menor da história. Quer mais motivos para investir em sala comercial para alugar? Continue a leitura e veja como essa pode ser uma opção lucrativa para você.

 

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

 

Os contratos comerciais costumam durar mais tempo

Um dos pontos mais atrativos do investimento em sala comercial para alugar é a duração do contrato, que costuma ser mais longa do que a dos imóveis residenciais. Isso acontece porque o inquilino prefere se manter no mesmo local para não perder o ponto comercial e, consequentemente, sua clientela. Em média, um locatário comercial costuma ficar por dois ou três anos, no mínimo, no mesmo imóvel. Esse é um fator que oferece mais estabilidade e segurança para o investidor, já que, ao alugar o imóvel, não precisará se preocupar tão cedo com uma nova locação.

 

A lucratividade é maior

Uma sala comercial pode gerar rendimentos mensais maiores para o proprietário do que casas ou apartamentos. A chance disso acontecer aumenta ainda mais se o imóvel for bem localizado, próximo a centros comerciais ou em regiões com fluxo maior de pessoas, pontos que costumam chamar a atenção de inquilinos que querem dar destaque para a sua empresa e conquistar mais clientes. Isso resulta em uma lucratividade maior e um retorno mais rápido do valor investido.

 

A demanda de inquilinos interessados é maior

A locação de uma sala comercial oferece mais praticidade para o empresário, que não precisa se preocupar com a compra de um local, o que também representaria um gasto maior para a sua empresa. Isso faz com que a procura por sala comercial para alugar seja constante e maior do que a procura por casas e apartamentos. Assim, existem menos chances de uma sala comercial ficar sem locatário por muito tempo.

 

Bônus: dicas para escolher uma sala comercial para investir

Além desses pontos que citamos no texto, você pode ter ainda mais benefícios investindo em uma sala comercial para alugar se souber o que avaliar no momento da compra. Veja dois pontos importantes para você ficar atento.

1 – Analise a localização: esse é considerado o item mais importante na avaliação de um imóvel, já que a localização é um fator estratégico para inquilinos que buscam sucesso nos seus negócios. Para escolher bem, avalie se o local possui vias que facilitam o acesso, transportes públicos no entorno do imóvel, estacionamentos privados ou vagas na via: esses são pontos positivos para o seu imóvel ficar em destaque na busca de um inquilino comercial.

2 – Avalie o ambiente: independentemente do tipo de comércio que irá funcionar no imóvel, é essencial que ele seja acessível, funcional e seguro. Um ponto importante, também, é verificar as instalações elétricas e hidráulicas, que, com certeza, serão pontos de atenção dos possíveis inquilinos.

 

Já deu pra sentir que o investimento em sala comercial para alugar vale a pena, não é? E para que tudo dê certo e o imóvel seja uma fonte de renda segura para você, nada melhor do que contar com a ajuda de quem entende do assunto. O parceiro da Ibagy, Cesar Vaz é especialista em imóveis e vai ajudar você a fazer o melhor investimento. Depois, anuncie com a Ibagy: aqui, você proporciona mais visibilidade para o seu imóvel e garante um retorno financeiro mais rápido.